sexta-feira, 24 de julho de 2009

a garota ideal

A Garota Ideal fala de vários temas, como solidão, desilusão e infelicidade. A história é sobre um homem que começa a namorar uma boneca inflável. Seria muito fácil fazer uma comédia ao maior estilo Apatow com o argumento, mas o roteiro do filme vai muito além disso, decidindo apostar na sutileza dos seus personagens para contornar uma história que seria muito fácil cair na ridicularização - e eu posso pensar em várias piadas prontinhas caso alguém quisesse pintar uma comédia com o tema. E essa é a maior virtude de Nancy Oliver como roteirista: ela sabe que seu roteiro tem milhares de armadilhas e qualquer passo errado poderia fazer o filme chegar no lugar comum, mas ela contorna isso o tempo todo com o charme que só uma produção independente bem realizada tem.

Dito isso, o personagem vivido por Ryan Gosling é complexo, triste e maravilhosamente bem construído pelo ator. Ele engrena a históra de uma maneira formidável, confortável com Bianca (a mulher inflável) desde o primeiro segundo em que ela entra em cena, jamais parecendo forçado ou até mesmo divertido. Essa sua difunção mental (ou simplesmente: desilusão, conforme sua psicóloga) é tratada de forma genial pelo roteiro. Se por um lado o seu personagem jamais deixa de se aprofundar no relacionamento com Bianca, há algo que o aproxima cada vez do mundo real.

A Garota Ideal assume um tom melancólico, mas nunca deixando o otimismo de lado. Bianca acaba conquistando a todos na comunidade - que não medem esforços para ajudá-lo-, e talvez essa seja a grande lição do filme. Será mesmo que algo ou alguém seja capaz de tocar no coração de todos, mesmo fugindo completamente da realidade em que vivemos? Seja como for, Lars é um ser-humano, como todos nós. Vítima do passado, com medo de seu futuro e abandonado pelo seu presente. Triste, desiludido e infeliz.

A Garota Ideal
Lars and the Real Girl, 2007
Direção: Craig Gillespie. Roteiro Original: Nancy Oliver. Elenco: Ryan Gosling, Emily Mortimer, Paul Schneider, R.D. Reid, Kelli Garner, Nancy Beatty, Doug Lennox, Joe Bostick, Liz Gordon, Patricia Clarkson, Nicky Guadagni, Karen Robinson, Maxwell McCabe-Lokos, Billy Parrott, Sally Cahill, Angela Vint e Liisa Repo-Martel.

6 comentários:

Dewonny disse...

Tbm gostei, Ryan Gosling tá perfeito e bastante engajado no personagem, muito bom o roteiro, bem conduzido e dirigido! Uma ótima surpresa esse filme!
Abs! Diego!

Tiago Ramos disse...

É um filme inteligente. Ryan Gosling está mesmo muito bem.

Bruno Soares disse...

Que coincidencia! Vi hoje e achei um filme precioso. Que ainda nos deixa estonteado com uma excepcional atuação.

Gustavo H.R. disse...

Suculento, Diego.
Mal posso esperar para ver.

Alex Gonçalves disse...

Eu ainda estou para ver este filme. Como andei dizendo para alguns blogueiros, essa história me lembra muito uma comédia francesa chamada "Monique Sempre Feliz", que tenho na prateleira, mas que ainda não vi. E a interpretação de Ryan Gosling vem recebendo comentários unânimes e isto me surpreende, pois não o considero um bom intérprete. Espero mudar a minha impressão com este filme.

Jackson disse...

Uma excelente interpretação de Ryan Gosling, mas uma centralidade demasiado pesada no argumento.

Abraço