domingo, 24 de janeiro de 2010

chéri




Chéri faz parte de um seleto grupo de filmes, dirigidos por Stephen Frears, que tem como centro as mulheres. A Rainha, Ligações Perigosas, Sra. Henderson Apresenta são alguns dos exemplares do diretor, todos sempre protagonizados por uma presença feminina forte. De Glenn Close a Judi Dench, as mulheres nos filmes de Frears são quase sempre fortes, corajosas, e Chéri não foge a regra.

Michelle Pfeiffer (linda) interpreta a cortesã Lea de Lonval, que assume a responsabilidade de endireitar Chéri (Rupert Friend), filho de uma amiga de longa data (vivida por Kathy Bates). Só que, desta relação, surge uma imensa paixão entre ambas as partes e, após seis anos juntos, Chéri tem que se casar com uma esposa arranjada pela mãe. E tanto ele quanto Lea vão ter que aprender a lidar com a situação.

Frears não perde a mão em Chéri, demonstrando seu talento em transformar as pequenas intrigas em algo divertido e nem um pouco melodramático. Seria muito fácil a personagem vivida por Kathy Bates se transformar em uma caricatura, exceto que as suas pitadas irônicas são deliciosas; enquanto que Pfeiffer não só cumpre o seu papel muito bem, como o faz co charme e elegância; e até mesmo Rupert Friend interpreta Chéri com uma delicadeza, mas nunca deixando de ser agressivo e até mesmo complexo.

Apesar alguns personagens ou elementos do roteiro não se adaptarem de forma orgânica à trama - há, por exemplo, a noiva de Chéri, que sempre parece estar fora do timing; ou o rapaz que Pfeiffer encontra quando viaja, que desaparece sem mais explicações, tem apenas uma explicação que sugere o seu desapracimento que poderia ter sido mas aprofundado.

Chéri cumpre bem o seu papel. É um ótimo passatempo, glorificado ainda por uma performance memorável de Michelle Pfeiffer e a ácida ironia de Kathy Bates. Para os fãs de Frears, um prato cheio; para nós, um filme despretensioso e divertido.

Chéri
2009
Direção: Stephen Frears. Roteiro Adaptado: Christopher Hampton. Elenco: Michelle Pfeiffer, Rupert Friend, Kathy Bates, Felicity Jones, Iben Hjejle, Frances Tomelty, Tom Burke e Hubert Tellegen.

4 comentários:

Luis Galvão disse...

Eu adoro tudo de Frears, dos filmes que você citou eu simplesmente não me canso de vê nunca. Por isso espero de Cheri também um ótimo filme, mesmo que ele não tenha sido muito bem recebido por todos. Mas pelo menos por você, me deu ainda mais vontade de vê

Anônimo disse...

'Ligações Perigosas' é meu favorito dentre os do Stephen. Não vi esse filme ae, só ouvi falar... vo ve qualquer dia desses. E aahh... eu não coloquei canção pq sei la, não tem nenhuma música boa (eu ACHO) e sei la ahsuiahsuihauishuiasa

Alyson Santos disse...

Também gosto de Ligações Perigosas e esse parece ser um passatempo digno realmente. Vou ver.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Fico pensando: no início de 2009, quando CHÉRI foi exibido em Berlim, o filme era tido como um dos favoritos ao Oscar que vai ocorrer agora, e muitos davam como certo que esse seria o ano da Michelle Pfeiffer ganhar melhor atriz... eu inclusive.