sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

trilha da semana #1

A primeira edição do trilha da semana de 2009! Bom, já que estou indo viajar neste meu fim-de-semana - e já que não irei mais viajar, pois começarei a trabalhar na terça, inclusive nos fins de semana - eu decidi que nem vou mexer no computador enquanto estiver fora, em nada! Estarei simplesmente sem contato com o mundo exterior por pelo menos dois dias. Então, eu não vou atualizar o blogue e talvez até terça ou quarta, ou quinta ou sexta - provavelmente até terça, pois não vou me segurar e tenho que colocar alguma coisa aqui.

No mais, eu vou colocar um trecho retirado do filme Quase Famosos, acompanhando da música "Tiny Dancer", de Elton John. E bom, além de eu achar a música realmente sensacional - ela é mais longa do que a do trecho - o momento me inspirou. Já que vou viajar e ficar aproximadamente 10 dias sem ver uma pessoa realmente importante para mim, trabalhando feito louco enquanto todos os outros estão de férias, eu vou colocar aqui uma músiquinha que apesar de não ter uma grandiosa letra, acho que o trecho diz tudo. Além disso, é só tentar entender: estou em um momento de mudanças na minha vida. Pronto!

No mais, quero agradecer a todos que visitam este blogue. Mesmo que seja através da comunidade do orkut, ou aqueles que vem só pra retribuir uma visita, mas principalmente para aqueles - que são poucos, muito poucos - que vem mesmo por acompanhar do blogue. E pra esses, meu muito obrigado, este ano de 2009 vai render bons frutos pro Cinemania. Até mais.

Ahhh, eu tenho que assistir Quase Famosos novamente, minha memória tá muito fraca e eu adorei o longa. Eu não lembro da metade do filme, que vergonha!



Tradução da música - Vagalume

Garota de jeans azul, dama de Los Angeles
Costureira para a banda
Olhos bonitos, sorriso de pirata
Você se casou com o músico
Bailarina, você devia ter visto ela dançando areia
E agora ela está em mim, sempre comigo
Pequena dançarina na minha mão

Jesus estranha na rua
Segurando ingressos vendidos por Deus
Voltando pra trás, ela só ri
A rua não é tão ruim assim

O pianista fez sua apresentação
No auditório
Olhando pra ele ela canta as músicas
As palavras que ela sabe
As melodias ela cantarola

Mas oh, como isso parece tão real
Deitada aqui comigo sem ninguém por perto
Só você e você pode me ouvir
Quando eu digo calmo, devagar

Me abrace forte, pequena dançarina
Conte as luzes da estrada
Me deite nas folhas brancas
Você teve um dia ocupado hoje

Garota de jeans azul, dama de Los Angeles
Costureira para a banda
Olhos bonitos, sorriso de pirata
Você se casou com o músico
Bailarina, você devia ter visto ela dançando areia
E agora ela está em mim, sempre comigo
Pequena dançarina na minha mão

Mas oh, como isso parece tão real
Deitada aqui comigo sem ninguém por perto
Só você e você pode me ouvir
Quando eu digo calmo, devagar

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

bolt - supercão

A Disney tentou muito para conseguir fazer um filme computadorizado com personagens marcantes. Antes tivemos os fracassados Dinossauros e O Galinho Chicken Little - ambos com estrelas globais dublando as vozes dos personagens; e até pouco tempo tivemos o engraçadinho A Família do Futuro, mas que ainda não havia se firmado. Enquanto isso, a Pixar conseguia sempre inovar e trazer personagens cada vez mais bem desenvolvidos. Porém, a Disney se recompôs nesta animação que é deliciosa de se assistir.

A história é bem previsível. Desde o minuto em que ele encontra outros dois personagens, já sabemos como ela vai se desenrolar. Mas isso não importa. O fato de acompanharmos Bolt achando que é um super-herói é o suficiente para entregarmos boas risadas - e a dublagem eficiente de John Travolta também ajuda. Ainda tem as pombas, que fazem o trabalho dos pingüins em Madagascar - com a diferença é que naquele longa eles são os únicos engraçados. A química de Bolt com a gata também é divertidíssima - e esta pedindo comida em um acampamento é impagável.

Porém, o grande destaque do longa fica mesmo a cargo de Rhino, o hamster. Preso em uma bola de plástico, o animalzinho vê a grande chance de sua vida ao acompanhar Bolt em sua missão para resgatar Penny. Além disso, Rhino dá energia ao filme com sua fala rápida e sua disposição para fazer tudo. Um dos meus diálogos preferidos, aliás, é quando Bolt comenta que há um guarda cuidando da porta. Rhino retruca: "eu quebro o pescoço dele". E ele vai, mas Bolt o impede.

Mesmo previsível e clichê, o filme é inteligente. E é ótimo que a Disney está dando seus primeiros passos. É como se Walt Disney estivesse tentando fazer Branca de Neve: um passo de cada vez. Dizem que o grande trunfo de Bolt seja o nome de John Lasseter como produtor executivo. Tenho uma grande certeza que talvez seja também pela paixão que a equipe teve com a animação. Dá pra perceber todo o cuidado que eles tiveram pelos bonitos créditos finais, ao som da bonitinha canção "I Thought I Lost You". Ponto para a Disney!

Bolt - Supercão
Bolt, 2008
Direção: Byron Howard e Chris Williams. Roteiro Original: Dan Fogelman e Chris Williams. Elenco (vozes): John Travolta, Miley Cyrus, Susie Essman, Mark Walton, Malcom McDowell, Grey DeLisle e Chloe Moretz.

Oscar: Melhor Filme de Animação
Chances de vitória: Muito poucas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

pausa para simpsons e selo



Simplesmente brilhante.

*****


Esse blogue acabou de ganhar um selo. Para isso, tem algumas regras que terei que seguir.
Regras:

1. Exiba a imagem do selo "Olha que blog maneiro!" que você acabou de ganhar.
2. Poste o link do blog que te indicou (muito importante).
3. Indique 10 blogs de sua preferência.
4. Avise seus indicados (não esquecer).
5. Publique as regras.
6. Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7. Envie a sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com o link dos 10 blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá uma caricatura em P&B.

