quarta-feira, 1 de julho de 2009

transformers - a vingança dos derrotados

E Michael Bay disse: "foda-se todo mundo". E fez Tranformers - A Vingança dos Derrotados. Se no anterior o diretor tentava equilibrar um pouco a história com a ação, dosando o humor com a seriedade - vejam bem, eu usei a palavra "tentando"; neste ele literalmente não está nem aí pra nada. Recheado de sub-tramas bobas e sem-graças, a história gira de Fallen, um robôsinho revoltado porque há muito tempo foi traído por sua família, só porque ele queria dominar o mundo e tudo o mais. Então, o vilão volta com essa ideia mais uma vez, mas tem que tomar cuidado com Optimus Prime, o único capaz de derrotá-lo. Nessas idas e vindas, Optimus é morto, Sam é posto no meio da guerra e tem muita, mas muita correria. Tem explosão a cada cinco minutos. Tem o dobro de robôs visto no primeiro filme - até torradeira elétrica que se transforma em um Decepticon.


Sim. Michael Bay resolveu explodir tudo nesta continuação. Minha teoria é que o diretor visitou todos os fóruns da internet e foi a fundo: o que será que os fãs do primeiro filme gostariam de ver nesta continuação? Mais explosões? Mais Megan Fox com shortinhos curtos e decotada - tá bom, isso não há nada para reclamar... Enfim, o fato é que Bay pouco liga para a história, transformando este Transformers (trocadilho!) em uma mega-produção que apresenta 2 horas e 30 minutos resumindo-se em explosões, carros, robôs e mulheres.

As cenas de ação são exaustivas - mesmo com os arrasadores efeitos visuais -, a história é muito fraca - se tiver uma... e a Megan Fox , apesar de linda, não sabe nada de atuação, além de Shia LeBeouf só gritar o tempo todo. E Michael Bay... Bom, é Michael Bay! O cara que incui alguns planos em câmera lenta para acentuar o heroísmo de seus personagens, o cara que fica fazendo travelling até mesmo em um simples diálogo. Com um diretor como Bay, só resta apreciar a diversão em algumas cenas e dizer: "foda-se todo mundo". Pena que neste aqui não dá nem pra falar a frase, porque é uma tortura só de ficar até o final.

Transformers - A Vingança dos Derrotados
Transformers: Revenge of the Fallen, 2009
Direção: Michael Bay. Roteiro Adaptado: Ehren Kruger, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Elenco: Shia LeBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, John Turturro, Isabel Lucas, Tyrese Gibson, Matthew Marsdan, Glenn Morshower, Ramon Rodriguez, Kevin Dunn, Julie White e Rainn Wilson. Com as vozes de: Hugo Weaving, John Turturro, Frank Welker, Peter Cullen, Mark Ryan, Darius McCray, Reno Wilson, Robert Foxworth, Jess Harnell e Mike Patton.

*Revisado.

1 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Odeio o Michael Bay, acho o primeiro filme razoável, mas execrável em muitos momentos, como quase toda a filmografia dele ... mas devo ver essa continuação, mesmo que só para poder falar mal...