sábado, 24 de janeiro de 2009

a estrada para o oscar: parte 1

Bom, então foram anunciados os indicados a mais um Academy Awards. A seguir, a lista com os meus comentários:



filme

Quem Quer Ser um Milionário?, Danny Boyle
O Curioso Caso de Benjamin Button, David Fincher
Milk, Gus Van Sant
Frost/Nixon, Ron Howard
O Leitor, Stephen Daldry

Eu sabia que O Leitor tinha ganhado forças para continuar no páreo, mas ainda assim apostei no Cavaleiro das Trevas. A Academia é muito preconceituosa com esse tipo de filme (leia-se fantasia ou animação), mas este ano tinha tudo para repetir o feito de 2003 (que consagrou O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei); mas não. Nem mesmo Wall-E, que é melhor do que o único candidato acima que assisti - Benjamin Button - foi indicado. Aliás, as animações da Pixar não mereciam ser esnobadas nesta categoria. Já foi pouco no ano passado Ratatouille ficar só na área destinada a ele, como animação e algumas categorias técnicas - tal como Os Incríveis, por exemplo. Eu não me surpreendi com a indicação de O Leitor, pois ele era a minha alternativa e eu sabia que entre ele e Batman um ganharia; mas pensei que ia ser o super-herói.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser um Milionário?

direção

David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button
Danny Boyle, Quem Quer Ser um Milionário?
Gus Van Sant, Milk
Stephen Daldry, O Leitor
Ron Howard, Frost/Nixon

Ron Howard ser indicado me parece muita puxação de saco da Academia. Então um indicação para ele estava quase certa. Nunca imaginei que Nolan se encaixasse aqui, por mais que O Cavaleiro das Trevas fosse indicado; nem tinha tanta esperança para Andrew Stanton, que fez um trabalho de mestre com Wall-E. Fincher foi indicado pelo trabalho errado na categoria, por mais que o admire seja lá qual o projeto em que ele encarar. Ele merecia ter sido indicado com Zodíaco e não com Benjamin Button - mas talvez os seus concorrentes sejam piores, então não vou ficar julgando a decisão da Academia de colocá-lo aqui. Stephen Daldry era quase uma certeza pois O Leitor realmente ganhou um gás com os prêmios que vinha recebendo. A surpresa da noite foi a ausência de Sam Mendes, com Foi Apenas um Sonho.

Primeira idéia para vencedor: Danny Boyle, Quem Quer Ser um Milionário?

ator

Sean Penn, Milk
Mickey Rourke, O Lutador
Frank Langella, Frost/Nixon
Richard Jenkins, The Visitor
Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button

Uma categoria difícil, como sempre. Se por um ladol, temos Sean Penn vencendo o prêmio de consolação para Milk, temos Mickey Rourke retornando com tudo com O Lutador. Mas ainda tem Frank Langella, de Frost/ Nixon. Richard Jenkins e Brad Pitt não devem vencer, já que para Benjamin Button o prêmio de consolação vai para a parte técnica. Ainda assim, devemos considerar que, caso a Academia resolvar premiar Benjamin Button, as chances de Pitt vencer aumentam - pois os velhinhos adoram premiar o mesmo filme em várias categorias para contar vitórias e talvez, um recorde.

Primeira idéia para vencedor: Sean Penn, Milk

atriz

Meryl Streep, Dúvida
Anne Hathaway, O Casamento de Rachel
Kate Winslet, O Leitor
Melissa Leo, Rio Congelado
Angelina Jolie, A Troca

Kate Winslet veio com O Leitor e não com Foi Apenas um Sonho. Ao lado de Streep, é a que tem mais chances de conseguir alguma coisa. No entanto, temos a novata Anne Hathaway e não devemos subestimar as novatas no Oscar. Exemplos como Jennifer Hudson, Anna Paquin que foram indicadas pela primeira vez e garantiram a vitória. Mas, assim como Ellen Page, Hathaway pode ter conseguido a indicação e apenas publicidade. Jolie pode vencer com Brad Pitt e fazer o "casal-vencedor" do Oscar, mas acho que a Academia não ia dar uma notícia dessas para os tablóides. No final, Melissa Leo entrou no lugar que seria de Sally Hawkings em uma troca que não era muito inesperada. Deve vencer Kate Winslet, como o prêmio para O Leitor e também pela imensa dívida que a Academia tem com ela; ou será Meryl Streep a dona da estatueta dourada?

