quarta-feira, 9 de julho de 2008

Agente 86

Transpor uma série de TV para o cinema não é uma tarefa muito fácil. Digo mais, é uma tarefa dificílima. Pois os responsáveis têm que ter em mente duas coisas: a primeira é não perder a essência da série, o objetivo; e a segunda é conseguir agradar até os que não viam as séries, sem com que eles se percam com os personagens e tudo o que já aconteceu nos episódios.

O maior mérito deste Agente 86 é que, ao contar a primeira aventura de Max, de como ele se tornou o famoso agente que dá nome ao filme, não precisa conhecer a história para apreciar e isso já é meio caminho andado para o sucesso. O restante fica por conta de como essa reinvenção – cheio de cenas de ação – vai agradar o espectador. E pela primeira vez, o diretor Peter Segal faz um filme digno de aplausos ao final – dos quatro dos seis anteriores de sua carreira que assisti, apenas o Como se Fosse a Primeira Vez me agradou.

Não é um filme excelente, uma obra-prima que vai reinar em listas de melhores dos últimos tempos. É simplesmente um filme de comédia honesto, divertido e muito bem dirigido – poderia até mencionar algumas gags bobas, como a apresentação do Agente 23 (interpretado por Dwayne Johnson, vulgo “The Rock”), mas isso não tem importância. Basta acompanharmos as cenas de ação, muito bem conduzidas por Segal, claro que boa parte deve-se ao comprometimento dos atores em cena, pois é deles que vem um esforço muito maior.

Steve Carell, como já esperado, é o destaque absoluto da produção. Seu timing cômico nunca entrou ao mérito de discutir, já que o ator mostra uma concentração impressionante em todas as cenas. Se Carell já é ótimo sozinho, acompanhado de Anne Hathaway – que já fez comédias-família como o legalzinho Diário de Princesa – aqui parece ter mais liberdade em fazer uma comédia mais adulta, sem muitas gags. Enquanto isso, Dwayne Jonhson faz o seu trabalho direitinho, fazendo um Agente 23 habilidoso e aparentemente o melhor agente da CONTROLE. Interpretando o chefe da agência, Alan Arkin – que já havia experimentado toques de humor no adorável Pequena Miss Sunshine – mostra um timing cômico irreverente e perfeito para o papel.

Eu geralmente não gosto muito de coadjuvantes que tentam ser engraçados, mas não posso reclamar da equipe deste filme. Direto da série Heroes, Masi Oka e Nate Torrence interpretam dois nerds da agência que são alvo de chicota da dupla de agentes interpretados por David Koechner e Terry Crews prometem muitas risadas, ainda mais com a conclusão desse quarteto. No time de vilões, Terrence Stamp em uma grata participação, interpreta Siegfrield, cunhado de seu capacho, Ken Davitian - o parceiro de Borat – que também consegue arrancar bastante risadas. E tem as boas participações de Bill Murray e James Caan.

Agente 86 é um filme divertido e uma comédia inteligente, rara na safra de filmes hoje em dia. Não é uma daquelas comédias bobas direcionada aos adolescentes que apelam para qualquer coisa, menos para um bom roteiro, uma boa direção ou bons atores. Aqui temos um filme que fica na cabeça. A música-tema então, é impossível não cantarolar depois da sessão.

Get Smart, Eua, 2008, dir.: Peter Segal. Com: Steve Carell, Anne Hatheway, Dwayne Johnson, Alan Arkin e Terence Stamp.

6 comentários:

Emanuel disse...

Parece ser um bom filme. Estou com vontade de ver esse filme.

http://semideiaa.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu realmente presiso ver esse filme. Acho que eu já vi o seriado, que realmente é bem velho (e bom!).

Transformar um seriado em filme desse ser o cumulo do trabalho. Foi assim com o Sex And The City. Alias, tão dizendo que Friends vai virar filme.

http://relationchic.wordpress.com/

DaniCabrera disse...

Tô doida pra ver esse filme!
Valeu a dica!!!

Anônimo disse...

Gostei também de Agente 86, filme divertido, que soube preservar o charme da série, e ainda tem umas cenas de ação de darem inveja a filmes do gênero. Ah, e Steve Carrell está perfeito em cena. Abraço!

Dário Souza disse...

Fazia muito tempo em que eu nao dava tanta risada num filme de comedia.Fiquei com receio antes de ir pensei que seria um bestirol super sem graça,mas nao o filme é muito bom msm,destque para o steven,anne e o allan qu estao muito bem no filme.

Anônimo disse...

Nao vi ainda o filme, mas o seriado era muito legal, para aqueles que nunca assistiram sugiro que procurem na internet. Abraços Ana Lucia Caparelli