quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

prêmio cinemania: os melhores do ano!

Segue aqui uma lista dos meus melhores do ano de 2008 em cada categoria. Eu enviei também meus votos para a Sociedade dos Blogs Cinematográficos, no qual vai ser eleito os melhores no Blog de Ouro. Está em ordem de preferência todos os indicados.

Houve injustiças como qualquer premiação, por isso me perdôem caso eu cometa alguma.

Nas categorias de animação, de efeitos visuais e de maquiagem os meus eleitos para o Blog de Ouro são só os três primeiros, já que o limite da categoria são três filmes; de resto, considerem os cinco candidatos.

melhor filme

Sangue Negro

Paul Thomas Anderson mostra toda a sua força neste filme. A ambição nunca foi tão perfeita neste verdadeiro clássico do cinema. Trágico, tridimensional, moderno, universal: são vários os elogios que podemos dar quando uma obra-prima surge. Anderson não tenta inovar, mas mostra tudo o que aprendeu com os gênios do cinema - enquadramentos, atuações, tempo e espaço. Um filme primoroso.

Outros indicados:

2. Wall-E
3. Onde os Fracos Não Têm Vez
4. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
5. O Escafandro e a Borboleta


melhores efeitos visuais

Speed Racer

A direção de arte já é bela, com aquele visual retrô e tudo o mais, mas o ponto alto do filme é o tamanho realismo dos efeitos visuais. As corridas são as melhores, quando o jovem Speed ultrapassa os carros e dá saltos de um lado para o outro tudo é coerente. Notem a corrida de Cas Cristo, quando há tantos vilões tentando ultrapassar o protagonista. Com certeza, Speed Racer dá um show de efeitos visuais. Isso sim que é blockbuster!

2. Homem de Ferro
3. Batman: O Cavaleiro das Tervas
4. Wall-E
5. Hellboy II: O Exército Dourado


melhor roteiro original

Andrew Stanton e Jim Reardon, Wall-E

O roteiro de Wall-E não brilha pelos diálogos, ou uma história super original, mas sim pelo brilhantismo em que a trama desenrola. Sempre astuto, Andrew Stanton utiliza os diálogos apenas quando achar necessário, descrevendo nas outras cenas a sua habilidade de narrar o robôzinho tentando encontrar seu caminho. Ele conseguiu até mesmo o romance a ficar emocionante, sem cair na falsidade ou algo parecido. Inteligente e comovente.

2. Cristian Mungiu, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
3. Elisabeth Perceval, A Questão Humana
4. Diablo Cody, Juno
5. Joel Coen e Ethan Coen, Queime Depois de Ler

melhor figurino

Jacqueline Durran, Desejo e Reparação

O luxo toma conta dos vestidos de Desejo e Reparação. Jacqueline Durran já mostra um figurino repleto de sutilezas, do início até o final, porém constrasta com os uniformes de guerra do protagonista. Uma pesquisa que deu um resultado muito positivo para a produção.

2. Collen Atwood, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco
3. Sammy Sheldon, Hellboy II: O Exército Dourado
4. John Dunn, Não Estou Lá
5. Alexandra Byrne, Elizabeth: A Era de Ouro

melhor atriz coadjuvante

Marcia Gay Harden, O Nevoeiro

Sra. Carmody é uma personagem única em O Nevoeiro. Obcecada pela religião, não sabemos sela acredita ou não se tudo aquilo é mesmo obra de Deus. O que sabemos é que ela acaba se tornando uma mulher controlada, transformando-se em uma líder que consegue manipular todos a sua volta, se aproveitando da situação em que todos estão perdidos sem saber o que fazer. Obviamente, a Sra. Carmody pode representar nações, líderes e instituições. Um bom exemplo é o domínio da Igreja Católica antigamente ou até mesmo Hitler - cujo discurso nazista encontrou os alemães humilhados após a Primeira Guerra Mundial. Portanto, para uma personagem dessas era necessário uma atriz talentosa. A combinação do talento com a personagem se encontrou perfeita graças a Macia Gay Harden. Ela é a força-motriz do filme.