Primeira idéia para vencedor: Kate Winslet, O Leitor

ator coadjuvante

Josh Brolin, por Milk - A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr., por Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman, por Dúvida
Heath Ledger, por O Cavaleiro das Trevas
Michael Shannon, por Foi Apenas um Sonho

Michael Shannon foi indicado, mas nem por isso é surpreendente. Sua indicação já estava sendo prevista; embora nunca fosse muito certa. No entanto, as outras presenças mais certas como a Hoffman, Downey Jr. e Ledger só fortaleceram ainda mais as previsões. Enquanto Josh Brolin toma o lugar que poderia ser de James Franco, pelo mesmo filme.

Primeira idéia para vencedor: Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas.

atriz coadjuvante

Amy Adams, por Dúvida
Penélope Cruz, Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis, por Dúvida
Taraji P. Henson, O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei, por O Lutador

Ta aí uma categoria que eu não tenho muita idéia em quem arriscar. Dúvida foi principalemnte elogiado pelo seu elenco e mostrou-se forte em arrancar quatro indicações para atuações no Oscar. E já que Streep e Hoffman podem não ganhar em seus determinados prêmios, aqui póde ser a vez de Viola Davis ficar com a estatueta dourada. Por outro lado, Penelope Cruz ainda é a favorita, ainda mais pelos tantos prêmios que ela conquistou. Já Marisa Tomei a situação é um pouco complicada. Pode ou não ganahar, e se isso acontecer, será a zebrinha da noite. Acredito que Henson não vença, até porque os prêmios para Benjamin Button já foram reservados.

Primeira idéia para vencedor: Viola Davis, Dúvida

roteiro original

Rio Congelado, por Courtney Hunt
Simplesmente Feliz, por Mike Leigh
Na Mira do Chefe, por Martin McDonagh
Milk - A Voz da Igualdade, por Dustin Lance Black
WALL-E, Andrew Stanton, Jim Reardon e Pete Docter

Simplesmente Feliz, Milk e Wall-E já eram apostas praticamente certas; enquanto que Rio Congelado vinha na contra-mão: esquecido por alguns prêmios, mas lembrado por outros, o filme tinha uma força interior muito grande e corria por fora por uma vaga. Woody Allen ficou de fora, confesso que fiquei surpreso. mas nem por isso triste, pois acho o longa apenas simpático, nada mais do que isso. Já Na Mira do Chefe foi a indicação-surpresa da noite, mesmo sabendo que ele não tem lá muita chances. Foi legal vê-lo entre os indicados. Imprevísivel, mas legal.

Primeira idéia para vencedor: Milk - A Voz da Igualdade, por Dustin Lance Black

roteiro adaptado

O Curioso Caso de Benjamin Button, Eric Roth e Robert Swicord
Dúvida, por John Patrick Shanley
Frost/Nixon, por Peter Morgan
O Leitor, por David Hare
Quem Quer Ser um Milionário?, Simon Beaufoy

Uma categoria bem previsível. Não havia outros a não ser estes. Gomorra poderia até entrar, mas não entrou - e ainda bem, o longa é muito aborrecido. No entanto, são estes que levaram a melhor. Frost/ Nixon pode ter alguma chance se a Academia quiser premiá-lo nas categorias principais; já Dúvida está ali apenas para preencher vagas. O Leitor e Benjamin Button, assim como Frost/ Nixon só vão ser premiados se ganharem as principais. O segundo pode levar pois tem 13 indicações, um recorde significativo que não se via desde Chicago, mas nem por isso é o favorito.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser um Milionário?, por Simon Beaufoy

filme estrangeiro

Der Baader Meinhof Komplex, Alemanha (de Uli Edel)
Entre les Murs (The Class), França (de Laurent Cantet)
Okuribito (Departures), Japão (de Yojiro Takita)
Revanche, Áustria (de Götz Spielmann)
Valsa com Bashir, Israel (de Ari Folman)

Gomorra ficou fora, todos ficaram tristes, mas eu fiquei feliz. Eu não gosto do filme, me pegou de surpresa, mas eu não posso afirmar nada sobre os candidatos agora porque eu não assisti a nenhum. De sopetão (nossa, há quanto tempo eu não falava isso, nem sei se tá certa a expressão) eu vou apostarno Valsa com Bashir; mas Okuribito, do Japão, ganhou o gás que precisava; e The Class foi recordista no Oscar francês, continua firme na disputa.

