sexta-feira, 21 de agosto de 2009

se beber, não case!

Comédia vem sendo um gênero cada vez mais discutível. Quando se trata de comédia vindo de Hollywood, o gênero já virou sinônimo de "bobagem" pela maioria das pessoas, e as chamadas "comédias inteligentes" estão vindo cada vez com menos representantes, dando espaço a aqueles filmes adolescentes apelativos - imitando American Pie até hoje -, ou para os filmes produzidos por Appatow - que tem bons representantes no gênero. Todd Phillips é, assim como a maioria dos diretores do gênero em Hollywood, um diretor com muitos erros e alguns acertos. Seu último filme para o cinema, Escola de Idiotas, é, com o perdão do trocadilho, idiota demais. Em contrapartida, ele já havia nos dado sinal de timing cômico com o mediano Starsky & Hutch ou com o bom Dias Incríveis.

Por isso é admirável ver a sua evolução no gênero com este Se Beber, Não Case!. Escrito a quatro mãos por Jon Lucas e Scott Moore, o longa tem início já com uma cena de Phil explicando para a noiva de Doug que o perderam na despedida do solteiro, falando que o casamento não vai acontecer. Depois somos apresentados aos personagens e a viagem dos quatro para Las Vegas. Logo em seguida de um drink, não sabemos o que os quatro fizeram naquela noite, só sabemos que três deles estão acordando com uma ressaca, sem nem lembrar o que os deixou daquele jeito.

O roteiro dá várias pistas e, aos poucos, acabamos descobrindo, por exemplo, o por quê de um bebê encontrado no armário ou o por quê do dentista não ter mais o dente. E enquanto isso vai acontecendo, somos bombardeados com situações constrangedoras, personagens ainda mais loucos que os amigos e atuações afinadas de todo o elenco. Para começar com o destaque, Zach Galifianakis, interpreta o seu Alan como um cara solitário, sem muitos amigos e esta viagem acaba se tornando praticamente a melhor coisa para ele. Mas Galifianakis tem o timing cômico preciso e vai mais além: as cenas em que ele apenas abre a boca, já são motivo para levar o espectador a risadas - notável também que o ator não tem vergonha de mostrar o seu porte físico para nada.

E enquanto isso, Ed Helms tem a difícil tarefa de incoporar o certinho da turma. Mas Helms é tão bom ator de omédia que isso não interfere em nada. Muito pelo contrário, a sua história é uma das mais fascinantes do longa, principalmente o que ele acabou fazendo na noite em Las Vegas e, sua reação ao saber é ótima. Em seguida temos Bradley Cooper como a espécie de líder do grupo - se é que o grupo tem um líder. Seu Phil é um cara que não gosta de sua vida, por isso a viagem a Vegas é perfeita para o personagem: sem mulher, sem filhos, sem alunos, só ele. E Cooper pode não ter o perfeito timing cômico como os seus colegas de elenco, mas chega bem perto e não chega a atrapalhar em nada. E tem uma linda e divertida Heather Graham, que só vinha escolhendo porcaria, finalmente tem a chance de voltar em uma comédia de verdade - e sua personagem é ótima.

A química que os três constróem ao longo do filme é perfeita. Não podia ser melhor. A premissa dos três amigos lembra um pouco o Dias Incríveis, mas aqui Phillips leva as trapalhadas do grupo para um patamar totalmente diferente. O diretor evolui e com ele, as piadas também, mais pelo trio protagonista, que é surpeendentemente bem desenvolvido pelo roteiro. Ao lado de Eu Te Amo, Cara, uma das comédias do ano.

Se Beber, Não Case!
The Hangover, 2009
Direção: Todd Phillips. Roteiro Original: Jon Lucas e Scott Moore. Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Sasha Barrese, Ken Jeong, Jeffrey Tambor, Rachael Harris, Rob Riggle, Cleo King, Bryan Callen, Matt Walsh, Mike Epps, Dan Finnerty, Jernard Burks, Ian Anthony Dale, Michael Li, Sondra Currie, Gillian Vigman, Nathalie Fay e Mike Tyson.

4 comentários:

Dewonny disse...

Bem boa essa comédia, divertida e engraçada na medida certa, uma agradável surpresa!
Muito legal ficar descobrindo junto com os personagens as coisas mostradas sem nenhuma explicação aparente!
Abs! Diego!

taís disse...

Estou meio ausente de cinema ultimamente, já sinto falta! Tem tantos filmes novos para ver. Vi o trailer desse. E agora, olha só, já estou louca para assistir, haha.
Um dia, nem que seja daqui a vinte anos, eu vou escrever uma crítica boa como a sua. Juro.
Haha, beijos!

Roberto Simões disse...

Este filme fez um sucesso enorme em Portugal. Não o vi ainda, mas guarda as melhores recomendações.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Unknown disse...

Também fiz uma resenha desse filme. Embora não tenha achado-o a melhor comédia do ano, cheguei a ficar mais leve de tanto rir. abs.