terça-feira, 29 de julho de 2008

Filmes

Dirty Dancing – Ritmo Quente

O filme tem dois grandes trunfos: o primeiro é Patrick Swayze, e o segundo é a canção-tema. Se não fossem esses dois, o filme provavelmente teria se perdido e se transformado em apenas mais um filmezinho água-com-açúcar e para atrair casais apaixonados ao cinema. O fato da escalação de Swayze como o protagonista é que ele é Johnny Castle. Ele nunca se entregou tanto a um personagem quanto a esse filme – e em nenhum outro filme sua atuação foi tão digna de elogios, sim estou contando com Ghost que ele também está ótimo. A cena final fecha o filme de maneira fabulosa, com uma coreografia que nenhum outro filme conseguiu superar, e faz até esquecer que toda aquela tramazinha que serve como fio pra trama, dos dois viverem um amor proibido. E no resultado final, não importa, o que importa é que Dirty Dancing é um ótimo filme. O que eu fico me perguntando quando ele termina é por que Patrick Swayze não investiu mais a sua carreira em filmes realmente bons.


Dirty Dancing, EUA, 1987, dir.: Emile Ardolino. Com: Patrick Swayze e Jennifer Gray.

Reine Sobre Mim

Aparentemente, uma parceria um pouco improvável para um drama. De um lado, o sempre ótimo Don Cheadle, que já havia mostrado bastante versátil e Adam Sandler, o que sempre acaba colocando piadinhas bobas em seus roteiros. Porém, surpreendentemente a dupla se mostrou bastante entrosada e construiu um filme emocionante. Apesar de Cheadle estar bastante contido, Sandler não poupou lágrimas e construiu um perfil ótimo do personagem, que já tem uma história trágica. Liv Tyler pouco pode fazer, já que acaba sendo prejudicada pelo roteiro. E é no roteiro que a produção acaba pecando. Além da longa duração, algo que realmente não precisava, o longa mostra dois personagens que aos poucos, com a convivência, vão se ajudando. O roteiro desenvolve muito pouco a história de Cheadle, fazendo parecer que ela não evolui, fora que ás vezes parece dar prioridade mais para um do que para o outro. Porém, as cenas finais não deixam de ser emocionantes, e para quem não consegue se conter nas lágrimas, é um prato cheio.



Reign Over Me, EUA, 2007, dir.: Mike Binder. Com: Don Cheadle, Adam Sandler, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler, Saffron Burrows e Donald Sutherland.

Um Homem de Família

Um Homem de Família é um daqueles filmes que é ótimo sendo simples. A história, inspirada um pouco em A Felicidade Não se Compra, narra a história de Jack Cambell (Nicolas Cage), que leva uma vida de ricão solteiro. Pega todas as mulheres, não dando valor a nenhuma, vive uma vida bastante solitária. Um certo dia, ele encontra um anjo (Don Cheadle), que mostra como a sua vida seria se ele tivesse se casado com a sua namorada da adolescência, Kate (Tea Leoni). E essa vida, ao início não parece nada agradável, ao desenrolar, vai fazê-lo ver o outro lado de seu próprio coração.

Claramente é um filme-família, com aquele final prevísivel e tudo o mais. Mas ele é tão honesto com si próprio, com um Nicolas Cage bem na fita e uma Tea Leoni ótima, como sempre, rola uma química tão boa entre o casal e o roteiro é tão simplista e amarradinho que acaba nos levando pruma pequena fábula, que culmina em uma só frase: "Eu escolho nós dois". Tão sincera quanto o próprio filme.



Family Man, EUA, 2000, dir.: Brett Ratner. Com: Nicolas Cage, Tea Leoni e Don Cheadle.

9 comentários:

blog disse...

Assisti aos 3, mas gostei, de fato, de Reine sobre Mim.
Algo punk, radical: uma história de amor, na verdade. A amizade acima de tudo.

Patrick Swayze dançando é dureza. Bom é dando uns cachações como guarda-costas num filme cujo título esqueci.

Metendo o bedelho: parabéns aos dois. Gabriela e Diego, vcs têm sorte.
Abraços.

Anônimo disse...

Nunca assisti o primeiro filme, mas os outros dois são legal, sem muita pretenção. Você esqueceu de falar sobre a fuga do Adam Sandler pro video-game em Reine sobre mim, que inclusive foi um dos motivos que me fez procurar assistir o filme, já que eu sou viciado em Shadow of the colossus.. muito bom! :)

Alexander disse...

Muito bom DIRTY DACING xD .. já antigo .. mas bem legal ..

Quanto aos outros dois, eu ainda não vi, mas valeu pelas sugestões.

Blog excelente ..

Visite o meu também:
Www.muitosobrealgo.blogspot.com

Vlww

jonas Urubu disse...

Confesso que me ative a análise do ritmo quente: e concordo que é o filme que alavanca a boa performance do protagonista...

e nos leva de volta a um tempo em que a sensualidade não era banal.

Rodrigo disse...

Vi um desses la no adoro cinema XD

muito legal ^^

Cruela Veneno da Silva disse...

bem, nunca fui fã de Patrick Swayze,mas admito que a cena final é boa, muito boa.

ps. um homem de familia esta na minha lista dos filmes fofos

Luiz Carlos disse...

Muito bom esse teu blog. Nunca assisti nenhum desses filmes acima( e olha q já assisti muita coisa)
Mas vou seguir a dica!!

Um Abraço

http://vcprecisaver.blogspot.com

Luiz Carlos disse...

Só uma coisa, quer fazer parceria com o meu??
olha e vê se gosta,blz!!

Abraço

Patrycia disse...

Adoro!! N�o assisti a Reine sobre Mim, mas o outros dois, assisti, sim e gostei muito. Realmente s�o hist�rias previs�veis, mas s�o lindos! Dirty Dancing fez parte de minha adolesc�ncia e concordo quando diz que Patrick Swaze fez a diferen�a. A m�sica tornou0se um hino... Para mim, inesquec�vel.