domingo, 6 de julho de 2008

Wall•E

Falar que a Pixar acertou novamente, que é o estúdio que é mais apaixonado pelo que faz atualmente e que em todos os anos mostra que o que importa é a qualidade e não a quantidade, não é mais novidade para ninguém. Portanto, vou começar falando que esta animação é certamente um dos melhores filmes desta primeira década de 2000 e sem dúvidas é uma das animações mais criativas de todos os tempos.

Andrew Stanton, responsável pelo roteiro e pela direção, brinda o espectador apresentando um robozinho muito simpático, o Wall-E. Mas ele não é um robô falante como o simpático C3-PO da série Star Wars, é um robô que através dos seus gestos e de seus olhares mostra seus sentimentos. Vemos a sua solidão em varrer todo o lixo da Terra, dia após dia, pois é assim que o programaram. Aliás, a Terra está completamente destruída e os únicos sobreviventes estão em uma espécie de nave executiva. Essa nave envia um robô, a Eva, ao planeta Terra e lá cria um forte elo com Wall-E. A segunda metade do longa se passa na nave, quando Wall-E parte atrás de Eva. É aí que a odisséia começa.

Utilizando-se da história para fazer uma crítica muito bem elaborada ao consumismo e ao excesso de tecnologia, Stanton ainda tem tempo para criar referências a clássicos como 2001 e até mesmo Alien. E são homenagens de quem ama cinema para quem ama cinema. Outra grande homenagem está justamente a Chaplin, podemos interpretar pelas cenas iniciais, principalmente, em que Wall-E, com simpatia se mete em cenas divertidíssimas sobre o descobrimento do planeta Terra.

Stanton ainda usa de maneira esperta os diálogos, já que os homens conseguem falar, enquanto os robôs geralmente falam só o que são programados para falar ou se comunicam com gestos, só colocando-os quando são necessários para a história. Por isso, mais um acerto do roteirista. Outro aspecto que me chamou atenção foi quem em todos os filmes em que escreveu para a Pixar, Stanton sempre utiliza uma turma. Como por exemplo, em Toy Story, que colaborou, havia a turma dos brinquedos comandado pelo Sr. Cabeça de Batata; em Vida de Inseto, a turma do Circo; e em Procurando Nemo, a turma do aquário dava o ar da graça. No filme, também temos a presença de amigos que ajudarão o nosso robozinho a se salvar. E as cenas em que eles aparecem são divertidíssimas.

Criticando de maneira direta o consumismo e o excesso de tecnologia, na nave executiva todos os homens e mulheres são gordos, mas não gordos de quilinhos a mais, mas obesos. Resultado da falta de exercício e da falta de movimentos diários. Eles passam o dia todo em uma cadeira andando para lá e para cá, sendo atendidos por robôs, até para trocar de roupas eles apertam um botão. E sem mencionar nos letreiros, enriquecidos com a palavra Eat – ou coma, em português.

Animação imperdível. Wall-E é um dos melhores filmes da sua época, e um dos melhores da Pixar, ao lado de Toy Story, Ratatouille e Os Incríveis – se bem que todos são muito bons. É impossível não mencionar todos os méritos que a Pixar tem conosco. Como é impossível não se emocionar com Wall-E.



Wall- E, EUA, 2008, dir.: Andrew Stanton. Com as vozes de: Ben Burt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard e Sigourney Weaver.

8 comentários:

Grupo Saber Viver disse...

Estou muito afim de ver o filme, parabéns pelo blog!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Dário Souza disse...

Wall-e é perfeito,é incrivel como um personagem sem fala,pode ser tão caristmático,que os movimentos e olhares dele possam dizer tanto, a Pixar caprichou demais nesse filme,que para mim ele e Juno sao os 2 melhores filmes do ano.

Wander Veroni Maia disse...

E aí cara, blza!

Jà vi mta gente falando bem desse filme...outras falando que o filme tem mta lição de moral...mas esse estúdio só filme bacana...particularmente gostei de tds até agora.

Aqui, quero lhe convidar para passar no meu blog, o Café com Notícias.

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Carlos Macêdo disse...

Eu gostei da animaçao. Pixar é Pixar.

^^


flw

Anônimo disse...

Estou para ver esse
filme e agora com o seu
post fiquei mais entusiasmado.

www.blowgh.wordpress.com

Wallace Andrioli Guedes disse...

Caramba, isso é que é sumiço ... que bom que voltou, cara.
Quanto à Wall-E, não estava pensando em assistir no cinema, mas venho lendo tantos elogios ao filme que já estou mudando de idéia ...
Abraços !

Nathy Pöpper disse...

Nossa wall e é um otimo filme, fui levar meu irmãozinho e me apaixonei pelo jeito dele, o olhar do wall é diferente e nos faz sentir dó dele!
(=

wendell disse...

Parabéns pelo blogue. Estou acessando-o pela primeira vez. Gostei muito do Wall-E. É realmente uma excelente animação.