segunda-feira, 5 de outubro de 2009

preenchendo buraco



Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes

Sempre que eu assisto a um filme, a primeira coisa que eu noto, antes de qualquer outro quesito, é o roteiro. Os famosos "filmes inteligentes" não são aqueles em que há alguma reviravolta surpresa ou algo do tipo, mas sim aqueles em que as histórias são mais originais de tudo o que não vimos antes - isso é, sobretudo, o ideal para o bom cinema. Portanto, assistir a Aquele Querido Mês de Agosto, ver o diretor Miguel Gomes brincar com a metalinguagem da maneira com a qual ele fez, não só fez o filme ser considerado um dos melhores deste ano, mas como é o filme mais original e mais genial desta primeira década dos anos 2000. É um filme dentro do filme, uma mistura bem bolada de documentário com a ficção - na primeira parte, conhecemos os habitantes de uma cidadesinha em Portugal; na segunda, uma história com base nos relatos dos habitantes, coletados pelo diretor Miguel Gomes e sua equipe. Embalado por canções muito boas - algumas desnecessárias em determinados momentos, mas é relevante -, Aquele Querido Mês de Agosto deve ser visto e revisto várias vezes, somente para aumentar ainda mais a experiência de assisti-lo.

 
Um Louco Apaixonado, de Robert B. Weide

Pensei logo antes de assistir Um Louco Apaixonado: "deve ser um filme até divertidinho". Este comentário baseava-se na presença de Simon Pegg, um ator que me fez rir em Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e, mais recentemente, em Star Trek. Eu estava enganado. Nem ele consegue salvar este filme de seu roteiro bobo e clichê, contando com uma linda, mas péssima, Megan Fox (se bem que isso não é nenhuma novidade...), uma perdida Kirsten Dunst e um carismático Danny Houston. Tirando isso, situações bobas, piadas sem-graça e personagens totalmente desnecessários, tornam Um Louco Apaixonado em mais uma comédia que deveria ter ficado na gaveta.


Passageiros, de Rodrigo García

O longa dirigido por Rodrigo García - responsável pela excelente série In Treatment - decepcionou em todos os quesitos possíveis. Não sei se foi sua tentativa "Shyalamaniana" de dirigir ou simplesmente por se perder já logo no início, mas quase nada se salva daqui. A tal reviravolta final, que era para nos causar aquele choque e tudo o mais, causa uma leve indiferença, nossas bocas não se mexem, nem nossos olhos, mas nossos pensamentos são praticamente os mesmos: "ainda bem que acabou!".

9 comentários:

Tiago Ramos disse...

Eu sou de Portugal e lamentavelmente ainda não tive oportunidade de ver Este Querido Mês de Agosto, mas fico feliz que o seu mérito é além-fronteiras!

Roberto Simões disse...

Eu sou de Portugal e lamentavelmente ainda não tive oportunidade de ver ESTE QUERIDO MÊS DE AGOSTO.

Desculpa o plágio, Tiago Ramos ;D

Já li de tudo sobre o filme. Comecei há uns tempos a vê-lo na tv e não gostei especialmente, mas foi só uma parte...

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

taís disse...

Aquele Querido Mês de Agosto eu estou louca pra ver! Principalmente pelas cinco estrelinhas que você deu, hahaha. Finalmente, eu consegui parar no computador tempo suficiente pra postar! Só que eu não deixei de ler o que você postou esse tempo todo, ok? hahaha.

Beeeijo Diego!

Vinícius P. disse...

Desses só vi "Passageiros" até o momento e também não achei grande coisa, mas tenho muita curiosidade em relação ao elogiado "Aquele Querido Mês de Agosto".

Gustavo disse...

Ntinha lido nada a respeito do conteúdo do filme de Gomes até então. Deixou-me bem interessado.

Dewonny disse...

Eu achei bem legal e divertido esse Um louco apaixonado, td por causa do Simon Pegg, figuraça!
Achei um saco o Passageiros, vlw pela Anne, ainda ñ vi o outro!
Abs! Diego!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Aquele querido mês de Agosto é um dos filmes do ano que mais quero assistir, mas infelizmente perdi quando em cartaz no Rio... torço para passar em JF, ou para chegar em dvd logo...

Robson Saldanha disse...

Passageiros poderia ter sido bem melhor, mas se perdeu de uma maneira imcompreensível!

Rafael Carvalho disse...

Eu não sei se foi a empolgação por conferir Aquele Querido Mês de AGosto, mas eu não consegui enxergar maravilhas no fim. É de se louvar sim a inventividade em mesclar ficção e documentário, mas para mim é um filme médio, 3 estrelas tá de bom tamanho!!!