segunda-feira, 30 de novembro de 2009

lua nova


2 horas! 2 horas! 2 horas! Eu gastei 2 horas da minha vida assistindo a Lua Nova, sequência da saga de sucesso Crepúsculo. O resultado? Foi ter assistido a um dos piores filmes do ano. Sem exageros. É muito, mas muito ruim. Se o filme anterior já não era bom, mas contava com um ou dois momentos - mais pela direção segura de Catherine Hardwick do que pelo resto -, este Lua Nova é fraquíssimo em todos os quesitos. Não há uma cena que salve essa produção.

Eu tentei ler as primeiras páginas de Crepúsculo, mas desisti antes de chegar na metade, de tão fraca que é a história e de tão frágeis que os personagens são. Rasos, os únicos que despertavam certo interesse era a família índio-lobisomem. De resto, nem mesmo a família vampiríca de Edward se salvava. E é ao tentar se aprofundar na mitologia que este Lua Nova erra, e feio. Em primeiro, porque a história em si é muito ruim; em segundo, porque o filme acaba testando a nossa inteligência o tempo todo; em terceiro é que ele se leva a sério; e finalmente, a direção de Chris Weitz é de uma incompetência colossal.

O roteiro é muito mal-escrito, com diálogos clichês que chegam ao extremo, principalmente vindo da boca d Edward quando se declara a Bella. E o jeito que ele resolve terminar o namoro com a garota é muito, mas muito engraçado - já fizeram a mesma coisa que ele uma dúzia de vezes no cinema. Pior mesmo é o sonho de Bella no início, ou quando Edward dá uma de Gasparzinho ao longo da projeção, mas eis que chegamos ao meu diálogo preferido do longa, que é quando Jacob explica a Bella que eles devem se separar, chegando a iniciar com um "não é você...". Mas há algo pior, como as tentativas de humor com o amigo de Bella vomitando após algumas cenas de um filme de ação...

E o filme se leva a sério. Os diálogos todos, as cenas todas, não são uma piada. Lua Nova se sai melhor justamente se fosse um filme de humor - imagine uma junção de todos os filmes a quais você já assistiu na sessão da tarde. E nem o elenco salva: Robert Pattinson é muito engraçado, porque ele quer ser um galã a todo o custo, mas suas faces são hilárias; Kristen Stewart, apesar de muito bonita, constrói a sua Bella como se ela tivesse na pré-adolescência, paranóica e muito chata - eu não conseguiria ser seu amigo - e ainda tem cenas ridículas dela querendo ação, adrenalina, ããã...; ah sim, tem o Taylor Latuner como Jacob, que está razoável. Michael Sheen e Dakota Fanning interpretam os personagens mais interessantes de Crepúsculo, até agora. O resto não tem importância.

Chegamos então àquele que é o maior problema de Lua Nova: a direção de Chris Weitz. Tudo errado. Há muito uso da câmera lenta no filme, desde as cenas de ação (constrangedoras) até um simples andar de Edward (como no início). Weitz entrega uma direção amadora, digna dos péssimos efeitos visuais do longa - já passamos dos anos 90, não?

Enfim, Lua Nova se torna um filme irritante. Mas é entendível o por quê de Crepúsculo ser tão adorado pelas jovens pré-adolescentes: é diferente e icentiva a leitura - por mais que a leitura seja de péssima qualidade, já é um começo. É um fenômeno como foi Harry Potter, mas em menores proporções - e bem pior. A impressão que dá nessas 2 horas de filme é que Lua Nova foi feito às pressas e isso nunca é bom quando se trata de cinema.

Lua Nova
The Twilight Saga: New Moon, 2009

Direção: Chris Weitz. Roteiro Adaptado: Melissa Rosenberg. Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Michael Sheen, Dakota Faning, Ashley Greene, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Kellan Lutz, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Bronson Pelletier, Alex Meraz, Kiowa Gordon, Billy Burke, Chaske Spencer, Edi Gathegi, Rachelle Lefevre, Christopher Heyerdahl, Charlie Bewley, Daniel Cudmore, Graham Greene, Anna Kendrick, Michael Welch, Christian Serratos, Gil Birmingham, Brenna Roth, Noot Seer, Jamie Campbell Bower e Justin Chon.

