quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

homem de ferro

Quando X-Men foi lançado, todos aplaudiram Hugh Jackman pela excelente caracterização como Wolverine. Dois anos depois, o ator que se tranformou em um super-herói foi Tobey Maguire como Peter Parker. Nas seqüências que vieram a seguir, os dois atores só confirmaram que conseguem incorporar osheróis de maneira única, sendo insubstituíveis. No ano de 2008, Robert Downey Jr. segue com perfeição os passos da dupla e se junta e eles por sua caracterização perfeita como Homem de Ferro.

Robert Downey Jr. surge como um perfeito Tony Stark. Desde a sua canalice até a sua inteligência sobre-humana, passando pela sua expressão facial e o seu fascínio por ser um super-herói. Além do mais, Downey Jr. tem a aparência exata do Tony Stark dos quadrinhos, surgindo não só como um ator perfeito para o papel, mas como uma verdadeira cópia perfeita das revistas. Não bastasse toda a semelhança, ele ainda vem com a mesma energia de Zodíaco batendo todas as expectativas e incorpora de corpo e alma para este papel.

No entanto, não basta só aplaudir o ator, que por mais perfeito que esteja no papel, não é o único destaque do longa. O roteiro é completamente a favor da trama e assim como Homem-Aranha, acerta em nos contar de como um cara comum se transforma em um super-herói. Também é favorecido ao nos contar um indício do romance envolvendo Stark e a sua "secretária", Pepper Pots, que mais parece uma babá do que qualquer outra coisa. Enquanto Tony se diverte com outras mulheres, Pepper assiste tudo de camarote, mas nunca perde a postura e é sempre profissional. Interpretado com eficiência pela magrinha Gwyneth Paltrow.

Cabe a Jeff Bridges o papel do vilão Obadiah, ou melhor, o Monge de Ferro. Discrição faz parte da escolha do ator para o papel. Apenas depois ele decide dar aquelas gargalhadas fatais e o papo do "eu sou o melhor hahaha", mas o fato é que não incomoda nem um pouco. Depois de tanto tempo grudados na tela no filme do diretor Jon Fraveu que se um vilão quer ser o dono de toda a fábrica ou se quer dar aquelas gargalhadas e ser mauzinho, que seja. Afinal, temos agora o Homem de Ferro para salvar o mundo.

P.S.: Tem uma cena após os créditos finais. São poucos segundos, mas para os fãs do Universo Marvel é um prato cheio. Para os que não são, dá pra ficar curioso para o que vem em seguida.

Homem de Ferro
Iron Man, 2008
Direção: Jon Favreau. Roteiro Adaptado: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby. Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson.

14 comentários:

Leo Pinheiro disse...

Realmente a máscara (expressão facial) do RDJr. está perfeita, é contida, sem exageros ou caricaturas. Mas, sinceramente, esperava + do filme...

TIAGÃO disse...

ainda não assisti, mas assistirei no sábado, ja to com o cd em casa!
espero gostar, pois sou fã da marvel!

YagoMurakami disse...

Gostei do filme em si, mas não foi um dos meus preferidos de todos os tempos, ta certo que gastaram mais de 300 milhões de dolares com o filme, ótimos efeitos especiais e tal, mas gostei mil vezes mais do filme the mist, wanted, How To Lose Your Friends And Alienate People, entre outros...
alias, esse ultimo ai, com o nome gigante, não muito conhecido mais o filme é muito bom, comédia de mais!
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Daiane Santana disse...

hehe muito bom o filme .. alias eua cho ... vi só os trailers ...

:)

Parabéns pelo blog. nada melhor doque escrever sobre o que agente gosta

:*

xero

Anônimo disse...

Bacana o seu blog! :)

www.ideiasdoganem.blogspot.com

Dr. Sam Bruce disse...

Na minha opnião,uma correção,Apenas Hugh Jackman e Robert downey Jr. incorporaram bem seus personagens.
Tobey Maguire não ficou nada haver com o Peter Parker. nada mesmo,apesar de ser fã do Aranha e gostar dos seus filmes,Maguire não ficou bom como o teioso.

Homem de Ferro foi o segundo melhor filme de heróis e adaptações de Hq's do ano.
a melhor foi o Batman-Cavaleiro das Trevas,mas Homem de Ferro vem logo atrás,num empate muito grande.

Downey Jr. é o Tony Stark em carne e osso. não imagino,e sei que não existe alguém mais parecido com o Tony do que o downey jr.

Diego Rodrigues disse...

Pois eu acho inclusive que Tobey Maguire deveria ter sido indicado a prêmios pela sua atuação por Homem-Aranha 2, inclusive no Oscar. :D

Ele tem todo o jeito ingênuo e nerd de Peter Parker e evitou de todos os jeitos de transformá-lo em um playboyzinho - como fez a animação hit dos anos 90 do herói.

Anônimo disse...

Realmente um ótimo filme e uma volta triunfal para Robert Downey Jr.

Parabéns pela resenha. E a parte final, depois dos créditos, é muito boa!!

Abraços

Wallace Andrioli Guedes disse...

Gosto de Homem de Ferro, principalmente pela atuação do Downey Jr. e por algumas cenas, como a da primeira atuação do personagem contra os terroristas. Mas não me encantei com ele como muitos se encantaram: acho que é um ótimo filme de origem, mas espero um filme melhor na continuação.

Carol disse...

nossa, eu quero verr, só acho meio moda, estarem fazendo filme, na mesma linha!!!!

http://diariodaminhavida-duda.blogspot.com/

Erich Pontoldio disse...

Eu gostei do filme...bom enredo, bons atores ... mas nada d+

Unknown disse...

caralho - calotiei o blog de cima por que nao me diz nada. o teu é legal. ja assisti o homem de ferro mas virou uma comedia. fui

www.mechupanaplacenta.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu particulamente não gostei muito, esperava "O filme" não atendeu as minha espectavias .. rsrs

Abç.


*
http://www.analucianicolau.adv.br

Fabio Thiago disse...

o filme é bom msm o blog é bacana