quinta-feira, 11 de junho de 2009

90's: antes do amanhecer


Antes do Amanhecer é talvez a obra mais romântica dos últimos tempos. É o encontro perfeito entre os atores com o texto, suavizados na direção de Richard Linklater. Obviamente, o encontro de dois estranhos em um trem e a rapidez com que o rapaz convence a garota de ir ao vagão-restaurante pode parecer um pouco fora da realidade, mas é então que Linklater muda totalmente o nosso ponta de vista.

A maneira como a dinâmica entre Hawke e Delpy se desenvolve, a partir dos ótimos diálogos escritos por Linklater, se revela a força-motriz de todo o longa. Não estamos presenciando aqui um romance qualquer, é diferente, é algo a mais. O casal não são dois atores no meio de uma cena, são Jesse e Celine, respectivamente, se encantando um com o outro. Olhos nos olhos. Algo que os jovens de hoje em dia esqueceram de usar, já que ficam enfornados nos seus quartos usando um computador. Não é assim que se conhece alguém, é vendo a sua reação a cada fala, é se encantando com a outra, é simplesmente um abraço ou um sorriso. Talvez por isso é tão fácil se identificar com estes dois, pois todos já vivemos um amor que começou assim, de algo que impressionava a outra pessoa.

Assistir Antes do Amanhecer sozinho em um quarto, pode ser deprimente. Mas também é uma experiência maravilhosa. Quantas vezes já sentamos em um ônibus, olhamos para uma pessoa e nos perguntamos: "uau, aquela pessoa pode ser a certa pra mim!". E quantas vezes a gente já olhou alguém que namoramos e pensamos "uau, aquela pessoa pode ser a certa para mim!". E quantas vezes já nos decepcionamos? Jesse e Celine nao estavam procurando por alguém naquela tarde, são apenas duas pessoas perdidas encontrando em um o que faltava no outro. Um amor simples, bonito e sincero.

É tão bom que um filme possa transmitir vários sentimentos assim para um ser-humano. Não dá pra evitar aquele sorrisinho no rosto após acabar o filme - mesmo depois de eu saber o destino dos personagens ese encantar também com Antes do Pôr-do-Sol. E Julie Delpy é linda, sem ser forçada, enquanto Ethan Hawke passa longe de ser um galã. Assim, fica tudo mais honesto.

Antes do Amanhecer
Before Sunrise, 1995
Direção: Richard Linklater. Roteiro Original: Richard Linklater e Kim Krizan. Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Andrea Eckert, Hanno Pöschl, Karl Bruckshwaiger, Tex Rubinowitz, Dominic Castell, Haymon Maria Burtinger e Harold Waiglein.

6 comentários:

Filipe Machado disse...

Caro Diego,
Obrigado pela visita ao Additional Camera, já coloquei também o link do teu blogue. Voltarei periodicamente!

Quanto ao artigo, ainda não vi este filme, apesar do duo principal ter uma qualidade imensa. Já ouvi falar muito bem desta película e da sua sequela (feita 11 anos mais tarde, salvo erro), chamda Antes do Anoitecer. Sem dúvida, dois filmes a ter em atenção!

Hugo Leonardo disse...

Este filme é um clássico dos anos 90 certamente, melhor do que a continuação, que também achei boa.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol são absurdamente lindos, os melhores filmes da carreira do Linklater e, provavelmente, do Ethan Hawke. Tenho os dois em uma edição especial em dvd, e preciso revê-los (assisti-os em 2004!).

Rafael Carvalho disse...

Cara, adoro esse filme, mas confesso que tenho uma queda bem maior pela continuação. Mas ambos os filmes possuem a mesma proposta, chega a lembrar um filme de Eric Rohmer com todo aquela verborragia deliciosa. Mas a direção do Linklater é bastante sutil para nunca deixar isso se tornar enfadonho. E eu AMO a Julie Delpy!!!

Tomatte disse...

Gostaria muito de saber o nome da cantora e da musica que eles escutam na loja de discos. Se puderem me ajudar. Desde já muito grato.

Camila Araújo disse...

O nome da música que eles escutam na loja de discos é Come Here da cantora Kath Bloom. :)