quinta-feira, 2 de abril de 2009

ele não está tão a fim de você

Dramas ou comédia norte-americanas sobre um grupo de mulheres, cada uma com seus medos, cada uma com seus problemas pessoais, cada uma com seu par romântico, beira tudo a superficialidade. Ainda mais num longa em que o papel do homem é apenas de ser sempre o que ferra com a relação, sempreconfuso com suas responsabilidades ou se tornar extremamente chato quando quer casar e ter uma vida normal. Porém, antes de me ver como uma cara machista ou feminista, vamos analisar detalhadamente as pequenas histórias que compões esta dramédia:

1. Temos a história da garota que não consegue encontrar um homem para ela. Todos os que ela marca encontros, ou não ligam de volta ou simplesmente desaparecem, sem dar notícias. É então que ela encontra um amigo de um antigo cara que ela andou se encontrando. Ele acaba sendo o seu conselheiro, dando todas as dicas de encontros e tudo o mais para ela e os dois acabam tendo uma grande amizade.

2. Jennifer Aniston vive um relacionamento feliz com seu namorado, interpretado por Ben Affleck. Porém, o casal vive com um problema: ele não está a fim de casar. Mas não para fugir de compromisso, e sim por questão de princípios.

Essas duas história aí de cima são as que salvam o longa de ser uma porcaria por completo. Talvez mais pela atuação dos dois casais. Na primeira história, Ginnifer Goodwyn aproveita cada atenção dada a ela na tela, tornando-se de longe a figura mais carismática do filme; enquanto seu parceiro, Justin Long, rouba cada cena em que aparece. Já na segunda história, Jennifer Aniston vive com sua intensidade usual sua personagem, mostrando ser uma ótima atriz - ela realmente precisa escolher projetos mais sérios, é uma atriz muito talentosa. Ben Affleck, seu parceiro de cena, é ofuscado por Aniston. Na verdade, Affleck não sabe atuar. Não vou dizer mais nada além disso, porque o cara é um ótimo escritor e diretor - mas honestamente, por que ele não vai pra trás das câmeras e fica por ali? Continuando com o resto das histórias:

3. Jennifer Conolly tem problemas conjugais e seu marido anda a traindo com a personagem de Scarlett Johansson, Anna que...
4. Não percebe o quanto Conor gosta dela e ele fica correndo atrás dela o filme inteiro.
5. Há também Drew Barrymore. Ela não faz nada, só uma garota que arranjou um espaço para Conor e é amiga de Anna.

Os personagens acima são todos bem mal desenvolvidos. Jennifer Connelly não parece estar confortável em cena; seu companheiro, Bradley Cooper é um ator apenas competente. Enquanto Johansson, só é bonita e continua não sabendo atuar nem ter expressão alguma. Kevin Connoly, o apaixonado por Anna está apenas o.k., mas seu personagem é irritante. E quanto a Drew Barrymore é prejudicada pelo roteiro, que acaba a esquecendo durante quase toda a projeção.

Aliás, o roteiro é muito, mas muito fraco. Ele constrói uma rede de amizades e romances mas não sabe como proceder. Fica perdido logo no início, em que acaba destacando mais uns do que outros, depois retorna as histórias e volta para as outras para tentar finalizar. É uma confusão e que a direção de Ken Kwapis (do idiota Licença Para Casar) não consegue segurar. No mais, dá pra dar umas boas risadinhas de vez em quando e se emocionar com pelo menos duas histórias. Algo que me irritou muito foi a tentativa de "entender a mente masculina" ou a "mente feminina" dando aqueles discursos de como se deve proceder em tal caso ou o por quê do cara estar agindo daquela maneira. É como se todos fossem iguais. Todos os homens canalhas e que não dão a mínima para as mulheres. Mas ainda há alguns caras que prestam, nem todos são desonestos. E nem todas as mulheres estão prontas para firmar compromisso. E assim são as pessoas.

Ele Não Está Tão a Fim de Você
He's Just Not That Into You, 2009
Direção: Ken Kwapis. Roteiro Adaptado: Abby Kohn e Marc Silverstein. Elenco: Scarlett Johansson, Bradley Cooper, Justin Long, Ben Affleck, Jennifer Aniston, Jennifer Connely, Busy Phillips, Drew Barrymore, Kevin Connolly, Ginnifer Goodwin e Kris Kristofferson.

2 comentários:

- cleber . disse...

• Quero ver este o mais rapido possivel, além do elenco me agradar, tem uma premissa bastante interessante, apesar de parecer bastante com muitos outros!

Abraço!

Gustavo H.R. disse...

Apesar do elenco atraente, deve ser daqueles filmes para ver e esquecer - bom para quem quiser matar tempo. São tantas comédias românticas estadunidenses que é difícil se empolgar e achar uma especial...