quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

de olho em...

David Fincher

Fincher já mostrava o seu estilo inovador nos clipes que dirigia, dentre eles Material Girl de Madonna e Road Rush de Paula Abdul (aquela que atualmente é juíza no American Idol), além de outros vídeos-clipes que vale a pena dar uma conferida - eu estarei exibindo postagem com os clipes dele no blogue.

Apesar de ter dirigido o mediano Alien 3, a sua carreira deu uma guinada com Seven - Os Sete Crimes Capitais. Lançado em 1995, Fincher tem a difícil missão de comandar um Brad Pitt em ascenção e um veterano Morgan Freeman, além de ter em mãos Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey. O filme recebeu apenas uma indicação ao Oscar, de melhor edição, mas já arrancou os mais variados elogios pela crítica especializada. Em 1999, dirigiu Clube da Luta e teve uma missão ainda mais difícil que o longa anterior. Brad Pitt de novo estrelaria seu filme, ao lado de um outro talentoso ator, Edward Norton, e ainda teria que driblar tudo e a todos pelo seu final surpreendente. As qualidades do filme seriam reconhecidas pela maioria somente anos mais tarde, considerado por alguns um filme cult - já eu discordo da classificação.

Em 2001, Fincher fez um suspense eficiente com O Quarto do Pânico, recebendo mais confiança dos produtores. Foram longos seis anos sem filmar nada, até que surgiu a oportunidade de transformar o livro Zodíaco em filme. De mesmo nome, o longa estreou em 2007 e teve como protagonistas Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo (dois atores da nova geração em ascenção) e Robert Downey Jr. em uma interpretação brilhante.

No ano de 2008, Fincher retoma a parceria com Pitt para fazer The Curious Case of Bejamin Button (traduzido no bom português como O Curioso Caso de Benjamin Button). Baseado no clássico homônimo de F. Scott Fitzgerald, a história gira em torno de um homem que começa a envelhecer ao contrário e ao fundo uma história romântica com uma mulher acaba gerando conseqüências devastadoras para ambos. Além de Pitt, o longa ainda conta com Cate Blanchett no par romântico. Ao que tudo indica, o filme estréia no Brasil no dia 16 de janeiro de 2009, mas está sempre sujeito a alterações. Veja o trailer legendado a seguir.

E clique aqui para conferir a resenha de Zodíaco.

Filmografia vista:

2007 - Zodíaco
2001 - O Quarto do Pânico
1999 - Clube da Luta
1997 - Vidas em Jogo
1995 - Seven - Os Sete Crimes Capitais
1992 - Alien 3

Total:

11 comentários:

Anônimo disse...

Sim,tinha visto isso em algum lugar ^^
ahuahuahua, ele nessa foto esta mara! \o/ ahuahauahua

Anônimo disse...

Ele com certeza foi um dos diretores que cresceram com o tempo!
Melhorou bastante.
Adorei Clube da Luta!

Jota disse...

naum conheco esse doido

Anônimo disse...

Desconhecia o fato que ele estava por trás dessas grandes produções, clube de luta, nossa :O

Tati disse...

Uauuuu, adorei seu blog. Muito bem escrito, indicações mais que perfeitas. E meio a tanta coisa ruim nessa blogosfera, enfim um lugar pra eu acompanhar.

(já estou com vontade de ver esse filme!)

Anônimo disse...

blo blog!!! voltarei...

Leo Pinheiro disse...

Acho que depois de 'Seven' as coisas começaram a rolar para ele. Sobre Alien, acho que melhor da franquia é a versão daquele diretor francês...(que eu esqueci o nome)

Diego Rodrigues disse...

O francês é Jean-Pierre Jeunet que fez Alien - A Ressurreição, de 1997.

Anônimo disse...

OLa!
parabens pelo blog, eu adoro cinema, sou viciada em filmes com certeza voltarei por aqui

Wallace Andrioli Guedes disse...

É um dos maiores diretores da contemporaneidade, responsável por 3 obras-primas (Seven, Clube da Luta e Zodíaco) e por um filmaço (Vidas em Jogo). Quanto ao Alien 3, é fraquinho mesmo, mas o próprio Fincher diz ter sido totalmente boicotado durante a edição, sendo o filme que conhecemos totalmente diferente do que ele desejava. E, de acordo com ele em uma entrevista que li, se não me engano, na SET, o material filmado não aproveitado foi descartado, ou seja, jamais veremos a "versão do diretor".
Ah, e estou ansioso pelo Benjamin Button.

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Quero assistir a esse filme, pelo vídeo parece ser bom o enredo me lembra o texto do Sean Morey. Que diz que a vida deveria começar na velhice e acabar como um feto dentro do útero.
O Brad Pit é um carma na vida desse diretor, mas a parceria tem rendido bons frutos. O filme Clube da Luta está em minha lista como um dos preferidos, eu o considero um filme com teor filosófico, adoro filmes nesse estilo...


http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/