domingo, 26 de julho de 2009

sessão retrô: os goonies

A Sessão Retrô vai passar a analisar algumas pérolas que marcaram gerações. Toda a semana. Para início de conversa: Os Goonies, de Richard Donner.

Os nomes nos créditos já dão o que falar: com história de Steven Spielberg e roteiro de Chris Columbus, o filme é ainda dirigido por Richard Donner - um dos cineastas mais importantes da década de 80. Em 1985, Donner faria esta pequena jóia do cinema, talvez a maior aventura infanto-juvenil de todos os tempos. Um filme completo, que mexeu com a infância de milhares de pessoas. Mas tudo isso graças ao incrível carisma dos personagens.

Sean Astin e Josh Brolin interpretam os irmãos Mikey e Brand, que estão prestes a perder a sua casa. Completam a turma dos goonies Jeff Cohen interpretando Chunk, Corey Feldman (que provavelmente vai voltar pra essa sessão) como Mounth e Jonathan Ke Quan como Data. O mais interessante em Os Goonies é que a turma toda aparenta ser o mais clichê possível, mas ao mesmo tempo os seus atores são tão carismáticos e as decisões tomadas pelo grupo são tão naturais que tudo fica mais divertido. Temos o corajoso (Mikey), o irmão mais velho metido a macho (Brand), o engraçado do grupo (Mouth), o gordinho medroso (Chunk) e o nerdzinho metido a inventor (Data).

Completam a turma as garotas Andy (Kerri Green) e Stef (Martha Plimpton). Tem até mesmo o cara mais velho que rivaliza Andy com Brand. Mas e aí? É anos 80. O filme mexe totalmente com a fantasia de uma maneira encantadora. Qual criança nunca gostou de brincar de caça ao tesouro, tentando desvendar pistas e tudo o mais? É a infância que todos vimos na sessão da tarde. Está tudo lá. A descoberta do primeiro beijo, os bandidos, Sloth (John Matuszak), o tesouro perdido, a amizade e a união da turma.

Os Goonies é um filme que marcou infância e adolescência de muitos, sem efeitos visuais desses exagerados que vemos hoje em dia. Referência sempre no mundo pop, com a melhor música de Cindy Lauper, é uma aventura simples, divertida e inventiva. Com certeza, é a maior aventura infanto-juvenil já realizada até hoje. Qualquer criança que assiste se identifica ao menos com um dos personagens. Ou simplesmente o sonho de viver uma aventura e deixar a imaginação rolar solta, escolha o que preferir.

Os Goonies
The Goonies, 1985
Direção: Richard Donner. Roteiro Adaptado: Chris Columbus. Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Corey Feldman, Jeff Cohen, Jonathan Ke Quan, Kerri Green, Martha Plimpton, John Matuszak, Robert Davi, Joe Pantoliano, Anne Ramsey, Lupe Ontiveros, Mary Ellen Trainor, Keith Walker e Paul Tuerpe.

4 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Impossível de se comentar, filme da infância de muuuuitos...

SLOT QUER CHOCOLATE!! rs...

Gustavo H.R. disse...

Quantas memórias nostálgicas, quanto afeto esse filme suscita... Percebe-se que é dos mais adorados dos anos 80.
Pode parecer um pecado, mas nunca o vi.

Dewonny disse...

Filme sensacional q tbm marcou minha infância, acredito q de todo mundo q tem mais de 20 e poucos anos..rs..
Abs! Diego!

Rafael Carvalho disse...

Esse sim parece ser o clássico dos clássico da juventude. Nada é mais sincero em sua forma de tratar os descaminhos de um grupo de garotos e garotas. Sabe que agora deu uma saudade imensa do filme...