terça-feira, 16 de dezembro de 2008

retrospectiva 2008- filmes #1

Alguns filmes que estrearam em 2008 e que eu ainda não comentei. Já que é final do ano, vale uma relembrada em algumas das principais produções deste ano que entraram no circuito brasileiro.

Juno, de Jason Reitman (2007)

Diablo Cody constrói uma história tão envolvente e carinhosa como a própria personagem. Se de um lado Juno é uma garota energética, impulsiva e honesta, por outro ela tem toda uma sensibilidade que vai aparecendo aos poucos graças a sua precoce gravidez. Por isso, o seu contra-ponto é interpretado por Jennifer Garner. Enquanto uma não quer ser mãe, a outra vê em Juno a grande oportunidade de sua vida, assim as duas vão aos poucos tomando os rumos de suas vidas e se conhecendo melhor. Além da brilhante interpretação de Ellen Page como Juno, vale lembrar os outros ótimos coadjuvantes; Michael Cera, Allison Janney (a melhor do quarteto), Jason Bateman e J.K. Simmons.

Estréia: 22/02/2008

Hancock, de Peter Berg (2008)

O maior erro do filme é construir um roteiro com agilidade, sem se preocupar com origens ou maiores explicações. A tentativa de uma fotografia parecida com a de um filme independete também é constrangedora, principalmente nos poucos momentos de humor que o diretor tenta extrair de um drama como este. Will Smith está apenas correto, rendendo os destaques para o casal Embrey, interpretado com mistério por Charlize Theron e com uma sensibilidade inspiradora por Jason Bateman - de longe, o personagem mais interessante. Se tivesse sido melhor trabalhado, me arrisco a dizer que teria sido um filmaço.

Estréia: 04/07/2008


Super-Herói - O Filme, de Craig Mazin (2008)

Todo Mundo em Pânico é uma série já desgastada. Entretanto, os três primeiros filmes continham algumas gags que lá de vez em quando funcionavam. O motivo era simples: ao investir em piadas de trinta em trinta segundos, uma hora ou outra alguma tinha que ser engraçada. No quarto longa da série não havia uma piada que pudéssemos rir, por mais que a fórmula fosse a mesma dos anteriores. Infelizmente, Super-Herói segue a mesma linha que o quarto filme da série Todo Mundo em Pânico. Dirigido e escrito por Craig Mazin, a produção tem como base a história de o primeiro Homem-Aranha. Trocam-se os heróis, aranha por libélula, as participações constrangedoras, uma cena ridícula tirando sarro com os X-Men - particularmente, Charles Xavier - e outros elementos péssimos no roteiro. Sem falar das atuações vergonhosas e da direção pró-lixo. A única coisa que se salva é a participação de Leslie Nielsen, que é bem mais ou menos - já foi mais inspirada em outras comédias.

Estréia: 18/04/2008

7 comentários:

Anônimo disse...

Dos três filmes que você citou ai eu só gostei mesmo de Juno.

Os outros são apenas medianos pra não dizer medíocres. Perdi meu dinheiro vendo!

Unknown disse...

Cara,eu gosstei muito de Hancok

Carol disse...

De todos no post o que eu mais gostei foi Juno, adoreiiii, achei muito bom o filme, uma visão diferente da menina jovem grávida!! bjao

Rafael Carvalho disse...

Juno é uma grata surpresa. Tudo no filme podia ter dado errado, ou partir para os clichês dos filmes indie, mas existe uma vivacidade tão pertinente à tragetória da protagonista que deixa claro o talento da Cody. Ellen Page é uma força e tanto.

Já Hancok é um desastre desdo o início. E a coisa piora a patir da reviravolta na metade. Aí o que estava ficando cansativo passa a virar confusão.

Super-Herói não vi, e pelo visto fiz bem.

Leo Pinheiro disse...

Juno é lúdico e bonito, mas não é essa obra prima que a imprensa internacional exultou!

Decepcionante.

Apesar de estar + madura do que em 'Menina má.com', acho que a atriz repete algumas caras e bocas adolescentes e 'inocentes' do filme anterior.

Que, aliás, tb foi superestimado.

Nanda Nascimento disse...

Só assisti o Juno dos filmes citados, e achei excelente e Hancok eu começei a ver mais nem terminei.

Beijos!

Paula disse...

Juno é otimo , amei .
e Super Heroi é nem bom nem ruim.