2. Saoirse Ronan, Desejo e Reparação
3. Helena Bonham-Carter, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. Marisa Tomei, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
5. Penelope Cruz, Vicky Cristina Barcelona

melhor som

Onde os Fracos Não Têm Vez

Aqui o som é fundamental. Desde o primeiro tiro até os mínimos detalhes, no meio da fotografia com cores quentes e as pisadas dos atores, a combinção é extremamente necessária já que a obra dos irmãos Coen propõe uma reflexão interessante e diversificada sobre a passagem do tempo. Portanto, esta qualidade técnica foi preparada de uma maneira muito eficiente, sem aquela barulheira toda, mas com grandiosidade.

2. Wall-E
3. Sangue Negro
4. Batman: O Cavaleiro das Trevas
5. Cloverfield: Monstro

melhor roteiro adaptado


Frank Darabont, O Nevoeiro

O que diferencia um filme de terror para um filme de reflexão é uma linha tênue de conflitos internos. Por exemplo, a maioria dos filmes de terror são contra monstros ou demônios, algo sobrenatural ou um assassino que persegue os mocinhos o tempo todo; nos filmes de reflexão, temos algo para pensar após assistir ao filme, pois o protagonista geralmente acaba entrando em conflito com seus sentimentos ou sua emoção. É muito complicado fazer algo assustador e ao mesmo tempo causar este impacto emocional, mas Frank Darabont fez a lição de casa. Em O Nevoeiro, o filme causa terror, um pouco pelas criaturas, mas muito mais pelos próprios homens encarcerados em um super-mercado. Aquela comodidade vai transformando os seres-humanos em seres irracionais, motivados pela esperança. Com tantos outros ótimos roteiros para vencer o prêmio, O Nevoeiro leva pelo diferencial.

2. Ethan Coen e Joel Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez
3. Paul Thomas Anderson, Sangue Negro
4. Ronald Harwood, O Escafandro e a Borboleta
5. Vincent Paronnaud, Persépolis

melhor ator coadjuvante


Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas

Heath Ledger deixou um marco no cinema. Graças a sua morte precoce, com 28 anos, a publicidade do novo filme de Batman aumentou e foi o ator mais elogiado do ano de 2008. E justamente ele merece o prêmio - o Oscar, o Globo de Ouro, o BAFTA... - porque a performance como Coringa é uma das melhores destes últimos tempos. Ele calcula cada línguinha para fora, cada risada, cada olhar, cada gesto que ele faz. Nunca um vilão de filmes de super-herói foi tão ameaçador. Heath Ledger como melhor ator coadjuvante.

2. Aaron Ackhart, Batman: O Cavaleiro das Trevas
3. Javier Bardem, Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Robert Downey Jr., Trovão Tropical
5. Brad Pitt, Queime Depois de Ler

melhor maquiagem

Batman: O Cavaleiro das Trevas

A maquiagem é um elemento que acrescenta muito ao filme de Nolan. A atuação de Heath Ledger poderia não soar tão ameaçadora se não tivesse a sua maquiagem, além de podermos compreender que cada cicatriz foi calculada nos minimos detalhes para que ficasse em sintonia com o rosto do ator - sim, óbvio.

2. Hellboy II: O Exército Dourado
3. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. O Escafandro e a Borboleta
5. Trovão Tropical

melhor direção de arte

Dante Ferreti, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

O cenário é uma Londres suja e podre, comuma fotografia dark e figurino gótico. Porém, é ao redor das flores que Sweeney lembra de sua família em uma fotografia colorida e repleta de alegria. A direção de arte deste filme é fenomenal. Do início até ao fim desta ópera sobre homens e demônios, Dante Ferreti nos apresenta uma Londres de vingança, traição e pessoas desonestas.

2. Owen Paterson, Speed Racer
3. Jack Fisk, Sangue Negro
4. Sarah Greenwood, Desejo e Reparação
5. Stephen Scott, Hellboy II: O Exército Dourado

melhor atriz

Ellen Page, Juno

Ellen Page encara a transição para a vida adulta do jeito certo em Juno. Ao mesmo tempo em que Juno tem um jeitinho de criança ainda, tem que lidar com o amadurecimento aos poucos. Mas quem realmente amadurece no filme é a atriz. Page tem, ao mesmo tempo em que se mostrar ainda uma adolescente que não lida direito com as situações, uma pessoa sensata e decidida. Difícil tarefa, mas ela conseguiu, de um jeito certo, se tornar uma personagem inesquecível de 2008.

