quinta-feira, 24 de julho de 2008

Viagem ao Centro da Terra - O Filme

Ao adaptar um livro, os produtores têm que ter em mente duas coisas: a primeira, é adaptá-lo a ponto de deixar o fiel o bastante; a segunda, é cuidar para não ficar tão, mas tão fiel que acabe prejudicando a narrativa na versão cinematográfica. O maior mérito de O Senhor dos Anéis foi adaptar o livro e ser fiel do jeito de Peter Jackson. Em muitos dos momentos, ele não seguiu o livro de Tolkien, e cortou muitos personagens e situações que podia prejudicar ou atrasar a história. Ao saber duma produção estrelada por Fraser e dois garotos e saber que a aventura é adaptada de um dos livros mais famosos de Verne, eu achei que não podia vir muita coisa boa.

Mas eu estava errado. É uma experiência positiva assistir a este filme. Ele não é uma adaptação do livro de Verne, aqui ele surge apenas como inspiração. A história é de Trevor (Brendan Fraser), um cientista que anda monitorando atividades de magma, seguindo assim com as pesquisas de seu irmão, desaparecido há dez anos. Chega a sua casa seu sobrinho, Sean (Josh Huthcerson), para passar dez dias com ele. Ao pegar as coisas antigas do irmão, ele percebe anotações nas páginas do livro de Verne, Viagem ao Centro da Terra. Aí, os dois acabam indo atrás de todas as anotações do irmão, indo parar na Islândia, onde conhecem Hannah (Anita Briem), uma guia que promete levá-los até as montanhas. Lá, eles acabam indo parar em uma aventura, onde mais tarde descobrem que acabam de parar no centro da Terra.

Toda a aventura e os efeitos visuais 3D dão uma nova empolgação ao longa. Infelizmente, não deu pra assistir com os óculos especiais, o que acaba perdendo um pouco o impacto dos próprios efeitos – e alguns devem achá-los bem ruins. Há em determinadas cenas que coisas voam para frente da câmera, com o objetivo de criar um impacto visual para quem usa os óculos. No cinema que eu fui, claro que eles não disponibilizam os óculos para nós, e nem eu tenho um, portanto tive que assistir normalmente. Entretanto, dá pra perceber uma diferença dos efeitos que costumam ver – confesso que os dinossauros do Jurassic Park são mais bem feitos.

O diretor Eric Brevig comanda a aventura tradicionalmente. Porém, percebemos a sua empolgação ao filmar as aventuras no mar, a chegada do dinossauro ou as diversas caídas dos personagens em buracos. Porém, o roteiro acaba prejudicando um pouco. Há o garoto abandonado pelo pai, e, portanto meio rebelde com o tio. O tio acaba vivenciando um romancezinho que podia ter sido mais desenvolvido com a guia Hannah e algumas tentativas de piadinhas quando os três estão no clímax da sua aventura.

Entretanto, o trio dos atores é uma boa sacada. Para começar, Anita Briem faz bem o tipo de garota independente. E não dá pra duvidar de sua seriedade. Josh Hutcherson, que estava muito bem no ótimo Ponte Para Terabítia, acaba convencendo aqui no papel. E o que deveria ser antipático no início, acaba soando verdadeiro quando ele entra em cena. Enquanto Brendan Fraser, um cara que eu acho legal, é o que mais se entrega a produção. Seu Trevor chega atrapalhado, meio bobão, mas aos poucos ele vai reunindo coragem para salvar seu sobrinho e resgatar todas as pesquisas de seu irmão.

Terminando o filme com uma cena muito bem bolada, Viagem ao Centro da Terra não é mais uma bobagem para crianças. É diversão garantida para todos. E para Vernianos, ou fãs de Julio Verne, não tem o que falar mal. A produção foi fiel do início ao fim -de uma maneira diferente, mas foi.


Journey to the Center of the Earth, EUA, 2008, dir.: Eric Breving. Com: Brendan Fraser, Josh Hutcherson e Anita Briem.

P.S: É só em Porto Alegre ou nos cinemas do Brasil inteiro eles não estão nem aí se o filme é em 3D ou não? Deve ser no Brasil, já que obviamente os cinema snão iriam emprestar óculos em 3D pra galera - nem iria cair dos céus como em alguns cinemas dos Estados Unidos. Enfim, é uma pena!

4 comentários:

Ana Yasha disse...

Eu não gosto de filme do tipo, Senhor dos aneis, harry potter, blá blá... mesmo que não tenha muito a ver.
Mas pelo jeito conheces bem, e acredito na tua espectativa.

Unknown disse...

Oi!
Vi seu blog na comunidade do Orkut e vim comentar!
Passa lá no meu blog tb:

http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Dih Fernandes disse...

Olha tem gente que acha que este filme é bom!!!
Mas não sei não!!!

http://www.avidanobeco.com/

Butterfly Girl disse...

Oiee!!

Nao consegui comentar no de cima...bom já fui no cinema duas vezes e vi o filme viagem ao centro da terra...achei o filme razoavel...mas escolheram bons atores para os papeis..
Aqui em Sampa, soh a dois lugares passando o filme em 3D...e os outros cinemas, avisam no ato da compra q o filme naum eh exibido em 3D!

adorei seu blog...aaa visita lah o meu depois...o post atual tem tudo a ve com seu blog...rsrrss!

Beijosss!