Porém, mais do que isso, Quem Quer Ser um Milionário? é um filme bonitinho e defácil aceitação. Dirigido também por um diretor mais conhecido por seus trabalhos versáteis (de Transpoitting a Sunshine, passando por Extermínio, Caiu do Céu e A Praia). Danny Boyle é um diretor quase sempre competente, já pisou na bola (A Praia), mas também já acertou a mão em cheio (Extermínio). Mas em Quem Quer Ser um Milionário? o diretor não inova, não tira grandes atuações, nem faz imensos esforços pra fugir do convencional. No final, tudo o que vemos é simplesmente um filme como qualquer outro.
O pacote é muito menor. Uma história indiana que começa na infância, quando um garoto perde a sua amada garotinha e agora ele faz de tudo para reencontrá-la, até mesmo enfrentar seu irmão e ainda tentar responder uma série de perguntas num programa, é ma trama difícil de não cair nos clichês. A tentação é grande. Aqui, apesar de alguns diálogos que parecem ter saído de uma novela do Manoel Carlos ("Vamos viver de que?", pergunta a doce protagonista. "De amor", responde o esperto Jamal, já adulto). Porém, o que funciona mesmo é que o filme é muito bem amarado. E esse é o principal ponto positivo do longa.
A montagem é ágil, conecta bastante as cenas sem deixar cair no labirinto de idas e vindas que o filme apresenta - algo que não funciona tanto em O Leitor. Mesmo que seja forçada demais a idéia de ligar cada pergunta do programa com algum momento de sua vida, a montagem dá um jeito em conectar todas as cenas importantes sem ser forçado. A fotografia é inspirada. Boyle soube conduzir direitinho todos os movimentos de câmera - alguns inspirados pelo efeito Cidade de Deus.
Porém, nada disso conserta a produção de comum. Sem grandes inovações, nem nada que se destaque - fora o garotinho que interpreta Jamal pequeno, o melhor ator do filme. É uma boa produção, é legal ver Hollywood e Bollywood juntas, mas não passa disso.
Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire, 2008
Direção: Danny Boyle. Roteiro Adaptado: Simon Beaufoy. Elenco: Dev Patel, Ayush Makesh Khedekar, Tanay Chheda, Freida Pinto, Rubiana Ali, Tanvi Ganesh Lonkar, Madhur Mittal, Azharuddin Mohammed Ismail, Ashitosh Lobo Gajiwala, Chirag Parmar, Janet de Vigne, Anil Kapoor e Saurabh Shukla.
3 comentários:
Cara, apesar de reconhecer as limitações do filme, eu adoro Slumdog Millionaire ...
E discordo de vc quando diz que um filme como O Leitor não venceria o Oscar, por tratar do Holocausto, mesmo num momento de crise como esse. Esse é o tipo do tema que a Academia sempre abraça, e a indicação do filme do Daldry é um ótimo exemplo disso, quando foram deixados de fora filmes muito melhores como Foi Apenas um Sonho, O Lutador e O Cavaleiro das Trevas.
Talvez essa junção das duas indústrias tenha dado certo justo para fazer o filme agradar a meio mundo de gente e ganhar aquela cacetada de Oscars, mas não me agrada nem um pouco. Acho a história artificial, resa, que evoca esse sentimento otimista a partir de personagens que comeram o pão amassado pelo diabo, mas parecem não se importar com isso. No fim, tudo é festa. Boyle já fez muita coisa melhor. Postei agora há pouco uma resenha do filme lá no blog. Abraço!!!
Cara, ainda não vi esse filme (cinema atrasado em Itatiba, fazer o que?), mas li bem sua crítica e acho que você foi conciso como sempre. Não posso dar minha opinião, mas, sem contestar ou glorificar o filme: será que um pouco de otimismo não é bom para um cinema tão repleto de cinismo da Hollywood de hoje? É uma pergunta que eu não ouso responder.
Abraços
http://filme-pipoca.blogspot.com/
Postar um comentário