Bom, meus indicados para o selo são:

1. Crônicas Cinéfilas, por Wallace
2. Moviola Digital, por Rafael
3. Blog do Vinícius, por Vinícius
4. Universo 42
5. Anfitrião, por Marco
6. Império Cinéfilo 2, por Gustavo
7. Filme-Pipoca, por Charles
8. Paranóia e Lucidez
9. Jokers
10. 30 e Poucos Anos

sábado, 24 de janeiro de 2009

a estrada para o oscar: parte 1

Bom, então foram anunciados os indicados a mais um Academy Awards. A seguir, a lista com os meus comentários:



filme

Quem Quer Ser um Milionário?, Danny Boyle
O Curioso Caso de Benjamin Button, David Fincher
Milk, Gus Van Sant
Frost/Nixon, Ron Howard
O Leitor, Stephen Daldry

Eu sabia que O Leitor tinha ganhado forças para continuar no páreo, mas ainda assim apostei no Cavaleiro das Trevas. A Academia é muito preconceituosa com esse tipo de filme (leia-se fantasia ou animação), mas este ano tinha tudo para repetir o feito de 2003 (que consagrou O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei); mas não. Nem mesmo Wall-E, que é melhor do que o único candidato acima que assisti - Benjamin Button - foi indicado. Aliás, as animações da Pixar não mereciam ser esnobadas nesta categoria. Já foi pouco no ano passado Ratatouille ficar só na área destinada a ele, como animação e algumas categorias técnicas - tal como Os Incríveis, por exemplo. Eu não me surpreendi com a indicação de O Leitor, pois ele era a minha alternativa e eu sabia que entre ele e Batman um ganharia; mas pensei que ia ser o super-herói.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser um Milionário?

direção

David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button
Danny Boyle, Quem Quer Ser um Milionário?
Gus Van Sant, Milk
Stephen Daldry, O Leitor
Ron Howard, Frost/Nixon

Ron Howard ser indicado me parece muita puxação de saco da Academia. Então um indicação para ele estava quase certa. Nunca imaginei que Nolan se encaixasse aqui, por mais que O Cavaleiro das Trevas fosse indicado; nem tinha tanta esperança para Andrew Stanton, que fez um trabalho de mestre com Wall-E. Fincher foi indicado pelo trabalho errado na categoria, por mais que o admire seja lá qual o projeto em que ele encarar. Ele merecia ter sido indicado com Zodíaco e não com Benjamin Button - mas talvez os seus concorrentes sejam piores, então não vou ficar julgando a decisão da Academia de colocá-lo aqui. Stephen Daldry era quase uma certeza pois O Leitor realmente ganhou um gás com os prêmios que vinha recebendo. A surpresa da noite foi a ausência de Sam Mendes, com Foi Apenas um Sonho.

Primeira idéia para vencedor: Danny Boyle, Quem Quer Ser um Milionário?

ator

Sean Penn, Milk
Mickey Rourke, O Lutador
Frank Langella, Frost/Nixon
Richard Jenkins, The Visitor
Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button

Uma categoria difícil, como sempre. Se por um ladol, temos Sean Penn vencendo o prêmio de consolação para Milk, temos Mickey Rourke retornando com tudo com O Lutador. Mas ainda tem Frank Langella, de Frost/ Nixon. Richard Jenkins e Brad Pitt não devem vencer, já que para Benjamin Button o prêmio de consolação vai para a parte técnica. Ainda assim, devemos considerar que, caso a Academia resolvar premiar Benjamin Button, as chances de Pitt vencer aumentam - pois os velhinhos adoram premiar o mesmo filme em várias categorias para contar vitórias e talvez, um recorde.

Primeira idéia para vencedor: Sean Penn, Milk

atriz

Meryl Streep, Dúvida
Anne Hathaway, O Casamento de Rachel
Kate Winslet, O Leitor
Melissa Leo, Rio Congelado
Angelina Jolie, A Troca

Kate Winslet veio com O Leitor e não com Foi Apenas um Sonho. Ao lado de Streep, é a que tem mais chances de conseguir alguma coisa. No entanto, temos a novata Anne Hathaway e não devemos subestimar as novatas no Oscar. Exemplos como Jennifer Hudson, Anna Paquin que foram indicadas pela primeira vez e garantiram a vitória. Mas, assim como Ellen Page, Hathaway pode ter conseguido a indicação e apenas publicidade. Jolie pode vencer com Brad Pitt e fazer o "casal-vencedor" do Oscar, mas acho que a Academia não ia dar uma notícia dessas para os tablóides. No final, Melissa Leo entrou no lugar que seria de Sally Hawkings em uma troca que não era muito inesperada. Deve vencer Kate Winslet, como o prêmio para O Leitor e também pela imensa dívida que a Academia tem com ela; ou será Meryl Streep a dona da estatueta dourada?

Primeira idéia para vencedor: Kate Winslet, O Leitor

ator coadjuvante

Josh Brolin, por Milk - A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr., por Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman, por Dúvida
Heath Ledger, por O Cavaleiro das Trevas
Michael Shannon, por Foi Apenas um Sonho

Michael Shannon foi indicado, mas nem por isso é surpreendente. Sua indicação já estava sendo prevista; embora nunca fosse muito certa. No entanto, as outras presenças mais certas como a Hoffman, Downey Jr. e Ledger só fortaleceram ainda mais as previsões. Enquanto Josh Brolin toma o lugar que poderia ser de James Franco, pelo mesmo filme.

