quarta-feira, 24 de junho de 2009

tinha que ser você: quando os atores salvam a fita

Tinha Que Ser Você é um daqueles românticos filmes que não cansam aos nossos olhos. Talvez a lembrança com Antes do Amanhecer/ Pôr-do-sol venha a nossas mentes, tal que ambos partem da premissa de dois estranhos se conhecendo por pouco tempo em um território estrangeiro para pelo menos um deles. Não importa qual a referência, Tinha Que Ser Você abraça essa premissa com uma pequena singularidade: não são dois jovens agora. É muito mais do que isso. São duas pessoas que vêem agora sua vida inteira passando por seus olhos, onde mágoas e arrependimentos crescem cada dia mais.

Harvey, interpretado por uma melancolia bem construída por Hoffman, é um homem triste e solitário. Quando viaja para a Inglaterra com o objetivo de assistir ao casamento da filha, descobre que não a levará mais ao altar, pois foi substituído pelo padrasto. Perdeu o vôo e, conseqüentemente, o emprego. Conhece Kate em um restaurante, personagem de Emma Thompson, que vem cheia de energia, mas repleta de tristeza e solidão. A química rola entre os atores desde a primeira entrada em cena, quando ele rejeita responder as perguntas de Kate.

Acaba que o longa fica sobrecarregado nas costas dos ótimos atores, que não parecem se importar e levam o filme adiante. O diretor Joel Hopkins infelizmente falha no cargo, principalmente no que se refere a incluir uma sub-trama da mãe da Kate - ele também é autor do roteiro. São cenas que não acrescentam nada, além de quebrar o ritmo do longa. Porém, ainda bem que Dustin Hoffman e Emma Thompson estão lá, perfeitos o tempo todo.

Tinha Que Ser Você
Last Chance Harvey, 2008
Direção e Roteiro Original: Joel Hopkins. Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, Liane Balaban, James Brolin, Richard Schiff e Bronagh Gallager.

4 comentários:

Gustavo disse...

Pelos atores protagonistas, a ver.

Filipe Machado disse...

Grande elenco, fraco argumento...

Rafael Carvalho disse...

Filme de ator, pelo visto. E não sou muito fã do Hoffman, mas parece que ele tá bem aqui. Ano passado tinha até aposta pra ele ser indicado ao Oscar.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Só de ver o Hoffman voltando a ser elogiado por um papel já me anima a encarar esse filme.