domingo, 31 de agosto de 2008

zodíaco

David Fincher é um dos diretores mais competentes dessa nova geração. Fato já comprovado em filmes como Clube da Luta e Seven. Porém, é em Zodíaco que o diretor demonstra a sua habilidade de compor uma das histórias mais intrigantes já produzidas sobre serial killer. Fato comprovado desde a abertura, com os créditos iniciais fantásticos, a cena de abertura chocante e as músicas certas nos momentos certos. Ele não é um filme comum do gênero. Ele é muito mais. Fincher aqui não se preocupa em tentar desvendar a mente do assassino, nem colocar histórias trágicas por trás para servir como um pano de fundo. O objetivo é mostrar como o assassino acaba afetando a vida de uma galeria de personagens, cuja rotina e futuro acabam por depender do aparecimento do misterioso homem que aterroriza os Estados Unidos no final da década de 60.

Para começo de conversa, Zodíaco é baseado em fatos reais. Os personagens do filme são reais, os acontecimentos mostrados, por mais chocantes que sejam, realmente aconteceram. No final da década de 60, um homem começa a enviar cartas para os jornais, alegando ter cometido crimes e envia códigos para decifrarem. Paul Avery (Robert Downey Jr.) trabalha na parte policial de um importante jornal em São Francisco, e decide investigar um pouco mais sobre esse tal homem. Paralelamente, Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) é um cartunista no mesmo jornal. Apaixonado por enigmas e em decifrar códigos, ele resolve investigar por conta própria toda a cronologia do Zodíaco e começa a se interessar pelo caso. Quando um taxista morre , o inspetor David Toschi (Mark Ruffalo) entra em cena para investigar. Aos poucos, tudo acaba levando a crer que é Zodíaco o assassino do taxista e o homem que começa a aterrorizar São Francisco e as cidades vizinhas – ele ameaça matar crianças.

Interessado nas composições dos personagens envolvidos, Fincher consegue sem nunca mostrar quem é o assassino, toda uma psicologia em volta dele admirável. Apenas por pelas palavras nas cartas, por alguns diálogos no telefone, ficamos sabendo o quão psicologicamente afetado é Zodíaco. Não precisa de mais nada para Fincher nos convencer de que suas atitudes são levadas a um próprio conflito emocional e psicológico e chega num ponto em que ele é o que menos nos interessa. Só queremos saber se vão ou não descobrir quem é este cara, é só o que precisamos saber sobre o assassino.

Até porque a galeria dos personagens é tão interessante quanto o vilão. Para começar, Robert Graysmith, que acaba escrevendo o livro do qual o filme é baseado, é um personagem correto, tímido e com poucos amigos. Ele está começando no jornal, não é extrovertido a ponto de sair com os colegas em um bar ou conversar com eles. E Gyllenhaal acaba cumprindo a função com competência. Ele é Graysmith. Seus olhares, seu jeito bobo de olhar para os colegas de trabalho e até um pouco ingênuo, mas aos poucos sua atuação e seu personagem começam a crescer no filme em uma sintonia perfeita.


Enquanto isso, Mark Ruffalo novamente se destaca. Sempre um ator muito talentoso, Ruffalo apareceu de mansinho com comédias bobinhas, foi crescendo e começou a ganhar nome e papéis importantes. Seu David Torschi – com direito a um cabelo da época – é o equilíbrio entre Graysmith e Paul Avery. É o ponto máximo entre os dois. Se, de um lado temos o correto Graysmith e do outro, o incorreto Avery, seu papel é desempenhas a função de balança, equilibrando ambos. Seu personagem é fundamental para o destino dos três e o destino de um acaba sempre interferindo no destino do outro.

É admirável também a química de seu personagem com Robert Downey Jr. Interpretando Paul Avery com perfeição, Downey Jr. foge do tipo estereotipado do homem que acaba decaindo e fica bêbado e drogado. Ele brilha a cada cena em que aparece, começando um pouco extravagante e arrogante, mas aos poucos se transformando em um homem igual a todos, de superior a comum. A sua maneira de expressar o desdém com essa ou tal situação, ou suas saídas impertinentes com o dedo levantado para o chefe, apesar disso tudo, é um homem com um talento inegável para escrever - e é irônico constatar que foram as suas palavras que assinaram a sua decadência

O resto dos personagens dão um show a parte. Anthony Edwards, interpretando o parceiro de David, traz paz ao colega e segurança; Chloë Sevigne é o refúgio seguro de Graysmith; e Phillip Baker Hall traz mistério a cada cena que surge, sempre que achamos que é um bom profissional, depois acabamos desconfiando de suas habilidades.

