quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

o leitor: humanizar para chocar

O Leitor é um filme que tem dois lados. E se Stephen Daldry não tivesse escolhido um, talvez nada funcionasse por aqui. O Holocausto é um tema difícil de lidar, há dois lados: o vilão nazista e o nazista falho; mas Daldry acaba optando pelo segundo de uma maneira diferente, ele não tenta humanizar as coisas que Hannah fez. Muito pelo contrário. Hannah fez e não há mais nada que possa perdoar tal ato.

Não interessa para ele se ela é má ou não; o que interessa são os motivos pelos quais a guiou em um mundo podre, governado por homens maus e de vergonha. Ela é o centro de toda a história. A mera paixão pelo garoto é boba e secundária. Nem precisava disso - poderia ter sido melhor desenvolvido. Se fosse um filme de julgamento, e aos poucos fosse mostrando em flashbacks sua vida, talvez tivesse sido mais convincente. Essa idéia de tornar o que seria um ótimo drama em um romance foi banal, principalmente pelo jovem ator David Kross, muito fraco por sinal.

Ralph Fiennes pouco tem a fazer com o seu personagem, já que é prejudicado pelo roteiro. Em contrapartida, se tivesse sido interpretada por uma atriz diferente, talvez Hannah não preocupasse tanto o espectador como faz Kate Winslet. Não é o melhor trabalho da atriz, que conseguiu o Oscar mais pelo ótimo conjunto da obra do que por essa atuação, mas é o suficiente para transformar a melhor personagem do longa em uma mulher ingênua e solitária, marcada pelas atrocidades que cometeu em seu passado. Winslet é uma atriz que tem talento e é ousada. Ela não se importa em fazer cenas de nudez ou de sexo, necessários para construir sua personagem ainda mais - afinal, ela só consegue se comunicar com o garoto através do sexo.

O Leitor não é um filme ótimo; é apenas bom, na média. O seu terceiro ato deixa a desejar, e muito. Mas não deixa o longa um pouco menos interessante, afinal, é bom variar um pouco.

O Leitor
The Reader, 2008
Direção: Stephen Daldry. Roteiro Adaptado: David Hare. Elenco: Ralph Fiennes, David Kross e Kate Winslet.


Regras:

- Exibir a imagem do selo e escrever as regras..
- Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados(amigos)..
- Escrever 5 coisas que são ROXIE (1- sobre música, 2- televisão e cinema, 3- três países que sonha em conhecer, 4- três cores favoritas, 5- três hobbies)..
- Indicar 10 blogs..
- Avise a pessoa que você indicou..

Música: Rolling Stones, Bob Dylan, "Sweet Child O'Mine", Trilhas instrumentais de filmes e músicas dos anos 80.
Televisão: Lost, Dexter, Friends, Os Simpsons e How I Met Your Mother.
Cinema: Impossível responder. Mas em ua das 5 entraria Alfred Hithcock. E acho que o Cinema mudo também. Todo ele.
Trê países que eu sonho em conhecer: EUA (dãã!), Grécia e Inglaterra (Monty Python!)
Três cores favoritas: Não sei!
Três Hobbies: Ver filme no cinema, comprar DVD e falar sobre qualquer coisa relacionada a filme.

3 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Assisto hoje. Depois volto aqui para dizer o que achei...

Wallace Andrioli Guedes disse...

Postei lá no blog sobre o filme. Concordo com vc em alguns pontos e, quantitativamente, tenho uma avaliação do filme parecida com a sua. Mas gosto do David Kross e da estrutura de O Leitor. Para mim, o que derruba o filme é mesmo o seu terceiro ato.

Caio Coletti disse...

car, naum assisti o leitor, mas assim que ver passo aqui para comentar, antes mesmo de ter postado no meu blog... mas jah que falamos de selos, tem um esperando por vc lah no meu blog. Passa lá: http://filme-pipoca.blogspot.com/

abraços