terça-feira, 21 de julho de 2009

harry potter e o enigma do príncipe

Harry Potter é a série de cinema mais famosa entre as idades atualmente. De cada filme, sente-se cada vez mais a diferença e o amadurecimento entre os personagens. Neste sexto exemplar da série, a trama se encaminha cada vez mais para a batalha final entre a luz e as trevas, sendo o carro-chefe para os eventos que virão a seguir. O que diferencia este dos outros é que aqui finalmente vemos o tom em que A Ordem da Fênix deixou a série e o tom que as duas últimas partes terão que assumir a partir daqui.

O centro dessa produção talvez seja Dumbledore. O bruxo mais poderoso de Hogwarts faz o papel em que anteriormente não parecia tão real, o de tutor de Harry, o que o ensina e o prepara para a chegada batalha final. Michael Gambon esteve à altura de Richard Harris - à altura, apenas, não melhor - pela primeira vez desde que assumiu o papel na série, tirando aquele desesperado Dumbledore dando lugar ao sábio bruxo. Afinal, o diretor de Hogwarts é o que mais tem ideia do que está acontecendo ali.

O que nos liga diretamente a Harry Potter, agora no papel de Escolhido. Daniel Radcliffe cresceu cada vez mais nos filmes, tais como seus companheiros Rupert Grint e Emma Watson. O trio está muito mais confortável em cena do que nos anteriores. Radcliffe tem o papel mais difícil, afinal agora vem o relacionamento repentino com Gina. Um fator negativo no longa, já que as cenas em que os dois desenvolvem algo não engrenam - embora ambos formem um casal bacana. Já a química entre Watson e Grint evolue cada minuto em que os dois entram em cena, desenvolvendo o relacionamento já preparado nos longas anteriores com cuidado.

Porém, os dois personagens mais fascinantes do longa são, sem dúvidas, Snape e Draco Malfoy. O primeiro, interpretado sempre com talento por Alan Rickman - foi o destaque de todos os longas do Harry Potter - agora tem um desafio maior: proteger a mais nova cria de Voldermort, Draco Malfoy e o guiar para a tarefa mais difícil de sua vida. E finalmente Tom Felton tem o tempo necessário para construir seu personagem, um Draco Malfoy trágico, cheio de ódio e tristeza em seu coração. Sem dúvidas, Draco rouba todas as cenas em que aparece, se tornando muito mais do que um simples garoto revoltado pelo passado de seu pai. Suas marcas vão muito além disso.

O elenco secundário, como sempre, cumpre bem o seu papel. Temos sempre um ótimo convidado, desta vez Jim Broadbent como o novo professor de poções (já tivemos John Cleese, Ian Hart, Gary Oldman, Emma Thompson, Brendan Gleeson, Imelda Staunton e os remanescentes: Ralph Fiennes, Helena Bonham-Carter e Timothy Spall); além, é claro, de Robbie Coltrane e Maggie Smith, entre os de sempre.

A parte técnica é outra que atrai bastante. Além da firme direção de David Yates, a trilha sonora ganha fortes contornos por Nicholas Hooper, combinando com a fotografia escura e bem cuidada de Bruno Delbonnel. Pena que em um ponto da projeção, o ritmo caium pouco. Mas o que realmente atrai nesse novo Harry Potter é ver o amadurecimento de todos os personagens e os simples problemas de adolescentes que os bruxos tem de enfrentar. Talvez seja por isso que a série dos filmes de Harry Potter seja tão bem-sucedida: saíram os acordes alegres dos primeiros filmes e entram as tristes melodias deste final. Chegou finalmente a hora da luz enfrentar as trevas e O Enigma do Príncipe foi só o interlúdio. Se continuar assim, As Relíquias da Morte tem tudo para dar o fechamento perfeito para a série, que iniciou em 2001, tornando-se um dos maiores fenômenos cinematográficos e literários já vistos até então. Crepúsculo? Caiu mesmo nessa? Sectumsempra neles!

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Harry Potter and the Half-Blood Prince, 2009
Direção: David Yates. Roteiro Adaptado: Steve Kloves. Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Bonnie Wright, Helena Bonham-Carter, Jim Broadbent, Robbie Coltrane, Timothy Spall, Maggie Smith, Julie Walters, Mark Williams, Tom Felton, Evanna Lynch, Matthew Lewis, Katie Leung, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tenas, Warwick Davis, Ralph Fiennes, Helen McCrory, Hero Fiennes-Tifflin e Frank Dillane.

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Curioso, essa é a primeira crítica que me atiça a ver o filme, talvez por ter tocado no personagem e no ator que desde sempre foram os mais interessantes: Snape e seu intérprete Rickman.

Anderson Siqueira disse...

Um filme eclético e que mostra um grande amadurecimento da franquia. Assim pode-se resumir HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE. A qualidade técnica, aliada às excelentes atuações e um roteiro sábio e harmonioso com as cenas, fez deste o melhor filme desde HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN. E digo mais: este é o melhor filme do bruxinho mais famoso do mundo. O diretor foi muito esperto e genioso ao conciliar suspense, ação, aventura, magia, romance e terror num filme que tem pretensões grandiosas e caminha pra um final maestral.

SORO: SOM; ATUAÇÕES; ROTEIRO; PRODUÇÃO; EFEITOS VISUAIS; DIREÇÂO; FOTOGRAFIA; MAQUIAGEM; FIGURINO.

VENENO: DURAÇÃO.

NOTA (0 a 5): 4,5
****

Wallace Andrioli Guedes disse...

Preciso escrever sobre HP6. Gostei bastante do filme, acho que o Yates vem fazendo um bom trabalho, apesar de ainda preferir o filme do Cuarón. Acho-o insuperável!

michael disse...

Esse filme foi sinplismente o melhor
harry potter naunca serah
ultrapassado foi e sempre sera o maior fenomeno cin=nematografico da historia e crepusculo que vem com todas com seu, defunto cedrico digorry ta por fora..
e avada kedavra neles...