Se não bastasse a galeria dos excelentes personagens e atores, Fincher ainda conta com um roteiro maravilhosamente bem escrito por James Vanderbilt. Sempre que descobrimos mais coisas sobre Zodíaco e temos quase certeza de que ele é realmente a tal pessoa, aparece sempre uma nova coisa que o salvar algo que incrimina outro. O ciclo é tão contínuo que acabamos nos acostumando com isso, e talvez este seja o maior truque do roteiro. Acaba prendendo o telespectador e cada vez mais as coisas ficam mais complicadas de se resolver. Ainda dá tempo para mostrar o quão confusa foi a investigação de Zodíaco. Muitas das pistas que eram fundamentais para a resolução ficaram em uma ou outra cidade, e nenhuma delas divulgou para outra, e assim vai indo. Por exemplo, o crime de Vallejo foi muito pouco divulgado ao detetive de São Francsico, e em troca ele teve que divulgar outras informações. Tal falha de comunicação essa que desencadeou mais e mais crimes e uma falha imensa.

Fechando o filme com chave de ouro, que pode ou não agradar muita gente, Zodíaco é um exemplo de linguagem cinematográfica. E Fincher é, ao lado de Paul Thomas Anderson e a alguns outros, um dos melhores diretores de Cinema dessa nova geração.

Zodíaco
Zodiac, 2007
Direção: David Fincher. Roteiro Adaptado: James Vanderbilt. Elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr., Chloë Sevigny, Brian Cox e Dermont Mulroney.

P.S: Ganhei o DVD do filme e tive que assistir novamente, e tenho que dizer que foi muito bom ver o filme novamente. Então, resolvi escrever sobre ele.

Revisado em 03/12/2008.

8 comentários:

Anônimo disse...

fala serio meo
tenho altos amigos que desceram o cacete em zodíaco
mas eu achei simplesmente
F-O-D-A
o filme é muito inteligente.
excelente elenco
excelente diretor.
vale muito a pena

Unknown disse...

Eu não ví esse ainda, devo estar perdendo bastante. O Fincher é excelente, adoro a Chöe...

Mirelle e Ana Bell disse...

oii
nossa, como eu adoro cinema
mas confesso que sou mais chegada das super produções
mas claro que tem filmes ótimos de verdade q não são super produção


gostei muito do seu blog

beijos

a única coisa q mata são as palavras de confirmação do coment´rio...dá uma preguiça...

Erich Pontoldio disse...

Não vi esse filme mas pela sua narrativa deve ser interessante.

no disse...

Man, Zodíaco é um dos MELHORES! Porque não é apelativo, exagerado, dramático, como costumam ser os filmes sobre serial killers. Outro filme muuuito bom sobre eles é Instinto Secreto, com o Kevin Kostner, já visse? Ele é um cara "normal", bem sucedido e tal, e nas horas vagas mata desconhecidos, só porque deu na telha. É um filme inteligente e sagaz, também. ;)


http://caleidopizza.blogspot.com

Luiz Carlos disse...

Esse filme é incrivel...um dos melhores filmes do ano passado. Ele passou injustamente batido nas premiações. Fincher está cada vez mais eficiente na direção!!

Abraço

Wallace Andrioli Guedes disse...

Zodíaco é uma obra-prima. Fincher demonstra maturidade e segurança impressionantes na condução da narrativa, conseguindo fazer um filme absurdamente tenso, mesmo contando uma história que é toda baseada em anti-climax ... além disso, há os desempenhos excepcionais do trio de protagonistas, onde o destaque maior, na minha opinião, é Mark Ruffalo.
Talvez seja o melhor filme de Fincher, e olha que eu sou fã de Seven, Clube da Luta e Vidas em Jogo ...
Postei no blog sobre O Nevoeiro. Dá uma olhada lá ...

Jackson disse...

É por filmes como este que considero David Fincher um génio, e o mais recente 'O Estranho Caso de Benjamin Button' só veio colmatar esse facto mais que garantido! ;)