sexta-feira, 7 de agosto de 2009

o fabuloso destino de amélie poulain

Amélie Poulain é um personagem. Um personagem que poderia muito bem representar eu, você, aquele teu vizinho ou vizinha, a mãe, o pai, ou qualquer outra pessoa. Ela é os nossos olhos, observadora. Observando uma cidade e imaginando outra na cabeça, mas sempre avistando as pessoas. Como as pessoas são óbvias, não? Amélie Poulain é a chamada fuga da realidade, em que ela se apoia em uma Paris fantasiosa. Uma Paris que poderia ser muito bem a cidade em que moramos.

A personagem que dá título ao filme é extremamente convencional, mas com uma criatividade admirável, pois seus pensamentos vão longe, longe... Como se uma justificativa para um atraso fosse alvo dos pensamentos mais fantásticos. Mas O Fabuloso Destino de Amélie Poulain talvez seja exatamente sobre isso: a natureza humana, refletida por várias formas e pessoas, variações que percebemos em nosso cotidiano. E o filme talvez não fosse dar tão certo se não tivesse a protagonista na medida certa. Audrey Tautou no seu melhor papel, incorpora uma Amélie Poulain como uma garota normal, mas que possui apenas um excesso de imaginação. Uma garota solitária, que acaba fugindo de sua realidade e acaba criando uma outra Paris, uma fantasia que define a cidade em que sempre viveu da maneira mais sonhadora possível. Chegamos então ao ponto em que define todo o filme: Amélie Poulain, apesar de ser aparentemente solitária e tudo o mais, é adorável o suficiente para nunca cansarmos dela e de seu jeito.

E seja pelas cores alegres ou pela bela trilha composta por Yann Tiersen, ou pela maravilhosa fotografia de Bruno Delbonell, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um daqueles filmes que a atriz protagonista, Audrey Tautou, é o centro das atenções. Exatamente como Amélie Poulain gosta, talvez por isso tenha dado tão certo.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
La Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet. Roteiro Original: Jean-Pierre Jeunet e Guillaurme Laurant. Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Yolande Moreau, Artus de Penguem, Urbain Cancelier, Maurice Bénichou, Dominique Perron, Michel Robin, Isabelle Nanty e James Debbouze.

*Post feito para Taís Lago.

13 comentários:

Roberto Simões disse...

Que obra de arte... que filme apaixonante. O Fabuloso Destino de Amélie não é um filme simples, como tantos dizem. Delicia-nos, isso sim (e de que maneira!), com as coisas simples da vida: os prazeres, os defeitos, as diferenças, os pormenores. E com a descoberta da felicidade para além da solidão, em sentimentos e valores tão genuínos e nobres como a bondade, a gentileza e a justiça. Da inocência e solidão, à imaginação e criatividade, à aventura e ao amor, Jean-Pierre Jeunet dá asas à sua mais criativa genialidade na concepção deste filme... perfeito.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD – A Estrada do Cinema
Cumps.

Tiago Ramos disse...

Um filme perfeito, dos filmes mais doces de sempre.

O Cara da Locadora disse...

É um filme que sempre me deixa pra cima... Bonito, alegre e otimosta... Gosto memso...

Diogo disse...

Seu blog também já foi adicionado.
Abraços,
Diogo.

Yuri Dias disse...

É um filme maravilhoso, apesar de simples, é genial. Sou fã de Amélie Poulain, uma das obras que mais se aproximam da perfeição.

Abraços

taís disse...

Como eu já esperava, muito boa a sua crítica, e eu concordei com tudo! Muito obrigada por dedicar o post a mim, fiquei lisonjeada, fiquei mesmo :)
Tomei vergonha na cara e criei meu blog de filmes, haha! Está aqui no meu perfil, se quiser dar uma olhada. Foi mais graças ao seu estímulo, mesmo. Não sabia que aquele e-mail seria tão produtivo.
Obrigada por tudo!

Jackson disse...

Numa palavra: apaixonante! Todos os segundos d'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain são de admirar como uns dos melhores em todas as fasquias do melhor cinema que já se fez até hoje.

Abraço

Gustavo H.R. disse...

É, foi um erro eu não ter visto esse filme até hoje...

Matheus Pannebecker disse...

Não sou um dos mais entusiastas com esse filme, mas gosto bastante da Audrey Tautou e de todo o lado técnico.

Bruno Soares disse...

Me identifico e amo.

Dewonny disse...

Filme excelente, um dos meus favoritos de todos os tempos!
Abs! Diego!

Rafael Carvalho disse...

Bem, não acho que Amelie seja convencional, nem que qualquer um tenha algo de Amelie, não mesmo. Vejo a personagem como uma pessoa única que se importa em fazer as pessoas ao seu redor felizes. Acho que esse tipo de gente anda muito em falta atualmente. Por isso esse filme é encantador: Amelie é única. E por isso não há como sair do filme impassível, descontente. Amelie vem pra nos mostrar a necessidade de ser alegre e de doar alegria. O filme faz da forma mais adorável possível. Simplesmente sensacional!!

CaioMuniz disse...

Sou artista plástico e fiz uma miniatura da Amélie Poulain (com direito ao anão de jardim!!). Também fiz outros personagens do cinema, TV e mundo da música. Se puder e quiser, dê uma olhadinha:

miudins.blogspot.com