quinta-feira, 30 de julho de 2009

três animes cinco estrelas

Meu Amigo Totoro/ Meu Vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki (1988)
É aqui onde Miyazaki toma rédeas da fantasia e a controla um pouco, tecendo uma história sobre família, transformando seu pequeno projeto em uma obra-prima da animação. Totoro é, talvez, o personagem mais antológico de toda a filmografia do diretor, dando um tom ainda mais empolgante para um mundo fantástico bem ao lado da casa de Satsuki e Mei. O filme acaba sendo uma releitura de nossa infância, dos nossos sonhos em conhecer novos mundos, de seres fantásticos e tudo o mais que somente o mundo de Hayao Miyazaki pode nos oferecer.

O Túmulo dos Vagalumes, de Isao Takahata (1988)
Essa animação japonesa simplesmente é devastadora. Um retrato triste e violento do Japão na segunda guerra mundial, sob a ótica de dois irmãos. Com sua cidade queimada e a mãe morta, o garoto Seita se vê obrigado a tomar conta da pequena Setsuko, sua irmã mais nova, enquanto o pai enfrenta a guerra na marinha japonesa. A luta para os dois sobreviverem é emocionante e é impossível não nos importarmos com aqueles dois personagens, nem escorrer lágrimas nas cenas finais. A violência em Túmulo dos Vagalumes não é física, é muito maior que isso. É uma mistura de todos os sentimentos como abandono, rejeição e exploração de uma sociedade temente a guerra. Onde a bondade desaparece e o egoísmo toma conta. É um dos melhores filmes que tive a oportunidade de assistir. E pensar que filmes e mais filmes sobre guerra são feitos, mas nenhum me passou uma sensação de mal-estar, um sentimento ruim, como este. O Túmulo dos Vagalumes é uma animação obrigatória.

A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki (2001)
Vencedor do Oscar de animação merecidíssimo, A Viagem de Chihiro é onde Miyazaki deixa a fantasia correr solta. Porém, tudo muito equilibrado, tudo muito bonito. É o mais belo filme do diretor, com as imagens mais poéticas que ele já criou. A jornada do auto-descobrimento de Chihiro ao longo do mundo espiritual é fascinante e o longa tem um dos roteiros mais bem-feitos no que diz respeito a animação. Além, claro, toda a magia do mundo espiritual, suas cores e os personagens - que tem até mesmo a participação de Totoro por alguns segundos. O mérito vai para Miyazaki, que comprova seu talento fora do normal para compor história fantásticas e criativas. Ao lado de Meu Amigo Totoro, o meu favorito do diretor.

9 comentários:

Roberto Simões disse...

A VIAGEM DE CHIHIRO é uma viagem extraordinária. Visualmente fascinante, com um argumento mergulhado na imaginação do génio poético. Excelente banda sonora. Uma obra-prima absoluta.

Ainda não conheço a outra obra de Myiazaki e tenho ideia de que já vi uma parte de O TÚMULO DOS PIRILAMPOS e que gostei bastante.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Vinícius P. disse...

O único que já vi foi "A Viagem de Chihiro" e é mesmo uma belíssima animação, provavelmente uma das melhores da década. Preciso conferir os demais...

Jonathan Rodrigues disse...

Totoro é magistral mesmo

Miyazaki é mestre em contar histórias

Gustavo H.R. disse...

Vergonhosamente, não vi nenhum, mas por tudo que é mais sagrado, hei de fazê-lo! Algum dia...

Caio Coletti disse...

Miyazaki, muita gente já me falou sobre ele, mas alguma coisa não me atrai nos seus filmes, não consegui apreciar um completamente até hoje. Esse "O Túmulo dos Vaga-Lumes" parece original e interessante, vou tentar encontrar para locação, gosto muito de filmes de 2ª Guerra, acho um tema fascinante por si só.

Aliás, você já viu "Guerra ao Terror"? É do Afeganistão na verdade, mas é muito bom, tem tensão, ação e drama ao mesmo tempo, um roteiro excelente e a câmera trêmula da Catherine Hardwicke... vale a apena.

Abraço

Diego Rodrigues disse...

Caio, não sei se Túmulo dos Vagalumes tem em locação, eu corri atrás na internet e tal.

Já Guerra ao Terror, tenho que assistir urgentemente. Será um dos próximos da lista, com certeza.

Dewonny disse...

Diego, meu xará, vc viu 3 animações espetaculares, a dos vagalumes é uma obra prima, nota 10!
As as outras duas tbm são excelentes e fantásticas!
Gosto muito das 3!
Abs! Diego!

Rafael Carvalho disse...

Miyazaki é um cara incrível, um senhor na verdade, e é incrível como dos seus filmes emanam uma pureza tal que até parece mágico. Não acho Meu Vizinho Totoro uma obra-prima, mas é de uma simplicidade absurda, principalmente na forma como trata de temas pesados (como a doença da mãe da meninas). Mas o que mais me encanta no filme como aquelas crianças são tão crianças no sentido de carregar uma pureza imensa e um senso de imaginação capaz de transformar a realidade em que vivem.

Já A Viagem de Chihiro é uma obra soberba, percorre um caminho magistral por um mundo encantado, mas que sabe ser perverso também. É quase uma viagem existencialista. E possui um apelo estético e uma criatividade sem igual no cinema fantástico. Simplesmente formidável.

Anônimo disse...

nossa eu assisti meu vizinho totoro quando passou na globo a um tempo... e a viagem de chihiro, nossa esses dois filmes são um maximo....