domingo, 30 de agosto de 2009

amantes

O cinema de James Gray fica cada vez mais interessante a cada filme. Seu último longa, Os Donos da Noite, é um dos melhores filmes policiais dos últims anos, conseguindo fazer uma releitura interessante daqueles policiais das décadas de 70 e 80. Naquele projeto, o diretor reuniu um elenco bastante versátil, mas a melhor atuação era, de longe, do ator Joaquin Phoenix. E, curiosamente, também é o maior trunfo deste Amantes. Terceiro longa em que o diretor e o ator fazem parceria - o primeiro longa foi em 2000, com Caminho Sem Volta-, Amantes é composto por imagens bonitas, com uma fotografia marcante, mas o filme é, principalmente, muito forte.

O roteiro consegue criar situações que, quando poderiam tornar-se as mais clichês possíveis, logo encontra uma maneira de contornar tudo e nos aproximar cada vez mais dos personagens, principalmente do protagonista, Leonard. Com uma performance invejável, Joaquin Phoenix faz um excelente trabalho ao construir seu personagem, respeitando seu histórico e aproximando o espectador cada vez mais de seu Leonard. Mas Amantes tem algo disso. Nos aproximamos do filme, lidamos com todos os nossos medos, nossas inseguranças no que diz respeito a relações e ao autodescobrimento.

Amantes é sólido, um estudo de personagem devastador. James Gray constrói um filme grande, que melhora em a cada imagem na tela. O diretor mostra cada vez mais o por quê dos seus trabalhos sempre despertarem algum tipo de curiosidade, há sempre algo novo por trás, e se não estiver, basta olhar por trás das entrelinhas. Tente fazer isso com Amantes, talvez você descubra algo.

Amantes
Two Lovers, 2008
Direção: James Gray. Roteiro Original: Ric Menello e James Gray. Elenco: Joaquin Phoenix, Gwineth Paltrow, Vinessa Shaw, Moni Moshonov, Isabella Rossellini, John Ortiz, Bob Ari, Julie Budd, Elias Koteas e Shiran Nicholson.

5 comentários:

Tiago Ramos disse...

É um filme marcante e clássico, como já fazia falta no panorama actual. Bastante depressivo e realista.

Gustavo disse...

Quer muito, mas muito mesmo, descobri-lo. Aproximadamente 100% dos colegas de fórum e blogueiros dizem que é obra-prima, que Gray é grande. Gosto de fitas fortes, vou pegar com certeza.

Dewonny disse...

Belo filme, tbm gostei bastante, grande trabalho de Gray e Joaquin está excelente!
Abs! Diego!

Charles disse...

Olá Diego! Tb adorei esse filme. Ele chegou silencioso nos cinemas daqui e está encantando muita gente.

Rafael Carvalho disse...

Assisti esse há pouco tempo e me surpreendi com o resultado porque não gosto muito do filme anterior do Gray, Os Donos da Noite. Mas Amantes tem um tom melancólico gostosíssimo e conta com um trabalho de direção impecável. Joaquim Phoenix e, incrivelmente, Gwineth Paltrow estão ótimos. Ele talvez seja o melhor ator do ano. Devo escrever uma coisinha sobre o filme no blog logo, logo.