Primeira idéia para vencedor: Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas.

atriz coadjuvante

Amy Adams, por Dúvida
Penélope Cruz, Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis, por Dúvida
Taraji P. Henson, O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei, por O Lutador

Ta aí uma categoria que eu não tenho muita idéia em quem arriscar. Dúvida foi principalemnte elogiado pelo seu elenco e mostrou-se forte em arrancar quatro indicações para atuações no Oscar. E já que Streep e Hoffman podem não ganhar em seus determinados prêmios, aqui póde ser a vez de Viola Davis ficar com a estatueta dourada. Por outro lado, Penelope Cruz ainda é a favorita, ainda mais pelos tantos prêmios que ela conquistou. Já Marisa Tomei a situação é um pouco complicada. Pode ou não ganahar, e se isso acontecer, será a zebrinha da noite. Acredito que Henson não vença, até porque os prêmios para Benjamin Button já foram reservados.

Primeira idéia para vencedor: Viola Davis, Dúvida

roteiro original

Rio Congelado, por Courtney Hunt
Simplesmente Feliz, por Mike Leigh
Na Mira do Chefe, por Martin McDonagh
Milk - A Voz da Igualdade, por Dustin Lance Black
WALL-E, Andrew Stanton, Jim Reardon e Pete Docter

Simplesmente Feliz, Milk e Wall-E já eram apostas praticamente certas; enquanto que Rio Congelado vinha na contra-mão: esquecido por alguns prêmios, mas lembrado por outros, o filme tinha uma força interior muito grande e corria por fora por uma vaga. Woody Allen ficou de fora, confesso que fiquei surpreso. mas nem por isso triste, pois acho o longa apenas simpático, nada mais do que isso. Já Na Mira do Chefe foi a indicação-surpresa da noite, mesmo sabendo que ele não tem lá muita chances. Foi legal vê-lo entre os indicados. Imprevísivel, mas legal.

Primeira idéia para vencedor: Milk - A Voz da Igualdade, por Dustin Lance Black

roteiro adaptado

O Curioso Caso de Benjamin Button, Eric Roth e Robert Swicord
Dúvida, por John Patrick Shanley
Frost/Nixon, por Peter Morgan
O Leitor, por David Hare
Quem Quer Ser um Milionário?, Simon Beaufoy

Uma categoria bem previsível. Não havia outros a não ser estes. Gomorra poderia até entrar, mas não entrou - e ainda bem, o longa é muito aborrecido. No entanto, são estes que levaram a melhor. Frost/ Nixon pode ter alguma chance se a Academia quiser premiá-lo nas categorias principais; já Dúvida está ali apenas para preencher vagas. O Leitor e Benjamin Button, assim como Frost/ Nixon só vão ser premiados se ganharem as principais. O segundo pode levar pois tem 13 indicações, um recorde significativo que não se via desde Chicago, mas nem por isso é o favorito.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser um Milionário?, por Simon Beaufoy

filme estrangeiro

Der Baader Meinhof Komplex, Alemanha (de Uli Edel)
Entre les Murs (The Class), França (de Laurent Cantet)
Okuribito (Departures), Japão (de Yojiro Takita)
Revanche, Áustria (de Götz Spielmann)
Valsa com Bashir, Israel (de Ari Folman)

Gomorra ficou fora, todos ficaram tristes, mas eu fiquei feliz. Eu não gosto do filme, me pegou de surpresa, mas eu não posso afirmar nada sobre os candidatos agora porque eu não assisti a nenhum. De sopetão (nossa, há quanto tempo eu não falava isso, nem sei se tá certa a expressão) eu vou apostarno Valsa com Bashir; mas Okuribito, do Japão, ganhou o gás que precisava; e The Class foi recordista no Oscar francês, continua firme na disputa.

Primeira idéia para vencedor: Valsa com Bashir, Israel (de Ari Folman)

animação

Bolt - Supercão, de Byron Howard e Chris Williams
Kung Fu Panda, de Mark Osborne e John Stevenson
WALL-E, de Andrew Stanton

Kung-Fu Panda eu não assisti inteiro, mas do que estava vendo achei uma história bem óbvia e que renegava os seus coadjuvantes; enquanto Bolt, também contando uma história previsível, é original e coloca importância em seus coadjuvantes. Dentre estes dois, prefiro o da Disney. Bom, ainda tem Madagascar 2, que é divertidinho, poderia ter entrado aqui; tem ainda Valsa com Bashir, mas... Ou Horton e o Mundo dos Quem, eu gostei do filme... Ah, que nada! Tendo Wall-E entre os indicados, a disputa já até perde a graça. Se tiver outro possível vencedor, os membros da Academia terão que ser muito bem investigados.

Primeira idéia para vencedor: Ããããã... Ku... Não... Bol... ãããã... Wall-E!

fotografia

Batman: O Cavaleiro das Trevas, Wally Pfister
O Leitor, Chris Menges and Roger Deakins
O Curioso Caso de Benjamin Button, Claudio Miranda
Quem Quer Ser um Milionário?, Anthony Dod Mantle
A Troca, Tom Stern

Batman: O Cavaleiro das Trevas era esperado aqui, ainda mais pela história do morcego no cinema; O Leitor, Benjamin Button e Quem Quer Ser um Milionário? também ocupam as vagas. Mas A Troca, quem diria, eu não esperava! Tinha me esquecido completamente que o longa de Eastwood tem um apego visual elogiadíssimo.

