quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ponto de partida: tom cruise

Mais uma sessão que pretendo atualizar, sobre um dos primeiros filmes de algum ator, alguma atriz, um diretor, um roteirista ou alguém ligado ao cinema. A escolha para a estreia é um pouco improvável: Tom Cruise. Justamente por eu ter visto pela primeira vez o filme que o destacou como protagonista, o ótimo Negócio Arriscado. A seguir uma pequena análise sobre o longa.

Negócio Arriscado é um típico filme dos anos 80. Ágil, com uma ótima trilha-sonora e um roteiro que nos convence não só pela trama bem feitinha, mas também pela simpatia dos personagens, ele é tudo o que os filmes de comédia de hoje jamais conseguiriam ser. A julgar pela trama: jovem de classe média alta, preocupado com o seu futuro, aproveita a viagem de seus pais para contratar uma prostituta em sua casa, até que ela lhe propõe um negócio arriscado (essa minha sinopse parece aquelas de jornais, para saber em qual cinema está passando tal filme).

O tal jovem da sinopse é interpretado pelo então iniciante no cinema Tom Cruise. E ele mostra um bom potencial, sem medo algum de levar o filme em suas costas e mostrando-se até mesmo com um bom timing cômico. Mas ele conta com uma pequena ajuda do elenco. Seu par romântico é interpretado por Rebecca De Mornay (ou a babá do A Mão Que Balança o Berço), também iniciante no cinema. De Mornay pode não ser uma ótima atriz, mas cumpre bem o seu papel em Negócio Arriscado - apesar de em alguns certos momentos ela mostrar uma certa preguiça ao atuar.

O elenco secundário é outro grande acerto: Joe Pantoliano, Bronson Pinchot, Curtis Armstrong e Shera Danese provocam algumas risadas, e são simpáticos o longa inteiro. Mas o mérito também vai para o roteirista e diretor Paul Brickman, que conduz tudo com muita segurança, segurando as pontas do filme, sem apelar e não deixando nada escapar de suas mãos - e destaque também para a cena envolvendo Cruise e De Mornay ao som de In The Air Tonight. No final, o que conta é que Negócio Arriscado é um ótimo filme, divertido e muito bem escrito.

Negócio Arriscado
Risky Business, 1983
Direção e Roteiro Original: Paul Brickman. Elenco: Tom Cruise, Rebecca De Mornay, Joe Pantoliano, Bronson Pinchot, Curtis Armstrong, Shera Danese, Richard Masur, Nicholas Prayor, Janet Carroll, Raphael Sbarge, Bruce A. Young, Kevin Anderson, Sarah Patridge e Scott Harlan.

3 comentários:

Tiago Ramos disse...

Não sou grande fã de Tom Cruise, confesso...

Gustavo disse...

Sempre esnobei esse filme de Cruise, achando que era coisa datada, apesar de relativamente cultuado, mas parece não ser o caso!

Dewonny disse...

Faz tempo q vi esse filme do Tom, muito bom e divertido!
Abs! Diego!