2. Anamaria Marinca, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
3. Frances McDormand, Queime Depois de Ler
4. Julianne Moore, Ensaio Sobre a Cegueira
5. Laura Linney, A Família Savage

melhor montagem

Jay Rabinowitz, Não Estou Lá

Juntar 6 histórias paralelas é uma tarefa difícil. Mas a montagem de Rabinowitz é brilhante e nunca consegue fazer confusão. Até mesmo quando uma cena é em preto-e-branco e a outra é colorida, o editor foi hábil o suficiente para não comprometer o trabalho. Nisso, a montagem é brilhante, pois seria muito fácil cair na mesmice. Como a narrativa é linear, a montagem é ainda mais difícil, se ela não tivesse sido boa teria comprometido o resultado final.

2. Juliette Welfing, O Escafandro e a Borboleta
3. Dylan Tichenor, Sangue Negro
4. Paul Tothil, Desejo e Reparação
5. Stephen Schaffer, Wall-E

melhor trilha sonora original

Dario Marianelli, Desejo e Reparação

Dario Marianelli sempre foi um dos meus compositores favoritos atualmente. Mas a trilha que ele faz Desejo e Reparação é primorosa. Se por um lado, ele prioriza acordes sensíveis, do outro ele vai direto para o épico. Um ponto alto é a junção do som da máquina de escrever com a ótima trilha, o que fortalece ainda mais a música. Uma cena da qual eu gosto muito, não só pela trilha, mas também pela fotografia, é o lindo travelling na praia mostrando o acampamento militar. A combinação dos elementos com a música funciona muito bem em Desejo e Reparação.

2. Marco Beltrami, Os Indomáveis
3. Jonny Greenwood, Sangue Negro
4. Thomas Newman, Wall-E
5. Alex Beaupain, Canções de Amor

melhor ator

Daniel Day-Lewis, Sangue Negro

Dono de uma performance devastadora, Day-Lewis consumiu tanto a ambição que acabou se tornando o próprio Daniel nesta obra-prima sobre a ganância. Rico em cada detalhe, seu personagem é complexo, da ascenção até a loucura, driblando seus sentimentos e emoções, sendo dominado aos poucos pela sua mente e deixando a razão de fora. Daniel Day-Lewis já marecia todo o reconhecimento que teve, mas sem dúvidas esta foi a sua melhor atuação.

2. Mathieu Amalric, O Escafandro e a Borboleta
3. Johnny Depp, Swenney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
4. Phillip Seymour Hoffman, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
5. Mathieu Amalric, A Questão Humana

melhor filme de animação

Wall-E, de Andrew Stanton

Wall-É é uma obra-prima por excelência. Quase levou o prêmio de Melhor Filme e é uma animação única. Com um belo roteiro e uma direção certeira, a fábula sobre amor, tempo e amizade é um dos poucos filmes a prestar homenagens sem cair na chatice. Com certeza é o Kubrick dos filmes animados.

2. Persépolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
3. Horton e o Mundo dos Quem, de Jimmie Hayward e Steve Martino
4. Madagascar 2, de Eric Darnell e Tom McGrath

melhor canção original

"Falling Slowly", composta e interpretada por Glen Hasard e Markéta Iglová, Apenas Uma Vez

"Down to Earth", composta por Thomas Newman e Peter Gabriel, interpretada por Peter Gabriel, Wall-E

Empate. Eu fiquei semanas, dias, decidindo qual era a melhor música para colocar aqui. Não consegui. Dos 5 candidatos, eliminei os outros três facilmente, mas estas duas eu não consigo me decidir qual é a melhor. Para a Sociedade, eu enviei Wall-E, mas o sentimento de culpa me persegue o tempo todo. "Falling Slowly" é uma música que diz exatamente o que Apenas Uma Vez quer dizer e o início da canção diz tudo: "Eu não te conheço, mas eu te quero". Enquanto isso, Wall-E vem com uma canção tão bonita, tão bem feita, que é difícil escolher qual vence essa. Aqui, os dois vão ganhar o 1º lugar, já que quem faz as regras sou eu!

