sábado, 7 de novembro de 2009

500 Dias Com Ela



Comédia romântica é um gênero complicado, pois são poucos exemplares que saem da mesmice, alguns conseguem, de forma inventiva, acabar em um ótimo filme, como Simplesmente Amor,  Quatro Casamentos e um Funeral ou Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças; mas a grande maioria não tem a mesma sorte. E 500 Dias Com Ela merece toda a atenção possível, já que o longa consegue brincar com o gênero de uma maneira criativa e divertida.

O roteiro, escrito pela dupla Scott Neustadter e Michael H. Weber, é o principal atrativo do filme, trazendo um texto pop e inovador, brincando o tempo todo com a estrutura narrativa, nos levando de um dia para outro através dos quase dois anos de relacionamento entre Tom e Summer - até mesmo a narração é boa. Há alguns momentos marcantes, como a cena de quando todos parabenizam Tom por conseguir dormir com Summer, junto com uma divertida coreografia, com direito de até um pássarinho de desenho animado pousar no seu ombro.

Mas isso só funciona graças a escolha acertadíssima do elenco Se Zooey Deschanel estava um pouco preguiçosa nas produções anteriores, ela finalmente se solta, jogando até um pouco de complexidade em sua Summer. Mas isso não seria nada se a química com Joseph Gordon-Levitt - extremamente carismático no papel - não fosse perfeita. Os dois formam um casal adorável, conquistando o público quase de imediato. Some ainda a direção leve de Marc Webb e uma deliciosa trilha-sonora. O resultado é um dos filmes mais bonitos do ano.

500 Dias Com Ela
(500) Days of Summer, 2009
Direção: Marc Webb. Roteiro Original: Scott Neustadter e Michael H. Weber. Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend, Chloe Moretz, Matthew Gray Gubler, Clark Greg, Patricia Belcher, Rachel Boston e Mika Kelly.

11 comentários:

Gustavo disse...

De quando em quando, filmes amáveis assim caem tão bem...

Yuri Dias disse...

Assisti ontem "500 dias com ela" e sem dúvida é um dos melhores filmes do gênero dos últimos anos. Seu texto destacou muito bem todos os elementos positivos do filme, adicionaria ainda a montagem que ficou perfeita.

Abraços

Cristiano Contreiras disse...

Preciso conferir!

Marcelo Augusto disse...

Zoeey é carismatica, sou apaixonado por ela. Adorei a critica. Verei o filme amanha! voltarei aqui para comenta-lo, mas sua critica me deixou mais a par do que é 500 dias com ela!

Abraços!
PS: Tambem esta frequentando o Festival de Cinema? Se tiver, te aconselho a ver Ervas Daninhas, filme que acabei de criticar no Cinemotica.

Abraços!

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar o blog! Depois de muita procura o encontrei e acho fantástica a forma com que comenta cada filme!
Sou apaixonada por cinema e 500 dias com ela é fascinante!!!
Abraço!!

Samantha disse...

Assisti ao filme ontem e o adjetivo que mais se encaixa nele é "adorável". Apesar de melancólico quase o tempo inteiro, deixa uma sensação boa no fim. =)

Robson Saldanha disse...

Roteiro Originalísimo... Trilha Encantadora... achei que tudo foi bem medido! Um excelente filme!

Tiago Ramos disse...

Uma das grandes surpresas do ano, mas que infelizmente ainda não foi exibido em Portugal. Só chegou a ser visto num festival de cinema português e provavelmente será apenas exibido directamente em DVD.
Brinca com todos os clichés do género e revoluciona o género.

Dewonny disse...

É o filme cool do ano, adorei.
Abs. Diego.

Rafael Carvalho disse...

Esse filme é uma delícia, roteiro dos mais legais e bem escritos, sincero, além de contar com um protagonista bem carismático. Só não acho que Zooey Deschanel esteja tão solta assim, a personagem exigia uma atriz melhor.

Guilherme Vinicius disse...

COM CERTEZA um dos melhores filmes de 2009! Muito bem escrito,a fotografia é impecavél. Estou torcendo por uma indicação ao oscar assim como Juno de melhor roteiro original, muito merecido. Inovador e super carismático, com ótimo astral.