quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Educação


O roteiro de Educação é escrito por Nick Hornby, autor de livros que inspiraram filmes como Um Grande Garoto, Alta Fidelidade e Amor em Jogo. Os livros são bem escritos, misturando no tom certo comédia e drama, sem exageros. É de se esperar que ao se aventurar no cinema como roteirista ele nos entregue um projeto curioso, certo? Infelizmente não. 

Educação tem um roteiro manjado, sem grandes inspirações e com um final previsível - e até decepcionante.  É quase impossível assistir ao filme e não pensar "eu já vi isso no cinema antes". Se o longa não é um desastre por completo é pelas atuações, quase todas muito boas - principalmente a garota Carey Mulligan. A história da garota inteligente (Mulligan) que começa a ir pelo mau caminho quando conhece David (Peter Sarsgaard), abandona os estudos e o garoto que a ama, é tão desinteressante que nada de novo é jogado na tela. Só o que já esperávamos.

O que me chamou a atenção é o desenvolvimento dos personagens secundários ao longo do filme, seja dos pais dela (interpretados por um apenas correto Alfred Molina e uma insossa Cara Seymour) seja dos amigos de David (interpretados por um bom Dominic Cooper e uma linda Rosamund Pike). Os personagens de apoio soam falsos, não se juntando à trama de maneira orgânica, é como se eles tivessem o seu papel e apenas isso, eles não têm vida. Isso sem mencionar a personagem de Emma Thompson, deslocada da narrativa - serviu apenas para que Mulligan pudesse dar seu discurso, e só, algo que a garota poderia falar com qualquer outra pessoa, mas vá lá.

O que salva mesmo são as atuações da dupla protagonista. Carey Mulligan chega energética, conferindo uma dose de charme e inocência de uma personagem que, aos poucos, vai aprendendo a amadurecer da maneira mais difícil. Sua indicação ao Oscar me parece exagerada, mas ao menos não errada, já que a garota realmente encontra a sua personagem logo no início da projeção. E quanto a Peter Sarsgaard, um ótimo ator que não escolhe filmes mais ambiciosos, tem a oportunidade de colocar um pouco de complexidade ao seu personagem, ao mesmo tempo que nunca perde a chance de ser um galanteador. Vale destacar também o ótimo figurino e a reconstrução de época - ainda que não seja nada que chame muito a atenção.

Terminando com cenas bobas e previsíveis, Educação não é um bom filme, mas não chega a ser um desastre  e é uma pena que o roteiro de um escritor tão eficiente quanto Horby dê voltas e mais voltas, acabando sempre no lugar comum. No fim das contas, não há justificativas para ele ser lembrado como um dos melhores do ano.

Educação
An Education, 2009
Direção: Lone Scherling. Roteiro Adaptado: Nick Honby. Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Alfred Molina, Cara Seymour, Dominic Cooper, Rosamund Pike, Olivia Williams, Matthew Beard, Amanda Fairbank-Hynes, Ellie Kendrick, Sally Hawkins e Emma Thompson.

4 comentários:

Roberto Simões disse...

Só 2 estrelas? Ainda não vi o filme, mas amigos meus que o têm visto têm adorado. Fiquei surpreendido ;D

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Anônimo disse...

Só 2 estrelas? Conheço muita gente que viu e gostou... mas tb ja ouvi gente que não gostou muito do filme. Deve ser mais um daqueles que devem ser bons, mas não á ponto de ser indicado pro Oscar de mhlro filme.


www.cinemaemdvd.blogspot.com

Rafael Carvalho disse...

Também achei o filme uma decepção imensa, com um roteiro que fragiliza seus personagens em prol de um desenvolvimento narativo estéril. Mas o pior mesmo é o final moralista que sabota toda a proposta inicial do filme. Faltou mais coragem. concordo contigo, Carey Mulligan e um subestimado Peter Sarsgard estão ótimos em cena.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Vi EDUCAÇÃO no Festival do Rio, e acho que foi a grande decepção que tive, de todos os filmes que assisti por lá. Juro que ainda não entendi todo o hype em torno do filme. Mas que Carey Mulligan é uma graça, isso é...