domingo, 28 de dezembro de 2008

retrospectiva 2008 #2

Canções de Amor, de Christophe Honoré (FRA, 2007)


Christophe Honoré dirige uma ode ao Cinema francês nesta pequena fábula urbana. Repleta de referências a diretores dos anos de ouro da França, Louis Garrel solta a voz nesta produçãozinha simples, porém repleta de sentimentos. As canções são ótimas, cada uma mais adorável que a outra. Garrel, aliás, atua mais à vontade em cada filme que participa. Claro que o momento-chave do longa é justamente quando os dois rapazes cantam a melhor música do longa, "As-Tu Déjà-Aimé" - uma das canções do ano. Honoré se supera a cada longa lançado, mas o que realmente importa é os sentimentos que ele transborda ao espectador. Isso é o suficiente para ele ser considerado um dos diretores contemporâneos mais interessantes.

Desejo e Reparação, de Joe Wright (ING, 2007)

Um filme que delicia o espectador com uma fotografia espetacular - há um lindo travelling sobre uma praia que dura cerca de 5 minutos -, atuações carregadas com peso dramático e ainda uma trilha sonora belíssima. Joe Wright se mostra mais maturo a cada projeto que lança, e a parceria com Keira Knightley só melhora. O destaque do elenco fica por conta da garota Saoirse Ronan, liberando uma intensidade dramática arrasadora, dona de uma das melhores performances do ano - e o roteiro a ajuda a construir sua personagem de uma maneira bastante convincente, sem nunca soar artificial.

Rebobine, Por Favor, de Michel Gondry (EUA, 2008)

Jack Black é um dos atores mais engraçados dessa nova geração. Sua expressão e a sua energia são dois fatores que o empurraram para o estrelato. A química que o ator tem com Mos Def - outro que também está começando aos pouquinhos - é o ponto forte do filme. Sem a dupla, jamais teríamos tantos acertos, pois Michel Gondry está enfraquecido e a sua direção é pouco consistente - na verdade, ele está se demorando para se recuperar do seu excelente trabalho em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. É Black e Def que salvam essa pequena e divertida produção, que brinca com todos os grandes sucessos de Hollywood. Destaque para a refilmagem dos Caça-Fantasmas, O Rei Leão e A Hora do Rush. Divertidíssima pedida para um fim-de-semana a tarde.

Trovão Tropical, de Ben Stiller (EUA, 2008)

Ben Stiller é um bom ator, não é sensacional nem um grande comediante, mas é competente. Já tem experiência na direção, é amigo dos outros atores e é um cara bacana. Por isso que seu filme novo, Trovão Tropical, funciona mais no entrosamento dos personagens do que qualquer outra coisa. Jack Black, meio apagado na comédia, mas ainda assim eficiente - e seu personagem também é um pouco abandonado no meio da projeção; Brandon T. Jackson sofre, assim como Black, como o coadjuvante esquecido; enquanto os que têm a chance de brilhar são a dupla de protagonistas, comandada por Ben Stiller e acompanhado por Robert Downey Jr.. Stiller parece mais preocupado em dirigir do que a sua atuação. Sobrou para Downey Jr. incorporar o ator branco que virou negro Kirk Lazarus. Que ator brilhante! Desde Zodíaco ele não dá uma bola fora. Em Homem de Ferro nos entregou uma reeleitura dos quadrinhos limpa, como desde 2004 não se via. Agora, em Trovão Tropical, o ator rouba todas as cenas do filme, garantindo para si as melhores partes. Com piadas boas aqui e ali, a produção só piora quando decide se tornar uma comédia de ação. Aí as coisas ficaram feias! Mas nada que Kirk Lazarus não pudesse salvar.