Primeira idéia para vencedor: Valsa com Bashir, Israel (de Ari Folman)

animação

Bolt - Supercão, de Byron Howard e Chris Williams
Kung Fu Panda, de Mark Osborne e John Stevenson
WALL-E, de Andrew Stanton

Kung-Fu Panda eu não assisti inteiro, mas do que estava vendo achei uma história bem óbvia e que renegava os seus coadjuvantes; enquanto Bolt, também contando uma história previsível, é original e coloca importância em seus coadjuvantes. Dentre estes dois, prefiro o da Disney. Bom, ainda tem Madagascar 2, que é divertidinho, poderia ter entrado aqui; tem ainda Valsa com Bashir, mas... Ou Horton e o Mundo dos Quem, eu gostei do filme... Ah, que nada! Tendo Wall-E entre os indicados, a disputa já até perde a graça. Se tiver outro possível vencedor, os membros da Academia terão que ser muito bem investigados.

Primeira idéia para vencedor: Ããããã... Ku... Não... Bol... ãããã... Wall-E!

fotografia

Batman: O Cavaleiro das Trevas, Wally Pfister
O Leitor, Chris Menges and Roger Deakins
O Curioso Caso de Benjamin Button, Claudio Miranda
Quem Quer Ser um Milionário?, Anthony Dod Mantle
A Troca, Tom Stern

Batman: O Cavaleiro das Trevas era esperado aqui, ainda mais pela história do morcego no cinema; O Leitor, Benjamin Button e Quem Quer Ser um Milionário? também ocupam as vagas. Mas A Troca, quem diria, eu não esperava! Tinha me esquecido completamente que o longa de Eastwood tem um apego visual elogiadíssimo.

Idéia inicial para vencedor: Batman: O Cavaleiro das Trevas

montagem

Quem Quer Ser Um Milionário?, Chris Dickens
Batman: O Cavaleiro das Trevas, Lee Smith
Milk, Elliot Graham e Gus Van Sant
O Curioso Caso de Benjamin Button, Kirk Baxter e Angus Wall
Frost/Nixon, Daniel P. Hanley e Mike Hill

Os 5 indicados eram esperados. Batman indicado nessa também parece uma espécie de "olha, não te indicamos nas principais, mas a gente se lembra de ti, viu?". Ou a Academia falou "Batman merece, a montagem é ótima". Aí, eu não sei dizer o que eles pensaram.

Primeira idéia para vencedor: Quem Quer Ser Um Milionário?, Chris Dickens

direção de arte

O Curioso Caso de Benjamin Button
Donald Graham Burt; Victor J. Zolfo
A Troca
James J. Murakami; Gary Fettis
Foi Apenas Um Sonho
Kristi Zea; Debra Schutt
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Nathan Crowley
A Duquesa
Michael Carlin, Rebecca Alleway

A parte técnica de A Troca dizem ser privilegiada; Foi Apenas um Sonho e Benjamin Button bem esperados. A Duquesa e Batman me pegaram de surpresa. Será que O Cavaleiro das Trevas merecia essa indicação? Eu acho que não precisava. Preferia, por exemplo, a de Speed Racer. ou de Hellboy II.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button, Donald Graham Burt; Victor J. Zolfo

figurino

O Curioso Caso de Benjamin Button, Jacqueline West
A Duquesa, Michael O’Connor
Foi Apenas Um Sonho, Albert Wolsky
Austrália, Catherine Martin
Milk, Danny Glicker

A Academia sempre gostou de pelo menos um filme de época nas indicações, a vaga foi preenchida com A Duquesa; Foi Apenas um Sonho, Austrália e Benjamin Button completam as indicações esperadas. E quanto a Milk, foi um pouco de surpresa. Dito isso, A Duquesa é o possível vencedor desta categoria, mas se decidirem aumentar as premiações de Benjamin Button, é ele quem vence.