15 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Assino em baixo em tudo o que disse! Até agora não sei porque fui assistir, já que também odiei Crepúsculo.
=/

oallisonandrade disse...

Eu acho que esse artigo ( se é que se pode chamar de artigo) foi postado por uma pessoa sem noção ou senso do ridículo e que eu - apesar de não conhecê-la - tenho certeza que não é nenhum EXPERT em direções cinematográficas.
Não julgue coisas que mal conhece!
Você deveria ter primeiro lido os livros para dar o seu comentário sobre a história. E assim como você não é EXPERT em direções cinematográficas também não é em literatura. Uma história, principalmente fictícia, deve ser realmente FICTÍCIA! A junção, quer que seja da mitologia com um romance, é o que incrementa a história. O fato de os vampiros de Crepúsculo não terem dentes afiados como outros tão tradicionais é outro ponto da história que é interessante. É mais uma prova de que a escritora Stephenie Meyer criou seu próprio mundo imaginário.
Quanto a Chris Weitz, ele é um ótimo diretor, apesar de eu não conhecê-lo de outras produções. Ele foi realmente fiel ao livro. Levando-o realmente ao pé da letra.
Weitz se saiu perfeitamente melhor que Katherine Hardwick que apesar da diferença entre Crepúsculo livro e Crepúsculo filme, conseguiu fazer um romance de uma escritora desconhecida ir ao topo dos mais vendidos e um filme que não foi muito esperado, arrecadar um recorde na lista dos mais vistos nas salas de cinema, principalmente nas do Brasil.

A minha opinião sobre A Saga Crepúsculo é 10.000.000.000. O filme Lua Nova foi ótimo e eu sinto muito por você tê-lo assistido, pois ocupou um assento na sala de cinema que poderia ter sido aproveitado por um fã que se sentou no chão ou o assistiu em pé!

By: Allison Potter
Para os fãs da saga que gostaram: allison_thoca@hotmail.com

Rafael Carvalho disse...

É sempre assim, mesmo sabendo que o filme deve ser uma porcaria, a gente inventa de ir. Não assisti a Lua Nova ainda e apesar dos comentários gerais serem bastante negativo, devo ir ver qualquer dia desses.

Diego Rodrigues disse...

Você deveria ter primeiro lido os livros para dar o seu comentário sobre a história.

Então, pela lógica, você também lê todos os livros que viram filmes. Por exemplo: deve ter lido o livro que originou Sangue Negro antes de vê-lo, ou o de Onde os Fracos Não Têm vez. Até mesmo o de A Lenda de Beowulf ou o Quem Quer Ser um Milionáro? Ah sim, Frost/ Nixon é adaptado de uma peça de teatro, você também assistiu a peça de teatro, certo? Pois antes de ir ao cinema, devemos todos saber da história.

E assim como você não é EXPERT em direções cinematográficas também não é em literatura.

Olha, eu dei exemplos de como a direção é muito, mas muito ruim, e eu tenho meus argumentos. Aquelas cenas de câmera lentas, além de ultrapassadas, beiram ao ridículo.

Uma história, principalmente fictícia, deve ser realmente FICTÍCIA!

Sério mesmo que uma história fictícia tem que ser fictíia? Eu nunca suspeitava disso. Como eu não adivinhei antes? Meu Deus... Eu vou até avisar a todos os meus colegas na blogosfera sobre isso, antes que eles julguem o filme de ficção como sendo algo real. ¬¬

Quanto a Chris Weitz, ele é um ótimo diretor, apesar de eu não conhecê-lo de outras produções.

Ele é tão ótimo que você nem conhece os outros trabalhos dele? Deixa eu melhorar então: ele dirigiu o ótimo Um Grande Garoto (dividindo os créditos com Paul Weitz), o mediano A Bússola Dourada e o péssimo O Céu Pode Esperar - além de não ter sido creditado no primeiro American Pie. É, realmente um ótimo diretor. Tem é muito o que aprender ainda.

pois ocupou um assento na sala de cinema que poderia ter sido aproveitado por um fã que se sentou no chão ou o assistiu em pé!