Vestida Para Casar, de Anne Fletcher (EUA, 2008)

Bobinho, bobinho. Para começar, Katherine Heigl salva a produção, pois ela tem o dom para essas comédia águas-com-açúcar. Pena que o seu par, James Marsden não possa dizer o mesmo. Em Encantada - filme que eu achei muito bom, aliás - ele estava reprisando o papel de bobão, visto em X-Men como Ciclope e em Superman - O Retorno. Em Vestida Para Casar, a sua tentativa de virar um galã é quase tão frustrante quanto a de Ashton Kutcher no Jogo de Amor em Las Vegas. Porém, Heigl faz o possível para salvar a maioria das cenas e quando isso acontece, o espectador dá um "graças a Deus"!


* * * * * * *

Bom, esse foi o último post do ano. Após o ano novo, mais um post na retrospectiva com mais filmes. Só quero agradecer a todos que leram o meu blogue, em especial a minha namorada, que mais me motivou para continuar com o Cinemania e principalmente retomá-lo. Vou continuar com o blogue, vou fazer várias mudanças em layouts e divulgação no próximo ano. Esse foi o ano que menos assisti filmes, infelizmente não cheguei nem a minha meta dos filmes que estrearam em cartaz este ano. Espero me recuperar até março, que é quando eu pretendo publicar o meu proprio Oscar dos filmes que tiveram a sua estréia em 2008 no circuito brasileiro, junto com as minhas listinhas de melhores.

Um feliz ano novo pra todo mundo. Repleto de saúde, paz, e amor. Que neste ano cheguem nas mãos de vocês os melhores filmes e que cada um deles mereça um lugarzinho em seus corações. E quem sabe, daqui a algum tempo vocês não possam assistir a algum filme de Diego Rodrigues? Já estou escrevendo meu primeiro roteiro, fiquem no aguardo.

Até mais! Feliz ano Novo e um 2009 mil vezes melhor que 2008!


5 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Acho Desejo e Reparação uma pequena obra-prima, realmente muito superior ao bom Orgulho e Preconceito. Só uma dúvida: sua cotação máxima é 4 ou 5 estrelas? Pq se for 5, o filme merecia ... e não concordo que o final perca em força dramática, acho a reviravolta e a última cena belíssimas.
Sobre Trovão Tropical, concordo contigo, o Downey Jr. é mesmo o dono do filme. E prefiro o Stiller como diretor do que como ator.
De resto, quero ver Rebobine,Por Favor e Canções de Amor.
Abraço, e feliz 2009 ! E vou ficar aguardando por suas listas, em breve também publico a minha.

Nat Valarini disse...

Bom dia Diego!

Poxa vida, esta é a minha primeira visita ao Cinemania e pego logo a última postagem. Ficou em mim um ar de Poderia ter visto esse blog antes", mas sem problemas, antes tarde do que nunca, né?

Confesso que na maior parte de 2008 eu fiquei afastada das poltronas dos cinemas, perdi vários bons lançamentos e por fim não assisti a nenhuma das indicações que você publicou nesta postagem.

Porém, uma das minhas metas para 2009, é voltar a apreciar boas películas! :)

Sobre o seu blog, eu gostei, é bem interessante. Você conseguiu formular uma linguagem muito pessoal, o que proporcionou uma formatação ímpar à sua página, destacando-se dos outros blogs que falam sobre cinema, os quais eu já li.

Por fim, te dou os parabéns pelo seu trabalho e desejo-te que no próximo ano você venha cheio de inspiração, traga ótimas dicas aos seus leitores e que sua amada continue lhe apoiando e ajudando-o com o Cinemania. É sempre bom ter o apoio daqueles que gostamos.

Feliz 2009 para vc!

Kiso
=*

http://garotapendurada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Estou doido pra ver esses filme, gostei muito do seu blog parabéns !!

:D

Feliz Ano Novo, vou visitar sempre!

Abraços

:D

Claiton Krieger disse...

Gostei do blog, pena que não sou fã de cinema, mais por falta de tempo.

Abraço.
http://www.infsul.blogspot.com/
http://www.purabobagem.blogspot.com

Anônimo disse...

Preciso de um e-mail para contato (é sobre a Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos). Aguardo resposta.