Primeira idéia para vencedor: A Duquesa, Michael O’Connor

trilha sonora

O Curioso Caso de Benjamin Button, Alexandre Desplat
Wall-E, Thomas Newman
Quem Quer Ser um Milionário?, A.R. Rahman
Defiance, James Newton Howard
Milk, Danny Elfman

Na realidade, a única dúvida aqui seria se Defiance entraria ou não. O resto já era esperado. De um lado, a trilha de Dany Elfman, que não tem lá muitas chances. Do outro, o vencedor do Globo de Ouro, A.R. Rahman pelo favorito da noite nas categorias principais; Wall-E, de Thomas Newman, poderia muito bem superar as expectativa e vencer; assim como Alexandre Desplat, o favorito para esta categoria, por seu Benjamin Button. Fico ainda com Desplat.

Primeira idéia para vencedor: Alexandre Despat, O Curioso Caso de Benjamin Button

canção

"Down to Earth", de Wall-E
"Jai Ho", de Quem Quer Ser um Milionário?
"O Saya", de Quem Quer Ser um Milionário?

Como eu esperava 5 indicados, fiquei surpreso com a dupla indicação para Quem Quer Ser um Milionário?, eu adoro "Jai Ho", é uma canção maravilhosa, sem dúvidas. Já "O Saya" é inferior as outras duas - eu preferia outras canções do disco. "Down to Earth" é muito bem acabada, é de Peter Gabriel e é ótima também. Como duplas indicações ou triplas não significam nada para a Academia, votarei em Wall-E, justamente por esse não ter muitas premiações até agora.

Primeira idéia para vencedor: "Down to Earth", de Wall-E

mixagem de som

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
Quem Quer Ser um Milionário?
O Procurado
O Curioso Caso de Benjamin Button

A grande surpresa ficou por conta de O Procurado. Pode até vencer nestas duas categorias, embora eu ache improvável. O Cavaleiro das Trevas fica com a estatueta, seguido por Wall-E e Benjamin Button.

Primeira idéia para vencedor: Batman: O Cavaleiro das Trevas

edição de som

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro
Wall-E
O Procurado
Quem Quer Ser um Milionário?

Gostei bastante da indicação de Homem de Ferro por aqui. Quanto a Procurado, mais uma vez me surpreendeu. O resto, esperados. Quem divide o prêmio de som com Batman é Wall-E, merecendo também.

Primeira idéia para vencedor: Wall-E

maquiagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman: O Cavaleiro das Trevas

Hellboy II: O Exército Dourado

Categoria perfeita. Não havia outros indicados tão mais fortes que esses. Benjamin Button possui uma maquiagem perfeita, será o vencedor da noite, sem sombras de dúvidas. Se for para vencer outro, será Batman, seguido por Hellboy.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button

efeitos visuais

O Curioso Caso de Benjamin Button
Homem de Ferro
Batman: O Cavaleiro das Trevas

Dos três candidatos eu gosto mais dos efeitos de Homem de Ferro do que de Batman. Mas não tem como negar que os efeitos de Benjamin Button são ótimos. Aliás, é uma grandiosa super-produção que vai vencer bastante Oscar e ser um dos recordistas da noite.

Primeira idéia para vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button

Pelas minhas primeiras apostas, os vencedores terão:

4 Oscar - O Curioso Caso de Benjamin Button; Quem Quer Ser um Milionário?
3 Oscar - Batman: O Cavaleiro das Trevas; Wall-E
2 Oscar - Milk
1 Oscar - A Duquesa; Dúvida; O Leitor; Valsa com Bashir

Ao longo dos dias, vou colocando previsões um pouco mais concretas por aqui! E rumo ao Oscar
2009!

1 comentários:

Caio Coletti disse...

muito interessante suas previsões... mas aposto em David Fincher para melhor diretor, já está na hora da Academia premiá-lo, acho que Danny Boyle precisa de mais um tempo para ganhar... ator e atriz naum tem mtas dúvidas. Realmente se "wall-e" naum ganhar vai ser um absurdo. Mas agora eh esperar para ver... certo? interessantíssimo su blog!

P.S.: obrigado pela indicação ao selo, q bom q vc gostou do meu blog!