domingo, 27 de dezembro de 2009

Julie & Julia


Começa com um blog. Vai crescendo, até se transformar em um livro. Até que alguém financia e decide transformar o que seria um projeto mais pessoal em um filme. Estrelado por Meryl Streep. O filme faz sucesso e é indicado a inúmeras premiações. O fato é que a persistência da escritora Julie Powell é indiscutivel. Enquanto trabalhava em período integral em um call center, dedicava-se o resto de seu a um blog, em que ela tinha um objetivo: escrever 563 receitas de Julia Child em 365 dias - um ano. Apoiada pelo marido, a jovem testava suas receitas, fazia seus comentários e, aos poucos, foi ganhando inúmeros fãs - ainda pode-se acessar o blog de Julie pela internet.

Julia & Julia é o filme, escrito e dirigido por Nora Ephron, e é dividido em duas narrativas diferentes: de um lado, vivenciamos Julia Child, ainda no início de sua carreira como cozinheiro; de outro, Julie Powell, truncada em uma rotina que não a agrada, decide transformar a sua vida ao iniciar um ambicioso projeto. Essa divisão de narrativas é, talvez, um dos principais problemas do filme, que tem dificuldades em unir todos os momentos de uma maneira mais orgânica. A montagem é ingênua (há apenas dois momentos em que há um truque de edição bastante eficaz). Um problema grave é a passagem do tempo. Passam-se dias, meses, e  o espectador não consegue reconhecer isso (os anos passam que eu nem sei quando a história de Julia tem seu fim).

E Ephron ainda comete alguns erros que influenciam no ritmo do filme, como incluir narrações em off constantemente - o que seria, claro, eficaz apenas nos momentos de Julie ao lidar com o blog. -, mas não  como as cartas de Julia para a amiga Avis, que acabam cansan em certo momento, ou até mesmo Paul escrevendo uma carta explicando como se apaixonou pela esposa, são dispensáveis. Nem mesmo a discreta direção de Ephron ajuda nesse sentido.

Quem guia mesmo o filme é Meryl Streep e Amy Adams. Encarnando Julia com um sotaque exagerado, Streep está, mais uma vez, perfeita. A sua composição de personagem é, como de costume, maravilhosa, sem errar nem nos mínimos detalhes, andando encorpada, repleta de maneirismos, a sua Julia é encantadora do início ao fim. E Streep teve que utilizar de diversos truques para esconder a sua altura, já que a personagem é muito mais alta do que a atriz - e nem isso é um problema para ela; dá para entender o por quê de ela ser indicada a diversos prêmios, mais uma vez. Já Adams está, como de praxe, adorável. É uma pena que a sua personagem é tão desinteressante em relação a Julia de Streep.

Seria muito melhor se Julia Child tivesse ganho o seu próprio filme. Mas, já que temos apenas Julie & Julia, vale dizer que o filme bom, e vale a pena conferir - honestamente, mais pela performance de Streep do que qualquer outra qualidade da produção.

Julie & Julia
2009
Direção e Roteiro Adaptado: Nora Ephron. Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Linda Emond, Helen Carey, Mary Linn Rajskub, Jane Lynch, Vanessa Ferlito e Mary Kay Place.

5 comentários:

Tiago Ramos disse...

Gostei bastante do filme. Embora concorde contigo no aspecto em que a história de Julia Child é muito melhor (e até mais profunda a nível de argumento - veja-se a história deles enquanto diplomatas) que a de Julie Powell. Mas no conjunto, o filme é tão amoroso que não dá para não gostar. 4*

Vinícius P. disse...

Realmente a performance de Streep é o grande destaque da produção, mas de certa forma gostei de alguns outros aspectos. É um filme muito agradável e encantador.

Gustavo disse...

Pelo que li aí, valem mais pelas atrizes que pela direção, que poderia ser melhor. Por Streep, há de valer a pena encarar uma fita mediana!

Cristiano Contreiras disse...

Não só pelas atrizes, mas o argumento do filme me cativou - desde que li sobre e vi o trailer. Preciso conferir, urgente!

Abraço, parabéns pelo post!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Estou meio resistente a esse filme, e já tive umas boas oportunidades de assisti-lo no Rio. Perdi todas. Agora é esperar estrear em JF, e vou ter que assistir, mais por causa dos prêmios envolvendo a atuação da Meryl Streep...