sábado, 12 de setembro de 2009

uma prova de amor

Uma Prova de Amor, que chega este fim-de-semana aos cinemas, é um filme difícil. É um daqueles filmes que o espectador é obrigado a tomar um dos lados, ser contra ou não as atitudes daquelas pessoas, entender ou não os motivos de cada um e, principalmente construir sua opinião ao decorrer do longa.

O diretor Nick Cassevetes, vindo do sensível Diário de Uma Paixão e o violento Alpha Dog, o filme narra a história da família Fritzgerald. A caçula da família, Anna, decide lutar na justiça a liberdade de tomar as decisões pelo seu corpo, cansada de sempre doar seus órgãos para a irmã mais velha, Kate, que tem câncer desde pequena. A partir daí, a estrutura do filme segue a ser dividido entre todos os personagens e flashbacks contando o início da doença até o presente momento.

É aí que reside o maior problema no roteiro de Uma Prova de Amor. A estrutura adotada pelos roteiristas Jeremy Leven e Nick Cassavetes quebra um pouco a narrativa do filme, perdendo um pouco o centro da história. Afinal, demoramos em compreender que o que realmente importa é como aquela família se envolve com Kate e o que a doença significou para todos. Então, certamente o uso os constantes flashbacks – que são bastante confusos em determinados momentos – ou a tentativa de colocar certa importância em personagens como o advogado interpretado por Alec Baldwin ou a juíza de Joan Cusack me parece uma espécie de fuga ao tema do próprio roteiro. Sem mencionar aquelas narrações em off em que todos os personagens participam – inclusive o advogado – sendo que poderia ter sido simplesmente substituído apenas pelo de Anna.

Mas é de se admirar a luta da pequena Anna, principalmente após sabermos os seus motivos – claro que eu não vou contar, afinal é a grande sacada do longa – e os temas apresentados são bastante interessantes. Ao final, não é fácil não se deixar tocado por uma cena em especial – e esta envolve Cameron Diaz, que praticamente move todo o elenco. Uma Prova de Amor é um filme com falhas bem visíveis, mas não deixa de ser um interessante estudo sobre uma família. Simples, falha, sentimental, desunida, mas uma família, acima de tudo.

Uma Prova de Amor
My Sister's Keeper, 2009
Direção: Nick Cassavetes. Roteiro Adaptado: Jeremy Leven e Nick Cassavetes. Elenco:
Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Heather Wahlquist, Jason Patric, Evan Ellingson, Alec Baldwin, Jeffrey Markle, Emily Deschanel e Joan Cusack.

Este texto também foi publicado no site Funtástico: http://www.funtastico.com.br. Vale a pena visitar. E agora também dá pra acompanhar meus textos no Conquistadores: http://www.conquistadoresde.info. No último, além de falar sobre cinema, atacarei as séries também. Visitem, são dois sites que valem a pena dar um clique.

7 comentários:

Tiago Ramos disse...

Tenho uma certa curiosidade, embora saiba que não vale a pena ter expectativas muito elevadas.

Gustavo disse...

Filmes de câncer me causam extremo desconforto.

Alex Gonçalves disse...

Diego, Nick Cassavetes é um dos meus cineastas contemporâneos preferidos. É um diretor que certamente teve a sua carreira e a própria vida totalmente influenciada, imprimindo isto explicitamente em seus filmes (todos eles mostram muito a relação entre pais e filhos). Com "Uma Prova de Amor" as coisas não devem ser nada diferentes, o que me deixa com grandes expectativas. Devo tentar assistir ao filme nesta quarta-feira.

Dewonny disse...

Tem selo pra vc no meu blog = http://cinedewonny.blogspot.com/
Abs! Diego!

Rafael Carvalho disse...

Diego, eu tenho medo desse filme. Não sou dos maiores fãs do Nick Cassavetes, o trailer parece entregar um produtor melodramático demais (o título não ajuda em nada) e a presença de Cameron Diaz me assusta muito. Mas quem sabe...

Dewonny disse...

Parece ser o drama do ano!

Ricardo Martins disse...

Mas mesmo assim deve ser um filmaço, que tocará nossas emoções!!!
Vou conferir e parabéns pelo blog!!!
ABRAÇO