quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

preciosa - uma história de esperança


Quando Preciosa tem início, somos apresentados a protagonista, cujo nome é o mesmo que dá título ao filme. É quando conhecemos o lugar onde ela mora, os abusos que sofre pelos seus pais e a sua solidão na escola. Pois bem, Claireece "Precious" Jones tem dezessete anos e é obesa, negra, pobre e está grávida pela segunda vez do próprio pai, características essas dignas de preconceito e vista por desconfiança pela maioria das pessoas - motivo de chacota para a garota até mesmo pela mãe.

O roteiro falha em quebrar a narrativa constantemente para dar lugar aos devaneios de Precious, que por mais que nos ajude a estabelecer uma aproximação com a personagem, parece mais atrapalhar. Não é apenas um desmérito do roteiro, mas também da direção de Lee Daniels, que se mostra muito mais um ótimo diretor de elenco do que do filme como um todo, refletindo no resultado final.

Com um roteiro e uma narrativa apenas convencionais, sobra para os atores segurarem a produção e eles o fazem muito bem. A novata Gabourey Sidibe - é seu primeiro longa-metragem - encarna Precious de uma maneira absurdamente bem construída, expressando o drama da protagonista sem parecer piegas - é muito fácil um personagem mendigar a piedade do espectador, tornando-se artificial. Da mesma maneira, vale mencionar o ótimo desempenho de Paula Patton como a professora da garota e  boa aparição de Mariah Carey. Nem mesmo Lenny Krevitz atrapalha.

Porém, o drama emociona mesmo, torna-se pesado quando Mo'Nique, que interpreta a mãe da Precious, entra em cena, em uma atuação monstruosa. Todas as palavras que saem de sua boca são ditas com tanta intensidade, com uma tristeza, mas ao mesmo tempo com uma fúria que é difícil não temer quando a mãe ofende a filha, chamando-a de "baleia" ou acusando-a de gostar de ser abusada pelo próprio pai. E ainda assim, após todas as palavras ditas, todas as suas ações, ela consegue ainda fazer com que o espectador se emocione com a personagem em sua última aparição no filme. Trabalho de uma atriz que sabia o que estava fazendo.

A história de Preciosa não é muito diferente da maioria das jovens que moram em lugares sem oportunidades. O fato é que um longa baseado no assunto poderia soar muito bem como panfletário, denúncia, uma tentativa de polêmica, mas o longa de Lee Daniels contorna isso fácil, fácil. Pode não ser um dos melhores filmes do ano, mas é um trabalho, no mínimo, de respeito.

Preciosa
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, 2009
Direção: Lee Daniels. Roteiro Adaptado: Geoffrey Fletcher. Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique,  Paula Patton, Mariah Carey, Sherry Sheperd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson, Angelic Zambrana, Aunt Dot, Grace Hightower e Barret Helms.

4 comentários:

Anônimo disse...

Doido pra ver.

Obrigado pela visita ao Cinema é Magia. Seu site já está linkado no blogroll. Aproveite para conhecer meus demais blogs:

http://somenteboasnoticias.wordpress.com
http://telemagia.wordpress.com
http://acasatorta.wordpress.com
http://musicamagia.wordpress.com

Grande abraço
Tommy
http://cinemagia.wordpress.com

Robson Saldanha disse...

Eu gostei um pocuo amis que você. É um filme extremamente tocante e forte ao mesmo tempo. O seu tom está nas atuações e na direção. O roteiro não é dos mais perfeitos mas atende as necessidades!

Anônimo disse...

É um filme de atuações... só. Não deveria estar disputando em tantas categorias no Oscar.

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Rafael Carvalho disse...

Tenho um certo receio quanto a esse filme. A história parece forte, mas também tem cara de filme autopiedoso e chorão. Mas veremos. Devo assitir hoje ou amanhã.