sexta-feira, 4 de setembro de 2009

brüno

A graça que residia em Borat era mais pela performance do ator Sacha Baron Cohen do que qualquer outro elemento do filme, mas ainda assim o roteiro conseguia tirar algumas espertas situações para o protagonista - como a cena do odeio, por exemplo. Portanto, é uma pena constar que neste novo exemplar, Brüno, não há praticamente nada no roteiro que atraia uma ou outra situação boa, e o único trunfo mesmo da produção é o ator Sacha Baron Cohen.

E enquanto o longa se segura na performance de Cohen, a tentativa de copiar Borat fica cada minuto mais evidente - as tramas, para começar, são irmãs-gêmeas. E nessa tentativa frustrada e as semelhanças com o outro longa do ator, as situações ficaram cada vez mais difíceis de acontecer, agora que todos já conhecem os personagens famosos de Chen. Por isso, é difícil engolir a forçada aparição de Paula Abdul, além de outras situações que não sabemos se é armação ou não.

Já que o formato perdeu a graça, o roteiro copia a trama de Borat, a performance de Cohen compensa uma hora e dezessete mninutos da projeção - parte disso se encontra na canção ao final do filme, com astros como Snoop Dogg (eu falei astro?), Elton John e Bono. O ator ainda está ótimo, e sua concentração nas cenas em que Brüno aparece realmente é admirável, mesmo que o seu personagem seja desprezível.

Sem nada de novo e com muitas situações completamente sem-graça, o maior erro de Brüno foi de tentar repetir o sucesso de Borat. Se a produção tivesse feita da maneira mais comum, e não um documentário ficcional, poderia render algo. Potencial o personagem até tem. Esse filme, nem tanto.

Brüno
2009
Direção: Larry Charles. Roteiro Adaptado: Anthony Hines, Sacha Baron Cohen, Dan Mazer e Jeff Schaffer. Elenco: Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten, Clifford Bañagale, Chibundu Orukwowu, Chigozie Orukwowu, Josh Meyers, Bono, Chris Martin, John, Slash, Snoop Dogg, Sting e Paula Abdul.

5 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Também não sou fã de Borat. Acho que o que o filme tem de politicamente incorreto gera uns bons momentos de crítica à sociedade norte-americana, mas o humor dele é bem escrachado e não me convence tanto. Ainda estou com pé atrás sobre esse Bruno, mas verei assim que puder.

Roberto Simões disse...

1º Aniversário do CINEROAD!
O seu blogue recebeu uma menção especial!

Obrigado pelas visitas,
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Gustavo disse...

BORAT, que já era repleto de pisadas na bola? Não soa bem...

taís disse...

Não curto borat, e já imaginava que esse brüno não ia ser grande coisa mesmo. Estou com saudades de postar, mas ultimamente está impossível! Êê ano de vestibular...

Dewonny disse...

Ñ é melhor q Borat, mas pra mim até q valeu a pena. nota 6!
Abs! Diego!