Não se preocupa, na sessão a qual fui tinha bastante lugar sobrando ;D

Resumindo: eu tô cagando se o filme é fiel à história ou não. Eu amo o Cinema, eu gosto de ver filmes na tela grande, e se eles são feitos ou não pra fãs o problema é deles. Se Lua Nova fosse bom, pode ter a certeza de que eu colocaria que é bom. Diferente de Harry Potter, que eu acho os filmes muito bons e muito bem realizados.

Então,querido(a) amigo(a) Allison, obrigado por visitar este blog. Volte no próximo ano, que com prazer comentarei sobre Eclipse. Mas da próxima vez que vier discutir, venha com melhores argumentos. Ok?

taís disse...

O que mais me doeu em lua nova foi a atuação do Robert Pattinson e da Kristen Stewart; sinceramente, um filme em que o protagonista fala pau...sa...da...men...te e a protagonista sente uma necessidade doentia de piscar doze vezes por segundo cada vez que abre a boca (isso que ela nem abre direito a boca) não tinha como ser bom. Ainda conseguiram que ficasse pior. hahaha
Vou te confessar, eu tenho uma quedinha pelos livros, pois também sou uma adolescente sonhadora, apesar de tudo. Mas meu gosto por cinema não deixa eu gostar dos filmes da Saga, nem de longe.
Ah, que saudades de postar no meu blog, to sem tempo :/ mas eu sempre passo aqui, acredite :)
Beijo Diego!
ps: BOOOA resposta! hahaha

@aniinha_mcs disse...

Meu deus, aff tu é doido é? lua nova e crepusculo sao os melhores filmes que eu já vi em toda a minha vida, e tudo bem que até eu fiquei com raiva de ter um monte de tomadas lentas no filme todo, e até de comentar que eram só enrolação, poxa, eu fiquei HORAS na fila pra ver no primeiro dia e cheguei 7:30 no shopping, e a fila já tava gigante, teve gente q chegou até 1 DA MANHÃ lá só pra ver o filme, e aí tu chega e esculhamba o filme mais perfeito do mundo, e, só para terminar, EU AMO LUA NOVA DE PAIXÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Wallace Andrioli Guedes disse...

PARABÉNS, Diego! Você é um guerreiro de enfrentar esse filme... eu ainda não tive coragem de gastar dinheiro com isso, e acho que nem vou ter... ainda não encarei nem 2012, quanto mais Lua Nova.
E já acho Crepúsculo uma bomba, imagino que, caso assista esse aqui, vá encontrar uma ainda maior...

Gustavo disse...

Tenho uma curiosidade mórbida por essa ruindade...

Bruno Soares disse...

nem morto vejo esse no cinema.

Jackson disse...

Sim, também gastei tempo e dinheiro, num que considero um dos piores filmes do último século. Lua Nova não tem o mínimo das componentes, que o possam, eventualmente, salvar. No meio de tantas nódoas, destaco mesmo o elenco e a fotografia.

Anônimo disse...

FSEU IDIOTA SEM GRAÇA ,VAI TOMA NO SEU CÚ,FILHO, DA PUTA,VAI ZUAR DA SUA MÃE AQUELA VADIA,BUCETUDA.

Diego Rodrigues disse...

Me divirto. Vou começar a falar mal de todos os filmes, como os próximos Harrys Potter, o Eclipse, Avatar, Homem de Ferro 2, todos estes filmes que têm fãs. Gostei. Atrai gente pro blog. :D

Anônimo disse...

o filme eh bom, aoesar de ser cansativo por ter cenas lentas...

mas eh muito bom...
geralmente homem naum gosta
por isso fica falando q o filme eh ruim...

Fazer o neh...

quem gostar de romance va assistir
o filme eh otimo!!!

Anônimo disse...

E você aprenda a escrever antes mesmo de pensar em fazer alguma crítica à alguma coisa.

Diego Rodrigues disse...

O.k., voltarei à escola assim que eu conseguir.

E como assim homem não gosta de romance? Se tu ler bem minhas outras resenhas, verá que gostei de 500 Dias Com Ela, Titanic, Desejo e Reparação e até mesmo, Avatar que é um romance!