terça-feira, 7 de julho de 2009

watchmen - o filme

Watchmen é uma das histórias em quadrinhos mais criativas de todos os tempos, ao meu ver. É a perfeita sincronia entre a fantasia com a realidade, criando uma história atemporal, que desperta a vontade de ler um volume após o outro. Infelizmente, o impacto gigantesco que Watchmen tinha como um livro é diminuido como um filme.

Iniciando de maneira espetacular com a morte do Comediante e os fantásticos créditos iniciais ao som de The Times They Are-A Changin', o diretor Zack Snyder optou por um visual totalmente realista. Sem aquele visual de 300 ou aquele visual dark da nova franquia de Batman. Uma cidade comum repleto de super-heróis e vilões. A diferença é que agora está todo mundo sem máscara, tentando viver uma vida normal ao meio de tanta bagunça. No elenco, há apenas um que se destaca sobre os demais, é Jackie Earle Haley como Roschach. Haley dá toda a complexidade para o personagem que passa a maioria do tempo mascarado - comparo a atuação com a de Hugo Weving em V de Vingança. De resto, Billy Crudup suaviza com Dr. Manhattan e Jeffrey Dean Morgan compõe o seu Comediante como uma homem triste que se refugia com suas piadas para não chorar pela sua vida.

O maior problema de Watchmen talvez seja mesmo a decaída no segundo ato em questão de ritmo. E o final fica um pouco arrastado, infelizmente. Porém, nada disso minimiza os méritos do diretor Zack Snyder. Condensar doze volumes de uma história em quadrinhos não é e nem nunca vai ser uma tarefa fácil, só isso já é admirável no ponto de vista narrativo. É um filme que merece ser descoberto.

Watchmen - O Filme
Watchmen, 2009
Direção: Zack Snyder. Roteiro Adaptado: Alex Tse e David Hayter. Elenco: Patrick Wilson, Malin Akerman, Billy Crudup, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Jeffrey Dean Morgan, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Rob LaBelle e Robert Wisden.

6 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Snyder fez um ótimo trabalho, um dos meus filmes preferidos do ano...

Dewonny disse...

Ñ gostei muito, personagens chatos, história sem graça, cenas de ação esporádicas, uma perda de tempo! Abs! Diego!

Wallace Andrioli Guedes disse...

É um ótimo filme. E quem leu as revistas sabe da dificuldade que é adaptar esse texto. Acho que, com o tempo, será devidamente reconhecido.

Gustavo disse...

WATCHMEN! Fazia algum tempo que não escreviam sobre esse...

Acabo de lembrar que deixei de ver o filme nos cinemas, apesar do 'hype', por causa do sabor ruim deixado por 300, do mesmo diretor. Diante dos elogios, entretanto, a sessão em casa será inadiável.

Anderson Siqueira disse...

Não consegui ver no cine. Depois assistirei em DVD.
=]

Rafael Carvalho disse...

De fato, a história foi bem resumida pelo Snyder e a composição dos personagens é sensacional. Mas o mérito vai para o material orginal que usa o universo dos super-heróis para tratar de temas importantes e políticos de forma adulta. Ao mesmo tempo, não subestima o espectador e isso é muito bom.