Idéia inicial para vencedor: Batman: O Cavaleiro das Trevas

montagem

Quem Quer Ser Um Milionário?, Chris Dickens
Batman: O Cavaleiro das Trevas, Lee Smith
Milk, Elliot Graham e Gus Van Sant
O Curioso Caso de Benjamin Button, Kirk Baxter e Angus Wall
Frost/Nixon, Daniel P. Hanley e Mike Hill

Os 5 indicados eram esperados. Batman indicado nessa também parece uma espécie de "olha, não te indicamos nas principais, mas a gente se lembra de ti, viu?". Ou a Academia falou "Batman merece, a montagem é ótima". Aí, eu não sei dizer o que eles pensaram.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser Um Milionário?, Chris Dickens

direção de arte

O Curioso Caso de Benjamin Button
Donald Graham Burt; Victor J. Zolfo
A Troca
James J. Murakami; Gary Fettis
Foi Apenas Um Sonho
Kristi Zea; Debra Schutt
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Nathan Crowley
A Duquesa
Michael Carlin, Rebecca Alleway

A parte técnica de A Troca dizem ser privilegiada; Foi Apenas um Sonho e Benjamin Button bem esperados. A Duquesa e Batman me pegaram de surpresa. Será que O Cavaleiro das Trevas merecia essa indicação? Eu acho que não precisava. Preferia, por exemplo, a de Speed Racer. ou de Hellboy II.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button, Donald Graham Burt; Victor J. Zolfo

figurino

O Curioso Caso de Benjamin Button, Jacqueline West
A Duquesa, Michael O’Connor
Foi Apenas Um Sonho, Albert Wolsky
Austrália, Catherine Martin
Milk, Danny Glicker

A Academia sempre gostou de pelo menos um filme de época nas indicações, a vaga foi preenchida com A Duquesa; Foi Apenas um Sonho, Austrália e Benjamin Button completam as indicações esperadas. E quanto a Milk, foi um pouco de surpresa. Dito isso, A Duquesa é o possível vencedor desta categoria, mas se decidirem aumentar as premiações de Benjamin Button, é ele quem vence.

Primeira idéia para vencedor: A Duquesa, Michael O’Connor

trilha sonora

O Curioso Caso de Benjamin Button, Alexandre Desplat
Wall-E, Thomas Newman
Quem Quer Ser um Milionário?, A.R. Rahman
Defiance, James Newton Howard
Milk, Danny Elfman

Na realidade, a única dúvida aqui seria se Defiance entraria ou não. O resto já era esperado. De um lado, a trilha de Dany Elfman, que não tem lá muitas chances. Do outro, o vencedor do Globo de Ouro, A.R. Rahman pelo favorito da noite nas categorias principais; Wall-E, de Thomas Newman, poderia muito bem superar as expectativa e vencer; assim como Alexandre Desplat, o favorito para esta categoria, por seu Benjamin Button. Fico ainda com Desplat.

Primeira idéia para vencedor: Alexandre Despat, O Curioso Caso de Benjamin Button

canção

"Down to Earth", de Wall-E
"Jai Ho", de Quem Quer Ser um Milionário?
"O Saya", de Quem Quer Ser um Milionário?

Como eu esperava 5 indicados, fiquei surpreso com a dupla indicação para Quem Quer Ser um Milionário?, eu adoro "Jai Ho", é uma canção maravilhosa, sem dúvidas. Já "O Saya" é inferior as outras duas - eu preferia outras canções do disco. "Down to Earth" é muito bem acabada, é de Peter Gabriel e é ótima também. Como duplas indicações ou triplas não significam nada para a Academia, votarei em Wall-E, justamente por esse não ter muitas premiações até agora.

Primeira idéia para vencedor: "Down to Earth", de Wall-E

mixagem de som

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
Quem Quer Ser um Milionário?
O Procurado
O Curioso Caso de Benjamin Button

A grande surpresa ficou por conta de O Procurado. Pode até vencer nestas duas categorias, embora eu ache improvável. O Cavaleiro das Trevas fica com a estatueta, seguido por Wall-E e Benjamin Button.

Primeira idéia para vencedor: Batman: O Cavaleiro das Trevas

edição de som

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro
Wall-E
O Procurado
Quem Quer Ser um Milionário?

Gostei bastante da indicação de Homem de Ferro por aqui. Quanto a Procurado, mais uma vez me surpreendeu. O resto, esperados. Quem divide o prêmio de som com Batman é Wall-E, merecendo também.

Primeira idéia para vencedor: Wall-E

maquiagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman: O Cavaleiro das Trevas

Hellboy II: O Exército Dourado

Categoria perfeita. Não havia outros indicados tão mais fortes que esses. Benjamin Button possui uma maquiagem perfeita, será o vencedor da noite, sem sombras de dúvidas. Se for para vencer outro, será Batman, seguido por Hellboy.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button

efeitos visuais

O Curioso Caso de Benjamin Button
Homem de Ferro
Batman: O Cavaleiro das Trevas

Dos três candidatos eu gosto mais dos efeitos de Homem de Ferro do que de Batman. Mas não tem como negar que os efeitos de Benjamin Button são ótimos. Aliás, é uma grandiosa super-produção que vai vencer bastante Oscar e ser um dos recordistas da noite.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button

Pelas minhas primeiras apostas, os vencedores terão:

4 Oscar - O Curioso Caso de Benjamin Button; Quem Quer Ser um Milionário?
3 Oscar - Batman: O Cavaleiro das Trevas; Wall-E
2 Oscar - Milk
1 Oscar - A Duquesa; Dúvida; O Leitor; Valsa com Bashir

Ao longo dos dias, vou colocando previsões um pouco mais concretas por aqui! E rumo ao Oscar
2009!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

o curioso caso de benjamin button

Falar do filme divisor de críticos internacionalmente é complicado. Comparações foram feitas incansavelmentes com Forrest Gump, já que o roteirista, Eric Roth, é o mesmo do filme estrelado por Tom Hanks. E eu não sou fã daquela produção. Não vejo nada de tão excelente; muito pelo contrário, acho chato e pretensioso demais. Com isso, naturalmente era para eu já ficar com um pé atrás com Benjamin Button. Até porque tem muitas semelhanças com o Gump, como estrutura ou os personagens marcantes que ele vai encontrando no meio do caminho. Eu teria muito o que reclamar, mas não há outra palavra que eu possa descrever O Curioso Caso de Banjamin Button a não ser: fábula.

Uma linda fábula sobre amor, sobre tempo, sobre as pessoas que encontramos em nosso caminho e sobre o que elas acabam nos ensinando de uma maneira ou outra. Há a metáfora acertadíssima do relógio que anda para trás; o velho que foi atingido 7 vezes por raios; a mulher com medo de envelhecer; o capitão com mágoas pelo pai; o pigmeu contador de histórias; e, claro, Benjamin Button. Um homem singular, Button nasceu em circunstâncias complicadas: sua mãe morreu ao dar a luz e como um recém-nascido tinha idade corporal de um velho, além de ser abandonado pelo pai.

