quarta-feira, 1 de abril de 2009

pagando bem, que mal tem?: pensando bem... que mal tem?

É complicado falar de um diretor como Kevin Smith. Um cara que escreve filmes com referências pops, não tem medo da comédia e dirige direitinho os atores, quase sem pecar. Porém, suas histórias dificilmente me atraem. Embora eu goste bastante de O Balconista e Dogma - o.k., eu tenho uma afinidade com Procura-se Amy e O Balconista 2 - seus projetos são sempre tentativas ambiciosas de fazer referências a Star Wars.

Após o duelo de Star Wars contra O Senhor dos Anéis wem O Balconista 2, suas referências acabam ficando chatas. Quando veio as referências a Star Wars nesta produção, pensei imediatamente: "lá vai o Kevin Smith falando do seu filme preferido de todos os tempos, a gente entendeu o quanto você gosta dele, agora dá pra mostrar um pouco da história?". E isso acontece com praticamente toda a primeira metade de Pagando Bem, Que Mal Tem? Apesar da idéia inventiva do pornô "Piranhas nas Estrelas" - já devem ter milhões de pornôs com "Algo nas Estrelas", mas enfim... - não há nada mais que isso.

E é quando essas referências acabam que Smith fala o que estava tentando dizer desde o início. Na verdade, o mérito todo vai para Seth Rogen e Elizabeth Banks. A química que o casal protagonista tem um com outro é impagável, mostrando naturalmente o amor que já havia entre eles, adormecido por alguma razão, mas que naturalmente vai se revelando a passar do tempo. Os dois se entregam aos seus papéis, ignorando as falhas de roteiro ou a direção se Smith, e eles se saem bem.

Se não fosse pelo casal Rogen-Banks, Pagando Bem, Que Mal Tem? teria sido um desastre por completo. É um filme bastante irregular, mas que em algum hora, você vai acabar dando umas risadinhas. São poucas, muito poucas para o cara que escreveu O Balconista e nem tinha tanto dinheiro assim para fazer algo. Mais um diretor que vai viver pela sombra de um filme por um bom tempo...

Pagando Bem, Que Mal Tem?
Zack and Miri Make a Porno, 2008
Direção e Roteiro Original: Kevin Smith. Elenco: Seth Rogen, Elizabeth Banks, Jason Mewes, Tom Savini, Jeff Anderson, Ricki Mabe, Katie Morgan, Craig Robinson, Traci Lords, Justin Long e Brando Routh.

3 comentários:

Anônimo disse...

realmente o casal Rogen-Banks, Pagando Bem, Que Mal Tem? fazem toda a diferença no filme na verdade o filme só é bom por causa deles d+

- cleber . disse...

Não sou um grande fã de Kevin Smith, por isso quase sempre seus filmes passam batidos por mim!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Cara, o Smith é o tipo do cineasta do qual não sou fã, mas que também não consigo desgostar. Dele vi O Balconista, Procura-se Amy (os melhores), Dogma e Menina dos Olhos. E quero muito ver O Balconista 2 e esse aqui.