sábado, 6 de dezembro de 2008

personagens inesquecíveis

Há muito a se discutir sobre os personagens mais inesquecíveis do Cinema. São milhares e milhares de bons personagens, por isso falar sobre os que mais marcaram é complicado. Nestes posts não vou me restringir a fazer listinhas, mas sim escrever apenas sobre um personagem de cada vez.

Como é a estréia, assim como eu fiz com os vídeos-clipes, eu vou falar de dois personagens. Ambos tiveram uma participação significativa na década de 90 - ao menos para mim. Lembrando que somente o personagem é muito bom, não sinificando que o filme seja uma obra-prima.


Jeffrey Goines, de Os 12 Macacos (1995)

Um defensor dos animais maluco que é visto no futro como uma ameaça a raça humana. É mais ou menos essa a descrição para Jeffrey Goines no filme Os 12 Macacos, do diretor Terry Gilliam. Interpretado brilhantemente por Brad Pitt, o personagem não é só bem desenvolvido, como também é uma mostra da criatividade do diretor ao construí-lo. Se de um lado temos a exigência das caretas, do outro temos a habilidade do ator para não deixar queas expressões o atrapalhem Por fim, temos um personagem incompreendido, inteligente e ambisioso. O destino de personagem culmina num forte apelo dramático - e até instigante, pois dá ao filme uma liberdade maior na narrativa.

Oda Mae Brown, de Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Whoopi Goldberg chega em Ghost com uma energia sem igual. Fazendo o papel da vidente que engana os clientes, ironicamente deixa o seu personagem incorporar em seu corpo e nos brinda com a mais brilhante atuação da atriz. Além da construção ser perfeita, todo o sorriso, a expressão de surpresa, cada maluquice sua é de uma natureza humana. Contando também com a boa química com Patrick Swayze, ela se torna a personagem mais interessante do filme. E numa produção com estrelas como Swayze e Demi Moore, a coragem de Golberg em não se rebaixar ao casal bonitinho é admirável e digno do Oscar que recebeu.

6 comentários:

Ana Yasha disse...

Não assisti Os 12 macacos, mas com Brad Pitt no elenco com certeza desse ser bom.
Já o Ghost eu já vi e aplaudi. :)

Calango disse...

cara... eu não assisti nenhum dos 2 hahhaha


mas como minha irmã diz:


brad pitt é gostoso
e ghost é clássico...


além de tudo eu gosto da negona atuando...

Rubens Rodrigues disse...

Eu tbm não vi 12 Macacos, mas Ghost marcou!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Dois bons personagens, mas que não entrariam entre os meus favoritos. Ghost é legal e a personagem da Whoopi também, mas não acho que ela merecia aquele Oscar (prefiro a Lorraine Bracco por Os Bons Companheiros), assim como concordo com a derrota do Pitt para o Kevin Spacey por Os Suspeitos. Aliás, esse sim um personagem inesquecível.
Gostei muito da sua idéia. Fico aguardando pelos próximos personagens.
Abraço !

Elam disse...

Ghost é um classico,acredito eu que nao haja que nunca assistiu ou pelomenos ouviu falar.
ja os 12 macacos...ainda nunca vi, foi aki q fikei sabendo!!!

Anônimo disse...

ate hoje choro se ver o filme ghost dnovo, nao lmbro qntas vezes chori vendo esse filme