É criado por Queenie, uma mulher que nasceu para ser mãe. Aliás, os dois personagens tem um entrosamento tão natural, tão saudável, que chega a dar saudades de vê-los juntos novamente em certo momento da projeção. Já a mulher que se apaixona por Button é um caso a parte. Daisy enelhece naturalmente a medida que os anos passos, e cada passo que ela dá vai descobrindo coisas com a idade; coisas que Benjamin não conseguiu aprender, já que ao invés de envelhecer, rejuvenesce. Estes contra-pontos vão fazendo a união de ambos, a aproximação e culminando em um amor.

O amor que os dois sentem um pelo outro - vai crescendo cada vez mais e mais - vai sustentando a relação. Até o ponto em que Benjamin percebe que não vai mais envelhecer e também carrega a dor de ver todos envelhecendo e morrendo perante seus olhos. Interpretado brilhantemente por Brad Pitt, Benjamin Button é um homem que vai conquistando o espectador a cada instante, seja nos momentos de pouco humor ou nos momentos mais dramáticos. Além do mais, a sua química com Cate Blanchett (já esteve melhor em outros filmes) ou com Tilda Swinton ou com Taraji P. Henson é excelente.

A parte técnica do longa é primorosa. Desde a sua espetacular direção de arte até os efeitos visuais, contando com a maquiagem, o filme é um prato cheio de acertos. Ela é feita com todos os cuidados, detalhadamente, como por exemplo a de Brad Pitt mais jovem ou mais velho E até mesmo com Cate Blanchett, quando mais velha, não vem exagerada e perfeitamente trabalhada. Algo que não soa falso e que é fundamental para o filme.

O Curioso Caso de Benjamin Button não conta com aquela direção pesada e original de David Fincher. É o seu projeto menos ambisioso, mas nem por isso seu pior. Ele decidiu mostrar seu lado mais emocional - e isso necessariamente nem sempre é ruim.

O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button, 2008
Direção: David Fincher. Roteiro Adaptado: Eric Roth e Robin Swicord. Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Tilda Swinton, Taraji P. Henson e Jason Flemyng.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

prêmio cinemania: os melhores do ano!

Segue aqui uma lista dos meus melhores do ano de 2008 em cada categoria. Eu enviei também meus votos para a Sociedade dos Blogs Cinematográficos, no qual vai ser eleito os melhores no Blog de Ouro. Está em ordem de preferência todos os indicados.

Houve injustiças como qualquer premiação, por isso me perdôem caso eu cometa alguma.

Nas categorias de animação, de efeitos visuais e de maquiagem os meus eleitos para o Blog de Ouro são só os três primeiros, já que o limite da categoria são três filmes; de resto, considerem os cinco candidatos.

melhor filme

Sangue Negro

Paul Thomas Anderson mostra toda a sua força neste filme. A ambição nunca foi tão perfeita neste verdadeiro clássico do cinema. Trágico, tridimensional, moderno, universal: são vários os elogios que podemos dar quando uma obra-prima surge. Anderson não tenta inovar, mas mostra tudo o que aprendeu com os gênios do cinema - enquadramentos, atuações, tempo e espaço. Um filme primoroso.

Outros indicados:

2. Wall-E
3. Onde os Fracos Não Têm Vez
4. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
5. O Escafandro e a Borboleta


melhores efeitos visuais

Speed Racer

A direção de arte já é bela, com aquele visual retrô e tudo o mais, mas o ponto alto do filme é o tamanho realismo dos efeitos visuais. As corridas são as melhores, quando o jovem Speed ultrapassa os carros e dá saltos de um lado para o outro tudo é coerente. Notem a corrida de Cas Cristo, quando há tantos vilões tentando ultrapassar o protagonista. Com certeza, Speed Racer dá um show de efeitos visuais. Isso sim que é blockbuster!

2. Homem de Ferro
3. Batman: O Cavaleiro das Tervas
4. Wall-E
5. Hellboy II: O Exército Dourado


melhor roteiro original

Andrew Stanton e Jim Reardon, Wall-E

O roteiro de Wall-E não brilha pelos diálogos, ou uma história super original, mas sim pelo brilhantismo em que a trama desenrola. Sempre astuto, Andrew Stanton utiliza os diálogos apenas quando achar necessário, descrevendo nas outras cenas a sua habilidade de narrar o robôzinho tentando encontrar seu caminho. Ele conseguiu até mesmo o romance a ficar emocionante, sem cair na falsidade ou algo parecido. Inteligente e comovente.

2. Cristian Mungiu, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
3. Elisabeth Perceval, A Questão Humana
4. Diablo Cody, Juno
5. Joel Coen e Ethan Coen, Queime Depois de Ler

melhor figurino

Jacqueline Durran, Desejo e Reparação

O luxo toma conta dos vestidos de Desejo e Reparação. Jacqueline Durran já mostra um figurino repleto de sutilezas, do início até o final, porém constrasta com os uniformes de guerra do protagonista. Uma pesquisa que deu um resultado muito positivo para a produção.

2. Collen Atwood, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco
3. Sammy Sheldon, Hellboy II: O Exército Dourado
4. John Dunn, Não Estou Lá
5. Alexandra Byrne, Elizabeth: A Era de Ouro

melhor atriz coadjuvante

Marcia Gay Harden, O Nevoeiro

Sra. Carmody é uma personagem única em O Nevoeiro. Obcecada pela religião, não sabemos sela acredita ou não se tudo aquilo é mesmo obra de Deus. O que sabemos é que ela acaba se tornando uma mulher controlada, transformando-se em uma líder que consegue manipular todos a sua volta, se aproveitando da situação em que todos estão perdidos sem saber o que fazer. Obviamente, a Sra. Carmody pode representar nações, líderes e instituições. Um bom exemplo é o domínio da Igreja Católica antigamente ou até mesmo Hitler - cujo discurso nazista encontrou os alemães humilhados após a Primeira Guerra Mundial. Portanto, para uma personagem dessas era necessário uma atriz talentosa. A combinação do talento com a personagem se encontrou perfeita graças a Macia Gay Harden. Ela é a força-motriz do filme.

