quarta-feira, 9 de setembro de 2009

up - altas aventuras

Quando Up estreou nos Estados Unidos, foi um sucesso enorme de crítica e público, todos estavam gostando e havia muita pouca crítica negativa para o filme. A Disney do Brasil resolveu adiar o lançamento para setembro, o que criou ao mesmo tempo em que uma enorme expectativa, uma dose de ansiedade. Finalmente, ontem eu coloquei meus óculos em 3D, sentei na poltrona e matei a minha vontade que vinha me incomodar a meses e meses. Não, ele não é tao genial quanto Wall-E nem tão brilhante quanto Ratatouille, mas é um dos filmes mais emocionantes que a Pixar já fez.

A seqüência inicial, ao som da bela trilha de Michael Giacchino, é a mais sensível dos filmes do estúdio. É impossível não deixar escorrer nem ao menos uma lágrima ousegurar a vontade, que resulta de um trabalho de produção impecável, transformando a experiência ainda mais tocante ao decorrer do longa. Além do mais, é um filme audacioso, pois ele trabalha com superação da morte e a própria morte, sendo temas não muito comuns em longas de animação - mas estamos falando de Pixar, certo?

Por outro lado, o longa perde um pouco sua força ao entrar os novos personagens; não que estes sejam ruins, mas o fato do vilão ser o herói do protagonista quando este tinha na casa dos 8 anos é forçado demais, aliás todo o por quê que ele faz isso também não soa bem. Claro que isso não atrapalha muito, afinal ainda tem o cachorro Dug e a Kevin, que são dois bons personagens, principalmente trabalhados junto de Russel.

E Peter Docter, que tinha feito um excelente trabalho em Monstros S.A., aqui falta um pouco da estética para compor Up. Ora, se eles vão ao tal paraíso das cachoeiras, o lugar acaba não correspondendo a todas as nossas expectativas ao nos apresentar algo rochoso, sem graça - claro que na selva lá embaixo, até tem uma compensação, mas não muita. Mas Docter tem seu toque de gênio ao utilizar o 3D de forma sutil, mas bastante eficiente. Enquanto isso, a trilha sonora de Michael Giacchino se revela mais do que apropriada, não só sendo a melhor do ano até agora, quanto consegue ajudar e muito o filme a ir pra frente.

Resumindo Up: ele perde um pouco ao decorrer do filme, mas ganha não só pela criatividade e os carismáticos personagens, mas também pelos momentos marcantes de mais um ótimo filme da Pixar. Espero que o estúdio não perca nunca essa genialidade, que é tão rara nos dias de hoje.

Up - Altas Aventuras
Up, 2009
Direção: Peter Docter. Roteiro Original: Bob Peterson. Vozes de: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, Jerome Ranft, John Ratzemberger, Mickie McGowan, Danny Mann, Josh Cooley, Ellie Docter e Jeremy Leary. Voz na versão nacional de: Chico Anysio.

10 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Realmente Diego, não chega ao nível de um Ratatouille ou principalmente de Wall-e, mas é bem emocionante e maduro enquanto animação. Pena que não assisti num cinema 3D. Mas vale mesmo assim!

Anderson Siqueira disse...

Olá! Olha eu aqui novamente...
=]
Gostaria de conversar contigo por MSN pra lhe propor algo. Acho que vai gostar. Assim que puder, me adicione aí: siqueira.anderson@hotmail.com
VlW!

Gab Irala disse...

olha pela primeira vez, eu vi um filme antes de ti :D
haha.
beijo.

Dewonny disse...

Gostei pacas de UP, belíssima animação com a qualidade pixar de sempre, curti a beça!
Abs! Diego!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Gosto das animações da Pixar, mas com em JF elas só costumam estrear em cópias dubladas, devo esperar pelo dvd desse UP...

Alexsandro Vasconcelos disse...

Ah, pois eu achei um dos melhores, se não o melhor, trabalho técnico já produzido por uma animação. O paraíso criado pelo estúdio é tão perfeito, tão real, tão detalhista, que quase passa despercebido, quase não dá pra perceber que tudo aquilo ali é computadorizado.

No mais, concordo plenamente com seus comentários. A seqüência inicial é o melhor que Up tem a oferecer e, mesmo perdendo o ritmo com o passar dos minutos, acaba sendo uma excelente sessão, digna de Pixar.

Ótimo texto, parabéns!
Abração!

Vinícius P. disse...

Acho complicado a Pixar perder essa genialidade vista em suas animações, mas também torço para que mantenha o alto nível em seus próximos projetos.

Robson Saldanha disse...

Muitíssisimo curioso pra conferir este filme.

Luis Galvão disse...

é certo que ainda não é o melhor da Pixa (que continua sendo Ratatouille) mas ao juntar personagens ótimos, trilha perfeita e efeitos maravilhosos, nos dá mais uma obra prima da animação

Jonathan Rodrigues disse...

adorei o filme

achei de extrema sensibilidade e ao mesmo tempo um ótimo filme de aventura


achoq ue Carl e sues balões ficarão para sempre em nosso imaginário cinéfilo

filme inesquecível

estou escrevendo um texto sobre ele e devo postalo nos rpóximos dias