terça-feira, 18 de agosto de 2009

arrasta-me para o inferno

Na mesma sessão em que eu estava assistindo Arrasta-me Para o Inferno o pessoal dava gargalhadas com o filme, afirmando o tempo todo que o longa era de comédia, e não de terror. Pensei por um instante nos comentários e compreeendo o por quê do público em geral não o classificar como terror. Para esse público acostumado com o terror adolescente em que uma garota semi-nua corre de um assassino ou um epírito vingativo, o chamado horror clássico não chama a atenção. Justamente por adivinharmos tudo o que vem em seguida.

Por exemplo: a jovem Allison Lohman (ah!, Alisson Lohman) está em sua casa fazendo sua comida. Quando de repente, barulhos inquietantes começam a perturbá-la. O diretor Sam Raimi tinha dois caminhos aí: o primeiro era fazer Lohman (ah!...) se aproximar da porta no silêncio incômodo, esperar alguns segundos e mostrar rapidamente a face de aguém na janela; ou simplesmente criar algo mais criativo. Mas Raimi escolhe a primeira opção, e vai além: ele chega a mostrar os vultos do tal espírito perseguindo a personagem.

Um caminho que poderia levar o diretor a cair no mais clichê possível, mas aí é que está a força e a diferença de Arrasta-me Para o Inferno. Sam Raimi não está interessando em criar um terror realmente tenso e assustador, é apenas um filme que acaba trazendo o melhor do horror nas telas novamente. E homenagens tem de sobra: desde os planos até as maiores gosmas saindo da boca de Allison Lohman (ah!...). Por isso, Raimi não se cansa em exagerar na maioria das cenas em que o espírito age contra a Christine (ah, Allison Lohman!...) ou mesmo na simplicidade que a história é contada - o único defeito, ao meu ver, é um pouco do exagero dos efeitos visuais em algumas cenas.

Não há um terror absurdo ou incômodo, mas há algo de novo em Arrasta-me Para o Inferno. Sempre jogando com as nossas expectativas, o novo filme de Sam Raimi é um acerto, do início ao fim. Desde os ótimos planos bem sacados até as homenagens daquele horror já esquecido, mas que ainda marca muito. E com a presença da linda Allison Lohman no papel principal então, só melhora.

Arrasta-me Para o Inferno
Drag Me To Hell, 2009
Direção: Sam Raimi. Roteiro Original: Sam Raimi e Ivan Raimi. Elenco: Allison Lohman, Justin Long, David Paymer, Lorna Raver, Dileep Rao, Adriana Barraza, Reggie Lee, Chelcie Ross, Molly Cheek e Kevin Foster.

5 comentários:

taís disse...

Já disse que não gosto muito de filmes de terror, mas todo mundo parece achar esse muito bom. Vou ver se assisto.

Saudade dos e-mails, haha!

Dewonny disse...

Aeee Diego!
Que bom q tenhas gostado tanto quanto eu!
Muito bom teu texto, melhor q o meu..rsrs..
Abs! Diego!

leo disse...

To muito curioso pra assistir a esse filme por todos dizerem que é um filme muito bom com terror de verdade,não como aquelas franquias intermináveis e sem adolescentes de roupa molhada.

Charles disse...

Fala Diego! Esse tá no topo da lista dos próximos a serem vistos. Estou sedento pra rever o lado "Evil Dead" do Sam Raimi. abs.

Rafael Carvalho disse...

Bem, vejo o filme no próximo fim de semana. Antes, estou conferindo a trilogia Evil Dead do Sam Raimi e tô adorando aquele terror trash e gore.