2. Saoirse Ronan, Desejo e Reparação
3. Helena Bonham-Carter, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. Marisa Tomei, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
5. Penelope Cruz, Vicky Cristina Barcelona

melhor som

Onde os Fracos Não Têm Vez

Aqui o som é fundamental. Desde o primeiro tiro até os mínimos detalhes, no meio da fotografia com cores quentes e as pisadas dos atores, a combinção é extremamente necessária já que a obra dos irmãos Coen propõe uma reflexão interessante e diversificada sobre a passagem do tempo. Portanto, esta qualidade técnica foi preparada de uma maneira muito eficiente, sem aquela barulheira toda, mas com grandiosidade.

2. Wall-E
3. Sangue Negro
4. Batman: O Cavaleiro das Trevas
5. Cloverfield: Monstro

melhor roteiro adaptado


Frank Darabont, O Nevoeiro

O que diferencia um filme de terror para um filme de reflexão é uma linha tênue de conflitos internos. Por exemplo, a maioria dos filmes de terror são contra monstros ou demônios, algo sobrenatural ou um assassino que persegue os mocinhos o tempo todo; nos filmes de reflexão, temos algo para pensar após assistir ao filme, pois o protagonista geralmente acaba entrando em conflito com seus sentimentos ou sua emoção. É muito complicado fazer algo assustador e ao mesmo tempo causar este impacto emocional, mas Frank Darabont fez a lição de casa. Em O Nevoeiro, o filme causa terror, um pouco pelas criaturas, mas muito mais pelos próprios homens encarcerados em um super-mercado. Aquela comodidade vai transformando os seres-humanos em seres irracionais, motivados pela esperança. Com tantos outros ótimos roteiros para vencer o prêmio, O Nevoeiro leva pelo diferencial.

2. Ethan Coen e Joel Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez
3. Paul Thomas Anderson, Sangue Negro
4. Ronald Harwood, O Escafandro e a Borboleta
5. Vincent Paronnaud, Persépolis

melhor ator coadjuvante


Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas

Heath Ledger deixou um marco no cinema. Graças a sua morte precoce, com 28 anos, a publicidade do novo filme de Batman aumentou e foi o ator mais elogiado do ano de 2008. E justamente ele merece o prêmio - o Oscar, o Globo de Ouro, o BAFTA... - porque a performance como Coringa é uma das melhores destes últimos tempos. Ele calcula cada línguinha para fora, cada risada, cada olhar, cada gesto que ele faz. Nunca um vilão de filmes de super-herói foi tão ameaçador. Heath Ledger como melhor ator coadjuvante.

2. Aaron Ackhart, Batman: O Cavaleiro das Trevas
3. Javier Bardem, Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Robert Downey Jr., Trovão Tropical
5. Brad Pitt, Queime Depois de Ler

melhor maquiagem

Batman: O Cavaleiro das Trevas

A maquiagem é um elemento que acrescenta muito ao filme de Nolan. A atuação de Heath Ledger poderia não soar tão ameaçadora se não tivesse a sua maquiagem, além de podermos compreender que cada cicatriz foi calculada nos minimos detalhes para que ficasse em sintonia com o rosto do ator - sim, óbvio.

2. Hellboy II: O Exército Dourado
3. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. O Escafandro e a Borboleta
5. Trovão Tropical

melhor direção de arte

Dante Ferreti, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

O cenário é uma Londres suja e podre, comuma fotografia dark e figurino gótico. Porém, é ao redor das flores que Sweeney lembra de sua família em uma fotografia colorida e repleta de alegria. A direção de arte deste filme é fenomenal. Do início até ao fim desta ópera sobre homens e demônios, Dante Ferreti nos apresenta uma Londres de vingança, traição e pessoas desonestas.

2. Owen Paterson, Speed Racer
3. Jack Fisk, Sangue Negro
4. Sarah Greenwood, Desejo e Reparação
5. Stephen Scott, Hellboy II: O Exército Dourado

melhor atriz

Ellen Page, Juno

Ellen Page encara a transição para a vida adulta do jeito certo em Juno. Ao mesmo tempo em que Juno tem um jeitinho de criança ainda, tem que lidar com o amadurecimento aos poucos. Mas quem realmente amadurece no filme é a atriz. Page tem, ao mesmo tempo em que se mostrar ainda uma adolescente que não lida direito com as situações, uma pessoa sensata e decidida. Difícil tarefa, mas ela conseguiu, de um jeito certo, se tornar uma personagem inesquecível de 2008.

2. Anamaria Marinca, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
3. Frances McDormand, Queime Depois de Ler
4. Julianne Moore, Ensaio Sobre a Cegueira
5. Laura Linney, A Família Savage

melhor montagem

Jay Rabinowitz, Não Estou Lá

Juntar 6 histórias paralelas é uma tarefa difícil. Mas a montagem de Rabinowitz é brilhante e nunca consegue fazer confusão. Até mesmo quando uma cena é em preto-e-branco e a outra é colorida, o editor foi hábil o suficiente para não comprometer o trabalho. Nisso, a montagem é brilhante, pois seria muito fácil cair na mesmice. Como a narrativa é linear, a montagem é ainda mais difícil, se ela não tivesse sido boa teria comprometido o resultado final.

