sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

amor sem escalas


Jason Reitman é um bom diretor mas nunca fez nada de excepcional em sua curta carreira (dirigiu o ótimo Juno e o regular, mas bom, Obrigado Por Fumar), é um diretor pouo ousado, convencional. Ao lançar Amor Sem Escalas, seu mais novo filme, os olhos de todos pareciam estar voltadas para ele, inclusive a própria Academia, já que é um dos favoritos a concorrer ao prêmio de melhor filme. Estrelado por um ator simpático de Hollywood (George Clooney), Reitman parece cair ans graças dos críticos de todo o mundo, mas a pergunta que fica é: o longa merece todo esse hype que está tendo? Não.

Clooney aqui interpreta Ryan, um homem cujo trabalho é demitir pessoas. Para isso, ele viaja de cidade em cidade para agir nas diversas empresas espalhadas pelo país. Já que gasta seu maior tempo viajando, não teve o prazer de se relacionar com alguém durante muito tempo, nem de ter um lar ou passar momentos marcantes da família - por isso, a notícia do casamento de sua irmã pouco lhe emociona. Sua percepção sobre o mundo que conhece muda quando conhece Alex (Vera Farmiga) e Natalie (Anna Kendrick):  a primeira, uma mulher encantadora, que assim como ele, passar mais tempo viajando do que em casa. e a última, uma nova empregada da firma que está tentando mudar o sistema de viagens que tanto ele gosta.

O roteiro é, talvez, um dos maiores problemas de Amor Sem Escalas: aos poucos, Ryan vai aprendendo um pouco mais sobre lar e como é horrível a solidão - embora o final salve o filme, com uma boa sacada do próprio roteiro. A ideia por vezes dá voltas e mais voltas, mas acaba caindo quase sempre no lugar-comum, atrapalhando todas e quaisquer ideias para se aprofundar mais nos seus personagens - fazendo com que surjam, assim, unidimensionais. Assim, mesmo que Natalie seja instável, não dá pra negar que, cada vez que ela tem seus chiliques, soa artificial - algo que o próprio diretor também não parece ter o controle necessário.

Aliás, as tão elogiadas interpretações também não fazem jus às temporadas de premiações: George Clooney se sai melhor na fita, extremamente carismático - como quase sempre; já Vera Farmiga e Anna Kendrick estão apenas corretas, sincronizdas com a história, mas não passa disso - portanto, é um absurdo pensar em indicá-las ao Oscar; e enquanto Jason Bateman se sai muito bem em suas pequenas participações, aproveitando-as ao máximo. O longa conta ainda com participações de Zack Galifianakis e o sempre competente J. K. Simmons (este, inclusive, trabalhou com Reitman em seus filmes anteriores).

Amor Sem Escalas é o tipo de filme que provavelmente vai agradar a muitos, criando uma espécie de hype  exatamente por isso. Mas se Jason Reitman quiser elevar o nível como fez em Juno , é bom que melhore em termos tanto de direção quanto de roteiro e ousar um pouco mais.

Amor Sem Escalas
Up in the Air, 2009
Direção: Jason Reitman. Roteiro Adaptado: Jason Reitman e Sheldon Turner. Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Amy Moton, Melanie Lunskey, Danny McBride,  Zach Galifianakis e J.K. Simmons.

Update (22/01/10): Na primeira atualização, a edição saiu errada. São três estrelas a avaliação final e não duas como eu havia colocado.

6 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Acho que o grande problema do filme é mesmo todo esse hype. Ao assisti-lo sabendo de todos os prêmios, das críticas elogiosas, o resultado acaba sendo decepcionante mesmo. O que acaba escodendo as qualidades que possui. Acho um bom filme, simpático, com algumas cenas muito boas, e com elenco ótimo (a meu ver, as coadjuvantes estão bem sim, principalmente Kendrick). É pior que JUNO, mas melhor que OBRIGADO POR FUMAR.

Anônimo disse...

Poisé... eu não entendo o alarde em cima deste filme. Ele é bom, mas não o bastante para ser considerado como um dos melhores do ano. A atuação de George, o roteiro e direção de Reitman... tudo me parece muito normal, sem nada de revolucionário. E sério Diego, a idéia daquele blog era muito legal, mas a gente era retardado naquela época....

www.cinemaemdvd.blogspot.com

Luis Galvão disse...

Pois é. Eu acho que o filme tem muitos méritos sim. Talvez não a atuação de George, mas Farmiga tá perfeita e até melhor que o protagonista. Acho que ele é merecedor de alguns prêmios, mas não tantos quanto se supõe.

sacolé disse...

Muito bom este Blog cara! Também gostei do post.

Pra ser um blog tão bom, tinha que ser do RS.

Anônimo disse...

Sobre teu comentário no meu blog: que sem graça... tu desvendou todos os vencedores ¬¬

Rafael Carvalho disse...

Ando louco para ver os três últimos filmes comentados, mas devo demorar um pouco mais. E as notas foram boas, hein!! Tenho boas expectativas!!!