quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

onde vivem os monstros




Há filmes que nos envolve, que nos emociona, que nos faz amar o cinema e que nos faz ter orgulho de estar o assistindo. É um sentimento estranho, este de compreender o que está nos sendo proporcionado, de entender os sentimentos propostos pelo filme, mas é tão bom sair do cinema com um imenso sorriso, pensando: "eu adorei esse filme!". Foi exatamente assim que eu me senti ao fim de Onde Vivem os Monstros, a nova produção de Spike Jonze.

Baseado em um livro de dez páginas, escrito por Maurice Sendak, o filme gira em torno do garoto Max, (Max Records) uma criança solitária, porém criativa, que inventa as mais diversas e curiosas histórias dentro de seu próprio mundo - como qualquer outra criança de sua idade. Certo dia, após uma briga com a mãe (Katherine Keener) ele foge correndo de sua casa, até parar em uma floresta repleta de monstros. Nomeado o rei das criaturas, constrói amizade com elas e em especial com Carol (voz de James Gandolfini), um monstro ciúmento e inseguro.

Onde Vivem os Monstros não é só uma simples aventura, mas também um exemplar perfeito de como utilizar uma história a favor da construçãom de seu personagem. Max - em uma inspirada atuação de Max Records - é um garoto comum, criativo e repleto de amizades na escola, mas disputa a atenção da sua família e parece que ninguém o compreende, já que a irmã sai com os amigos e a mãe nunca tem tempo para suas brincadeiras. Ao chegar na terra dos monstros, Max não só construiu em sua cabeça todas as criaturas tão parecidas com os seus sentimentos, que as decisões delas acabam refletindo em seu próprio interior.

Ora, se Carol nunca está satisfeito com as tentativas de Max para agradar a todos, não nos lembra exatamente dos esforços da mãe para com os seus filhos? Por outro lado, KW. (voz de Lauren Ambrose) abandonando a todos para se encontrar com os amigos nos remete exatamente a uma das primeiras cenas do filme em que a irmça de Max faz exatamente o mesmo. Alexander,voz de Paul Dano), que está sempre disputando a atenção de todos, exatamente como Max em sua casa. E o diferencial de Onde Vivem os Monstros para os outros reside exatamente nesta avaliação psicológica que o filme faz durante uma hora e meia de projeção.

A criativade visual de Jonze é admirável, fugindo dos padrões estéticos de Hollywood, onde geralmente o mundo é visto de uma maneira alegre e colorida (como o recente Um Olhar do Paraíso), o diretor aplica tons secos para retratar a terra de Max. Mas sempre resgatando a magia da mente do garoto, já que o que realmente importa é a maneira com que os próprios monstros lidam com o espaço - e assim, o cenário mostra-se ideal conforme o tempo vai passando. Vale mencionar o design dos monstros, que foge também do padrão de longas do gênero, já que apenas as expressões faciais foram criadas digitalmente (e mesmo assim, tornou-se uma combinação infalível com os animatrônicos).

Investindo sempre em um tom melancólico, o diretor Spike Jonze ainda nos brinda com uma bela trilha-sonora, composta por Karen O., deixando ainda mais prazeroso assistir ao filme. Onde Vivem os Montros é um filme adorável, tornando-se, desde já, um sério candidato a filme do ano.

Onde Vivem os Monstros
Where the Wild Things Are, 2009
Direção: Spike Jonze. Roteiro Adaptado: Spike Jonze e Dave Eggers. Elenco: Max, Catherine Keener, Pepita Emmerichs, Steve Mouzakis e Mark Ruffalo. Com as vozes de: James Gandolfini, Lauren Ambrose, Chris Cooper, Paul Dano, Forest Whitaker, Cahterine O'Hara e Michael Berry Jr..

8 comentários:

Tiago Ramos disse...

Where the Wild Things Are é provavelmente o filme familiar, mais genuíno, ingénuo e simples que tivemos oportunidade de ver. É uma viagem e tanto para nós adultos, um brilho nos olhos para as crianças. É sobretudo uma vontade incoerente de voltar a tal fase, encontrar um tal sítio de coisas selvagens, para depois voltar - ainda a tempo do jantar.

Amenar disse...

Que bom ler essa crítica! Poucas pessoas gostaram desse filme como eu, e parece que você é uma delas. Uma fábula e um clássico moderno, no meu TOP 5 do ano passado. FENOMENAL. Sensível, maduro, mágico e belo.

Alyson Santos disse...

Cada vez mais fico louco para ver. A crítica fez aumentar ainda mais essa vontade..hehe!

Abraços!

Gustavo HR disse...

Esse sentimento especial e raro é uma amostra do poder dos artistas que bem empregam as ferramentas do cinema. Desde que os trailer saíram, quis ver esse filme, espero poder fazê-lo na telona.

Alex Sandro Alves disse...

Eu também adorei este filme! E concordo contigo. Desde já um dos melhores filmes [e roteiro adaptado] do ano! O garotinho é ótimo! Os monstros adoráveis! O filme é realmente um prato cheio para os psicólogos. Dei risadas, me emocionei. Voltei a ser criança assistindo ao filme! Abs!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Não daria 5 estrelas, mas é sem dúvidas um belo filme.

Anônimo disse...

Nossa, eu amei esse filme. Um dos poucos filmes (talvez o único!) que consegui mostrar de verdade o que se passa na cabeça de uma criança. Mostrar as 'idiotices' de um modo mais maduro foi genial! Muito bom mesmo

www.cinemaemdvd.blogspot.com

Beto disse...

Concrdo plenamente, "Onde Vivem Os Monstros é excelente! Escrevi um post sobre o filme hj, se puder depois dá uma olhada: www.umblogdecinema.blogspot.com. Abs,!