2. Juliette Welfing, O Escafandro e a Borboleta
3. Dylan Tichenor, Sangue Negro
4. Paul Tothil, Desejo e Reparação
5. Stephen Schaffer, Wall-E

melhor trilha sonora original

Dario Marianelli, Desejo e Reparação

Dario Marianelli sempre foi um dos meus compositores favoritos atualmente. Mas a trilha que ele faz Desejo e Reparação é primorosa. Se por um lado, ele prioriza acordes sensíveis, do outro ele vai direto para o épico. Um ponto alto é a junção do som da máquina de escrever com a ótima trilha, o que fortalece ainda mais a música. Uma cena da qual eu gosto muito, não só pela trilha, mas também pela fotografia, é o lindo travelling na praia mostrando o acampamento militar. A combinação dos elementos com a música funciona muito bem em Desejo e Reparação.

2. Marco Beltrami, Os Indomáveis
3. Jonny Greenwood, Sangue Negro
4. Thomas Newman, Wall-E
5. Alex Beaupain, Canções de Amor

melhor ator

Daniel Day-Lewis, Sangue Negro

Dono de uma performance devastadora, Day-Lewis consumiu tanto a ambição que acabou se tornando o próprio Daniel nesta obra-prima sobre a ganância. Rico em cada detalhe, seu personagem é complexo, da ascenção até a loucura, driblando seus sentimentos e emoções, sendo dominado aos poucos pela sua mente e deixando a razão de fora. Daniel Day-Lewis já marecia todo o reconhecimento que teve, mas sem dúvidas esta foi a sua melhor atuação.

2. Mathieu Amalric, O Escafandro e a Borboleta
3. Johnny Depp, Swenney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. Phillip Seymour Hoffman, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
5. Mathieu Amalric, A Questão Humana

melhor filme de animação

Wall-E, de Andrew Stanton

Wall-É é uma obra-prima por excelência. Quase levou o prêmio de Melhor Filme e é uma animação única. Com um belo roteiro e uma direção certeira, a fábula sobre amor, tempo e amizade é um dos poucos filmes a prestar homenagens sem cair na chatice. Com certeza é o Kubrick dos filmes animados.

2. Persépolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
3. Horton e o Mundo dos Quem, de Jimmie Hayward e Steve Martino
4. Madagascar 2, de Eric Darnell e Tom McGrath

melhor canção original

"Falling Slowly", composta e interpretada por Glen Hasard e Markéta Iglová, Apenas Uma Vez

"Down to Earth", composta por Thomas Newman e Peter Gabriel, interpretada por Peter Gabriel, Wall-E

Empate. Eu fiquei semanas, dias, decidindo qual era a melhor música para colocar aqui. Não consegui. Dos 5 candidatos, eliminei os outros três facilmente, mas estas duas eu não consigo me decidir qual é a melhor. Para a Sociedade, eu enviei Wall-E, mas o sentimento de culpa me persegue o tempo todo. "Falling Slowly" é uma música que diz exatamente o que Apenas Uma Vez quer dizer e o início da canção diz tudo: "Eu não te conheço, mas eu te quero". Enquanto isso, Wall-E vem com uma canção tão bonita, tão bem feita, que é difícil escolher qual vence essa. Aqui, os dois vão ganhar o 1º lugar, já que quem faz as regras sou eu!

2. "As-Tu Déjà-Aimé?", escrita por Alex Beaupain e interpretada por Grégoire Leprince-Ringuet e Louis Garrel, Canções de Amor
3. "Guaranteed", composta e interpretada por Eddie Vedder, Na Natureza Selvagem
4. "History", composta e interpretada por Norah Jones, Um Beijo Roubado

melhor elenco

Albert Finney, Ethan Hawke, Marisa Tomei e Phillip Seymour Hoffman, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Comandado por Phillip Seymour Hoffman, o elenco todo do filme está acirradíssimo. Os atores todos estão em atuações excelentes, sempre rolando uma química um com outro. A química é constante entre os personagens de Hoffman e Ethan Hawke, ambos irmãos; filhos do personagem de um sensível Albert Finney. Mas nenhuma destas atuações poderiam estar completas se não tivesse uma ponte entre eles. Cabe a Marisa Tomey ser o elo de ligação entre os quatro homens, o que ela faz com segurança, garantindo uma das melhores atuações femininas do ano de 2008. Se de um lado, não nos divertimos com os personagens (como em Queime Depois de Ler e Juno), nos comovemos com a fabulosa história sobre o egoísmo com um elenco maravilhoso. Um elenco pequeno comparado aos outros, mas seguro de si.

2. Brad Pitt, Frances McDormand, George Clooney, John Malkovich, Richard Jenkins e Tilda Swinton, Queime Depois de Ler
3. Aaron Ackhart, Christian Bale, Gary Oldman, Heath Ledger, Maggie Gyllenhall, Michael Caine e Morgan Freeman, Batman: O Cavaleiro das Trevas
4. Allison Janney, Ellen Page, J.K. Simmons, Jason Baterman, Jennifer Garner e Michael Cera, Juno
5. Ben Whishaw, Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger, Julianne Moore, Marcus Carl Franklin, Michelle Williams e Richard Gere, Não Estou Lá

melhor fotografia

Janusz Kaminski, O Escafandro e a Borboleta

Com a câmera subjetiva o tempo todo, a fotografia de Janusz Kaminski revela o ponto de vista de Jean-Dominique. Talvez por isso que o filme tenha fugido de todos aqueles clichês de filmes assim. É interessante ver o que o personagem pensa enquanto está sem poder se falar, comunicando-se apenas com um olho. Ao mesmo tempo é triste vê-lo tentar falar, enquanto podemos ouvir os seus pensamentos. Janusz Kaminski fez um trabalho de mestre.

2. Seamus McGarvey, Desejo e Reparação
3. Roger Deakins, Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Robert Elswit, Sangue Negro
5. Eigil Bryld, Na Mira do Chefe

melhor direção


 
Paul Thomas Anderson, Sangue Negro
 
Paul Thomas Anderson conduz com maestria um trabalho singular em sua filmogradia. Seus diálogos sempre afiados dão lugar às imagens. Aqui, os momentos são sempre únicos, representando o que aqueles personagens pensam e as escolham que cada um segue, tornando Sangue Negro ainda mais inesquecível. Melhor do que isso são os minutos iniciais, silenciosos, e depois nos brindando com uma performance memorável de Day-Lewys. E Paul Thomas Anderson leva todos os créditos com o seu domínio sobre a técnica e a artística nesse longa.

