domingo, 21 de dezembro de 2008

post natalino #2 - especial o estranho mundo de jack

Se tem uma animação diferenciada das outras, ela é O Estranho Mundo de Jack. É uma história tão, mas tão original que é lindo de se ver - eu adoro histórias originais. A animação, assim como o maravilhoso O Expresso Polar fala de um espírito natalino, mas de uma maneira totalmente inovadora.

Para começar, a produção já leva o tom fantástico por ter o nome de Tim Burton envolvido no projeto. O diretor, famoso por seus trabalhos em Edward Mãos de Tesoura e a nova versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, trabalha sempre com fantasias e histórias fantásticas. Portanto, ele já tem facilidade com elementos inovadores. O personagem, Jack, é talvez um dos mais interessantes da História do Cinema - e a galeria apresentado no filme são tão mais interessantes do que ele.

Jack é um personagem que já cansou da vida que tem. Aquela rotina de sustos de todos os anos não o satisfaz mais, ele precisa de algo novo, algo que nunca ninguém em sua cidade pensou depois. Um personagem não afetado pela rotina diária, mas pela mesmice de sempre, por aquelas tradicionais épocas que é sempre a mesma coisa. Quando ele atinge a linha da Cidade do Halloween e descobre vários portais, a oportunidade o chamava. Ao experimentar o inesperado, chega a Cidade do Natal, onde tudo é alegria. Porém, ao ver o Papai Noel, tem a oportunidade única de propor algo diferente na Cidade do Halloween. O seu primeiro impulso de criatura monstruosa é simplesmente seqüestrar o bom velhinho e tomar o seu lugar, como o Papai Cruel. Mas Jack sente-se um pouco diferente, um pouco solitário, por mais que seja adorado em sua terra natal, descobre que tem outros objetivos para si mesmo. É muito fazer o bem mesmo sendo mau?

Essa pergunta pode ser respondida por Sally. Uma das diversas personagens criadas para o filme, ela é só uma moça apaixonada pelo protagonista que quer seu lugar ao sol. Com partes criadas por um doutor, a doce Sally é presa graças a esse acontecimento. É como se fosse um Frankestein, presa para sempre pelo seu mestre e criador. Diferente de Jack, que tem a liberdade para sair e encontrar aventuras, que tem amigos, que tem uma vida maravilhosa para o nível da Cidade do Halloween, Sally tem a sua vida uma obscuridade, uma solidão inigualável. Talvez por isso o romance dos dois dê tanto certo, tal como a química dos persongens. Um é contra-ponto do outro, mas ambos são solitários.

Já a direção de arte é espetacular. A animação em stop-motion é só acertos. Deane Taylor, a diretora de arte, capricha no visual, desde a Cidade do Halloween sombria até a Cidade do Natal, repleta de neve. Os contrastes, além de dar uma caprichada no visual, também nos apresenta uma série de paralelos do bem e do mal. Desde a pequena casa de Jack até o cenário assustador da luta na cena final, a produção só mos tra a sua força. Sem mencionar na trilha de Danny Elfman - colaborador de Burton desde As Grandes Aventuras de Pee-Wee -, com canções empolgantes e que funcionam em todos os momentos.

Mesmo com a duelidade do bem (natal) contra o mal (halloween), a história é mais sobre como cada um é influenciado pelo meio em que vive. E como este meio nos influencia. O único duelo que Jack ou Sally deve vencer é exatamente os seus próprios sentimentos.

O Estranho Mundo de Jack
The Nightmare Before Christmas, 1993
Direção: Henry Selick. Roteiro Adaptado: Caroline Thompson. Elenco de vozes: Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara, William Hickey, Glenn Shadix, Ken Page e Edward Ivory.

Dica: A edição dupla de O Estranho Mundo de Jack já se encontra nas melhores lojas especializadas. Eu não sei como é esta nova versão, mas se for a mesma - ou semelhante - da norte-americana podemos esperar, além de vários documentários sobre a produção, uma introdução de Tim Burton, comentários e um documentário especial de "Mansão Mal-Assombrada" da atração dos parques da Disney. O DVD chegou há pouco temponas lojas, aproveitando a temporada de natal.

A seguir uma canção do filme, O Que é Isso?. Não é uma música repleta de significados, mas a letra é divertida e mostra exatamente o contraste entre as duas cidades.


7 comentários:

Antonoly Maia disse...

Não sou muito chegado em Animação, mas essa realmente vale a pena, é muito boa e recomendo a todos.

Anônimo disse...

Muito bem escrito! Parabéns!

Anônimo disse...

cara
acho que nunca vi
sahuashasuah

Anônimo disse...

Muito bom, tinha vontsade de ver este filme algora estou com mais ainda, que ironico vi Expresso Polar hoje de manhã ehehehe o filme é lindo mas me dá um pouco de medo.

Erich Pontoldio disse...

Acabo de voltar dos EUA e esse filme está fazendo tremendo sucesso...é uma tremenda febre com camisetas, bonés, agasalhos e tudo mais que se possa imaginar.
Ótima dica...!!!

Leonardo A. disse...

Ah!!!!!!!!!!! Um dos meus filmes preferidos. ^^ Eu já postei um comentário aqui nesse blog (no post falando sobre o Expresso Polar). Fiz uma crítica às intenções capitalistas do Natal, hehe.
Mas não posso deixar de dizer que esse filme (O Estranho Mundo de Jack) é perfeito nos mínimos detalhes. Assisti pela primeira vez quando tinha 6 anos, e assisti de novo recentemente. Como todos os filmes do Tim Burton, este não podia ser diferente, e por isso mesmo é excelente. Criativo, inteligente, moderno, excitante.
The Nightmare Before Christmas - The Best Christimas Theme Movie Ever!

Denis Torres disse...

Olá colega, estou criando um blog sobre cinema e gostaria de incluí-lo na minha lista de links. O endereço é http://thecinemaniaco.wordpress.com/. Depois me dê um retorno aprovando a inclusão de seu link e fazendo uma visita ao blog. Abs!