Explicando: a animação não recebeu 5 estrelas, por eu não achar ela excelente ou uma obra-prima. Acho o filme ótimo, muito bom mesmo, portanto 4 estrelas. Mas não significa que ele não seja um dos meus favoritos.
Procurando Nemo
Em um ano que tinha Demolidor, X-Men 2, a última parte da trilogia O Senhor dos Anéis, o terceiro American Pie, Procurando Nemo venceu todasas barreiras de uma animação e iniciou uma era de ouro para a Pixar. São tantos os personagens que contribuíram para isso: Marlin, Dori, Bruce, Crush, Nigel, a turma do aquário, que chega a ser injusto destacar um em especial. Porém, Dori rouba praticamente todas as cenas em que aparece, e com razão. A peixinha desmemoriada além de ser o verdadeiro contra-ponto do protagonista, é uma das personagens mais divertidas dos últimos tempos no cinema. Como não se lembrar da fala: "Não tem mais espaço no oceano para nadar? Quer cair dentro, quer?" ou "Nemo? (surpresa) Que nome legal" - já no último instante do longa. E quando ela encontra os tubarões vegetarianos: "Eu acho que eu nunca comi um peixe".
Cada sombra, as cores, cada capricho que a Pixar teve ao realizar este ótimo filme é mais uma prova da maestria com que o estúdio realiza seus longas. Diferente de projetos como o primeiro Madagascar - que é apenas bom -, Selvagem, O Galinho Chicken Little ou até mesmo o bom Deu a Louca na Chapeuzinho - sem mencionar aqueles outros longas de animação computadorizado mal-acabados como Putz! A Coisa tá Feia - a Pixar já tem a mão para fazer animação. Em vez de fazer dois, três, quatro filmes por ano, eles se concentram em entregar em mãos apenas 1 a cada ano que passa. Não tem muitos filmes, mas vamos contabilizar: Toy Story em 1995, Vida de Inseto em 1998, Toy Story 2 em 1999, Monstros S.A. em 2001, Nemo em 2003, Os Incríveis em 2004, Carros em 2006, Ratatouille em 2007 e Wall-E em 2008. Responda em 10 segundos: algum deles é ruim?
Procurando Nemo não só é mais uma prova da competência e a paixão que o estúdio tem pelo Cinema, como também é a prova de que é possível fazer uma animação tanto para adultos, quanto para as crianças. E é o ponto de partida para os verdadeiros anos dourados da Pixar Animation Studios.
- Venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação, além de ter sido indicado em outras três: Roteiro Original, Trilha Sonora e Edição de Som.
- Abaixo, o vídeo de Dori falando Baleiês - uma das cenas mais engraçadas do longa:
Procurando Nemo
Finding Nemo, 2003
Direção: Andrew Stanton. Roteiro: Andrew Stanton. Vozes: Eric Bana, Albert Brooks, Willem Dafoe, Ellen DeGeneres, Geoffrey Rush e Andrew Stanton.
3 comentários:
Nemo é mesmo uma graça, com o nível de qualidade da Pixar. E a Doli só pode ser a personagem mais engraçada que a Pixar já fez porque ela é demais!!
Bahhh
esse filme eh muito bom mesmo e com esse filme aprendi uma coisa bem séria.....
NAUM EMPRESTAR O DVD PARA CRIANÇAS PQ SE NAUM ELAS ESTRAGAM O DVD!
hahahahahah
mas eh muiito bom mesmo
ai ai
como diz a gab
THE BEST FOREVER
nossa, cara, adorei seu blog... naum tinha achado outro sobre cinema até vir parar aqui! vou passar sempre e jah estou acompanhando... nemo eh d+, a pixar eh o estúdio mais criativo de Hollywood, eles se superam a cada filme... esse último, "Wall-e", é uma obra-prima, um filme para entrar entre os melhores, de animação ou não. Já aguardo por "Up"...
abraços
http://filme-pipoca.blogspot.com/
P.S.: dako a pouco passo a ki para ler a crítica do "o lutador", agora naum tenho tempo (!)
Postar um comentário