sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um Olhar do Paraíso

Peter Jackson, mesmo em seus projetos menores, sempre foi um eficiente contador de histórias. Em Almas Gêmeas, filme que lançou Kate Winslet ao mundo, ele utilizou os efeitos visuais em prol da história e transformou aquela obra em uma pérola da década de 90. Em Um Olhar do Paraíso ele tem o mesmo objetivo para cumprir: unir história a efeitos visuais em uma narrativa fantasiosa e realista ao mesmo tempo.

É uma pena, entretanto, que o diretor cometa o erro mais grosseiro de sua filmografia até hoje: Um Olhar do Paraíso é bagunçado, tanto na sua estrutura narrativa quanto nos efeitos visuais. A história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), uma garota de 13 anos assassinada pelo seu próprio vizinho (interpretado por Stanley Tucci), é contada por ela mesmo no paraíso. Ela nos conta como foi a sua terrível morte (revelada logo no início), até os momentos me que sua família ficou confusa sem sua presença e de como eles conseguiram, dificilmente, seguir em frente. 

A primeira meia hora de filme é praticamente impecável, prometendo muito, contando com uma boa fotografia, boas atuações e um suspense digno de Peter Jackson. Mas quando Susie começa a descobrir o seu paraíso, o longa enfraquece com a divisão narrativa. Jackson parece perder o controle da história, da linha temporal do filme e, principalmente, do que está querendo contar.

Entra em cena personagens como a avó, interpretada terrivelmente por Susan Sarandon, a amiga de Susie no paraíso (Nikki SooHoo), o poeta e a vidente que são esquecidos durante grande parte da projeção (eles surgem e desaparecem do nada). Sem mencionar a insistência de Jackson em introduzir um flashback desnecessário e irritante durante boa parte do filme. Além de ter um roteiro mal desenvolvido, culminando em um péssimo final - nem vou entrar no mérito de ser extremamente moralista -, que acaba combinando com as duas horas bagunçadas de Um Olhar do Paraíso.

Stanley Tucci inicia de uma maneira extremamente assustadora, mas depois parece decair junto com o filme e termina apenas correto. Saoirse Ronan está bem, como sempre; e Mark Walhberg, um ator que geralmente não gosto, ofusca Rachel Weisz (que está perdida) agindo como o pai amargurado e triste, e ele o faz muito bem.

É triste constatar que a experiência de Jackson não serviu para Um Olhar do Paraíso, que se tivesse sido bem trabalhado, quem sabe não poderia ter saído um dos melhores filmes do ano? Por enquanto, temos que nos contentar com a péssima versão dirigida pelo mesmo homem que fez dos filmes de O Senhor dos Anéis clássicos instantâneos.

Um Olhar do Paraíso
The Lovely Bones, 2009
Direção: Peter Jackson. Roteiro Adaptado: Fran Walsha, Phillipa Boyens e Peter Jackson. Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci, Susan Sarandon, Jake Abel, Michael Imperioli, Reece Ritchie, Rose Mclver, Nikki SooHoo, Amanda Michalka, Thomas McCarthy, Carolyn Dando, Anna George e Christian Thomas Ashdale.

7 comentários:

Luis Galvão disse...

É uma pena mesmo que um ótimo material tenha sido desperdiçado por um diretor que nós sabemos poderia ter feito bem mais. Acho até que o Tucci não merecia a indicação por esse, e sim por Julie e Julia.

Anônimo disse...

Demorou... depois de 6 longas com a mesma equipe, Peter Jackson falhou! Apesar de ser muito fraco, ainda é um filme 'assistível'. A bela fotografia e as atuações ajudam bastante pra isso.

www.cinemaemdvd.blogspot.com

sacolé disse...

Preferia os filmes antigos do Peter Jackson. Onde ele usava e abusva do Horror Trash. Hoje em día Peter Jackson só faz fílmes blockbusters enormes e cheios de efeitos especíais. Nada contra, adorei King Kong, e Senhor do Anéis foi magnífico. Mas mesmo assim, seus primeiros filmes, apesar de serem um tanto piores, divertem muito mais. É só comparar filmes como Naúsea Total ou Fome Animal, com este Olhar do Paraíso e entendera o que eu falo.

Rafael Carvalho disse...

Nossa, tá todo mundo descascando o filme do Jackson. Devo asistir logo, logo, mas ainda tenho esperaças de que seja algo aproveitável, pelo menos.

Cristiano Contreiras disse...

Uma pena, só tenho lido críticas negativas dos blogueiros - e de uns sites - em relação a este filme.

abs

Mayara Bastos disse...

Realmente, tive problemas meio sérios com o roteiro, mesmo não tendo lido o livro da Alice Sebold. Concordo com você sobre a primeira parte, por que tem umas partes do paraíso que achei bem desnecessárias. Mas valeu pela direção de arte e fotografia (não a do paraíso) e das atuações de Saoirse, Tucci e até Wahlberg, que comparando com outros trabalhos dele, não está ruim.

Beijos! ;)

Wallace Andrioli Guedes disse...

Será que só eu gostei do filme? É bem fiel ao livro, do qual gosto bastante também. Tem lá seus problemas de narrativa, realmente, e acaba com alguns atores também mal em cena (Weisz, geralmente ótima, está mesmo perdida). Mas é bonito, comovente, e com Ronan espetacular. Acho um filme subestimado...