terça-feira, 26 de janeiro de 2010

sherlock holmes



Quando criança, ganhei um jogo de tabuleiro, o Scotland Yard. O jogo era o seguinte: tinha um crime a desvendar, os lugares para procurar e as pistas para anotar. Eu ficava (e fico) fascinando com o jogo, procurando as pistas por toda o cenário, anotando cada dica que possa acrescentar em minha investigação. Talvez seja por isso que eu gosto tanto de filmes investigativos; e também, talvez, seja por isso que eu me diverti assistindo a Sherlock Holmes, nova empreitada com o detetive mais famoso da literatura nos cinemas.

É uma pena que Holmes tenha retornado em uma trama fraca, longa e, acima de tudo, repleta de reviravoltas desenecessárias. Há uma subtrama fraca envolvendo Irene Adler (Rachel McAdams), cujo único objetivo é criar uma espécie de gancho ao final - e para nos mostrar a vulnerabilidade de Holmes frente à moça -, mas ela mal tem tempo de desenvolver a sua personagem, tornando-se facilmente dispensável par a história. Nem mesmo McAdams tem espaço para atuar, mas faz o melhor que pode com Irene.
 
Interessante mesmo foi a dinâmica criada por Robert Downey Jr. e Jude Law como Holmes e Dr. Watson. É sempre bom quando a amizade de dois homens é retratada de uma forma mais humana. Assim, os ciúmes de Holmes com o casamento do amigo (que muitos criaram uma polêmica, acusando injustamente a relação de homossexual) é entendível, assim o longa é extremamente eficaz em mostrr breves resistências de Watson em ir às aventuras que o amigo os envolve.
 
Downey Jr. está parcialmente igual ao seu Tony Stark em Homem de Ferro, com os mesmos tiques, o mesmo humor, mas a sua personalidade casa com o personagem. E parte da composição de personagem é fiel ao Sherlock Holmes do escritor Arthur Conan Doyle: a habilidade para a luta, o jeito observador, a quietude em seu quarto... E até mesmo Jude Law surge expressivo como Dr. Watson, trazendo uma boa química com o parceiro de cena.

Contando ainda com uma bela direção de arte e uma excelente trilha-sonora, Sherlock Holmes nos embala justamente pelo seu personagem, que por vezes consegue nos fazer esquecer da trama bobinha que está sendo nos apresentada. E eu tenho que confessar que eu estou ansioso pela próxima viagem ao universo do detetive.
 
Sherlock Holmes
2009
Direção: Guy Ritchie. Roteiro Adaptado: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg. Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Eddie Marsan, Mark Strong, Kelly Reilley, Robert Maillet, Geraldine James e Hans Matheson.

4 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Infelizmente esperava um filme mais bem organizado e com detalhes mais bem arranjados. Mas só vi boas atuações. Uma lástima. Ainda assim, Sherlock Holmes cumpre a sua proposta de entretenimento temporário.

NOTA (0 a 5): 3,5
***

Wallace Andrioli Guedes disse...

Acho que o filme vale pela dupla Downey Jr./Law, ótimos em cena... a história, infelizmente, é um fiapo.

Anônimo disse...

Este filme poderia ter sido o melhor filme do ano se tivesse parado nas mãos certas. Sherlock é um personagem que poderia ter sido levado á imensas aventuras mas os roteiristas decidiram colocá-lo numa trama boba, mas muito bem dirigida por Guy Ritchie. Se não fosse por Ritchie, este filme poderia ter sido pior. Se houver uma sequência, espero que eles mergulher Sherlock numa trama mais sombria, já que este é o verdadeiro mundo do personagem.

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Luis Galvão disse...

Eu gostei mais que você, mas sei dos erros apontados e concordo com alguns (o mistério 'fácil e as resoluções 'estudantis'). Adorei a trilha, o Law dando forma ao imaginario Watson e Downey dando um 'interpretação' do Holmes que no começo não me agradou , mas no final achei bem legal. É uma outra forma de vê o personagem.