2. Joel e Ethan Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez
3. Julian Schnabel, O Escafandro e a Borboleta
4. Andrew Stanton, Wall-E
5. Joe Wright, Desejo e Reparação


Distribuições de indicações e prêmios:

9 - Sangue Negro (3); Wall-E (3)
7 - Desejo e Reparação (2); O Escafandro e a Borboleta (1)
6 - Batman: O Cavaleiro das Trevas (2); Onde os Fracos Não Têm Vez (1);
5 - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (1);
4 - Hellboy II: O Exército Dourado; Queime Depois de Ler;
3 - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (1); 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias; Juno (1); Não Estou Lá (1);
2 - Canções de Amor; Persépolis; A Questão Humana; Speed Racer (1); Trovão Tropical;
1 - Apenas Uma Vez (1); Um Beijo Roubado; Cloverfield: Monstro; Elizabeth: A Era de Ouro; Ensaio Sobre a Cegueira; A Família Savage; Homem de Ferro; Horton e o Mundo dos Quem; Os Indomáveis; Madagascar 2; Na Mira do Chefe; Na Natureza Selvagem; Vicky Cristina Barcelona;

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

o ótimo ano de 2008 nos trouxe estes filmes...

Agente 86 (EUA)

Às vezes só o que precisamos é de muita diversão.

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (EUA)

As coisas horrendas que o ser-humano faz para sua satisfação pessoal sem se importar com os outros.

Apenas Uma Vez (Irlanda)

Para o amor ser eterno, não precisa ser exatamente possível.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (EUA)

O quanto um homem pode ser mal; e o quanto um bom pode virar um quando a vida lhe dá as costas.

Canções de Amor (França)

O que fazer quando tudo parece ser o fim? Quem vai aparecer para nos livrar de uma perda? O amor se manifestando nas pessoas mais improváveis.

Cloverfield: Monstro (EUA)

Retrato da sociedade e a tecnologia dos dias de hoje.

Desejo e Reparação (Inglaterra)

Será que é muito tarde para se arrepender?

Ensaio Sobre a Cegueira (Brasil/Canadá/Japão)

Quando o homem é tratado como um animal, ele se transforma em um.

O Escafandro e a Borboleta (França)

Todos temos esta espécie de casulo em nossa volta, que ao mesmo tempo atrapalha e nos ajuda a crescer.

Homem de Ferro (EUA)

A história de um homem que cansou de esperar e decide virar um herói.

Os Indomáveis (EUA)

Um homem que decide arriscar tudo para salvar a sua família; e um criminoso dividido entre o bem e o mal.

Juno (EUA)

A jornada de auto-conhecimento pode vir de uma surpresa.

Medo da Verdade (EUA)*

A obsessão por uma verdade pode causar dor e sofrimento para aqueles em volta.

Na Mira do Chefe (Inglaterra/Bélgica)

O que fazer quando traímos os nosso príncipios? Continuamos a segui-los?


Não Estou Lá (EUA)

Ascenção e declínio de um homem em 6 histórias emocionantes.

O Nevoeiro (EUA)

O terror não está em criaturas monstruosas, mas sim nos próprios homens.

Onde os Fracos Não Têm Vez (EUA)

Na vida quando a idade pesa, os velhos tornam-se fracos. E os fracos não têm vez.

Persépolis (França)

Tudo que se passa para viver em um mundo melhor.

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (Romênia)

Sempre pagamos pelas conseqüências de nossos atos. Será que algum dia nós mesmos iremos nos perdoar por eles?

Queime Depois de Ler (EUA)

Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Fez algum sentido? Mas sinceramente, eu não dou a mínima se fez ou não sentido.

A Questão Humana (França)

A História pesa, não importa quantos anos tenha se passado. Memórias não se apagam.


Sangue Negro (EUA)

Homens são movidos pela ambição; e a ambição é movida pelos homens.

Senhores do Crime (EUA)

A violência pode não ser a solução para tudo.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (EUA)

Obsessão, vingança e tragédia andam de mãos dadas.

Wall-E (EUA)

No meio de tantas pessoas robotizadas, o amor surge em um robô em uma fábula repleta de sentimentos.

***
Os 25 filmes aí em cima são os que me encantaram, cada um a sua maneira, neste ano de 2008. Porém, não dá pra escolher todos para ser a grande obra-prima do ano. Por isso, publicarei meu próprio Oscar, sobre os melhores em cada categoria! Da lista, apenas 5 concorrerão o título de melhor do ano e um apenas vencerá. Tãdãdãdã, quem vai ser o grande vencedor? Ou melhor, quais são serão os grandes vencedores do Prêmio Cinemania?

Eu tava revendo a lista e percebi que a maioria destes filmes não devem ter agradado ao público em geral. Notei que a maioria destes filmes tem finais trágicos, surpreendentes e driblam as nossas expectativas. Também notei que a maioria desenvolve seu filme lentamente, com cortes muito maiores do que estamos acostumados - o que deve causar aborrecimento por parte de espectadores. Eu indicaria poucos destes filmes para meus amigos ou pessoas próximas a mim, pois sei o quanto é complicado hoje em dia a pessoa esperar que algo aconteça, em se aprofundar na cabeça dos personagens.

Mas foi um bom ano, melhor que o de 2007 por exemplo. Então até mais!

* Medo da Verdade foi lançado diretamente nas locadoras, portanto não entrou no circuito. Por isso, infelizmente, não vou considerá-lo para o meu prêmio pessoal dos melhores do ano em cada categoria (direção, ator, figurinos, etc...).

Não vi: Um Conto de Natal, Linha de Passe, O Orfanato, e até o fechamento da edição deste post, [REC].