2. "As-Tu Déjà-Aimé?", escrita por Alex Beaupain e interpretada por Grégoire Leprince-Ringuet e Louis Garrel, Canções de Amor
3. "Guaranteed", composta e interpretada por Eddie Vedder, Na Natureza Selvagem
4. "History", composta e interpretada por Norah Jones, Um Beijo Roubado

melhor elenco

Albert Finney, Ethan Hawke, Marisa Tomei e Phillip Seymour Hoffman, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Comandado por Phillip Seymour Hoffman, o elenco todo do filme está acirradíssimo. Os atores todos estão em atuações excelentes, sempre rolando uma química um com outro. A química é constante entre os personagens de Hoffman e Ethan Hawke, ambos irmãos; filhos do personagem de um sensível Albert Finney. Mas nenhuma destas atuações poderiam estar completas se não tivesse uma ponte entre eles. Cabe a Marisa Tomey ser o elo de ligação entre os quatro homens, o que ela faz com segurança, garantindo uma das melhores atuações femininas do ano de 2008. Se de um lado, não nos divertimos com os personagens (como em Queime Depois de Ler e Juno), nos comovemos com a fabulosa história sobre o egoísmo com um elenco maravilhoso. Um elenco pequeno comparado aos outros, mas seguro de si.

2. Brad Pitt, Frances McDormand, George Clooney, John Malkovich, Richard Jenkins e Tilda Swinton, Queime Depois de Ler
3. Aaron Ackhart, Christian Bale, Gary Oldman, Heath Ledger, Maggie Gyllenhall, Michael Caine e Morgan Freeman, Batman: O Cavaleiro das Trevas
4. Allison Janney, Ellen Page, J.K. Simmons, Jason Baterman, Jennifer Garner e Michael Cera, Juno
5. Ben Whishaw, Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger, Julianne Moore, Marcus Carl Franklin, Michelle Williams e Richard Gere, Não Estou Lá

melhor fotografia

Janusz Kaminski, O Escafandro e a Borboleta

Com a câmera subjetiva o tempo todo, a fotografia de Janusz Kaminski revela o ponto de vista de Jean-Dominique. Talvez por isso que o filme tenha fugido de todos aqueles clichês de filmes assim. É interessante ver o que o personagem pensa enquanto está sem poder se falar, comunicando-se apenas com um olho. Ao mesmo tempo é triste vê-lo tentar falar, enquanto podemos ouvir os seus pensamentos. Janusz Kaminski fez um trabalho de mestre.

2. Seamus McGarvey, Desejo e Reparação
3. Roger Deakins, Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Robert Elswit, Sangue Negro
5. Eigil Bryld, Na Mira do Chefe

melhor direção


 
Paul Thomas Anderson, Sangue Negro
 
Paul Thomas Anderson conduz com maestria um trabalho singular em sua filmogradia. Seus diálogos sempre afiados dão lugar às imagens. Aqui, os momentos são sempre únicos, representando o que aqueles personagens pensam e as escolham que cada um segue, tornando Sangue Negro ainda mais inesquecível. Melhor do que isso são os minutos iniciais, silenciosos, e depois nos brindando com uma performance memorável de Day-Lewys. E Paul Thomas Anderson leva todos os créditos com o seu domínio sobre a técnica e a artística nesse longa.

2. Joel e Ethan Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez
3. Julian Schnabel, O Escafandro e a Borboleta
4. Andrew Stanton, Wall-E
5. Joe Wright, Desejo e Reparação


Distribuições de indicações e prêmios:

9 - Sangue Negro (3); Wall-E (3)
7 - Desejo e Reparação (2); O Escafandro e a Borboleta (1)
6 - Batman: O Cavaleiro das Trevas (2); Onde os Fracos Não Têm Vez (1);
5 - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (1);
4 - Hellboy II: O Exército Dourado; Queime Depois de Ler;
3 - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (1); 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias; Juno (1); Não Estou Lá (1);
2 - Canções de Amor; Persépolis; A Questão Humana; Speed Racer (1); Trovão Tropical;
1 - Apenas Uma Vez (1); Um Beijo Roubado; Cloverfield: Monstro; Elizabeth: A Era de Ouro; Ensaio Sobre a Cegueira; A Família Savage; Homem de Ferro; Horton e o Mundo dos Quem; Os Indomáveis; Madagascar 2; Na Mira do Chefe; Na Natureza Selvagem; Vicky Cristina Barcelona;

5 comentários:

Hélio Flores disse...

Como toda lista de indicados, concordo muito com uns (Nao Estou La), discordo muito de outros (Escafandro, Desejo e Reparação).

So um errinho ali em melhor diretor: o cara de Desejo e Reparação é Joe Wright, e nao Robin Wright. :)

Abraços!

Diego Rodrigues disse...

Obrigado, Hélio.

Nem sei daonde tiri o Robin. Eu tô falando Robin Wright faz um tempão, até enviei para a Sociedade o nome como Robin. Sério, obrigado mesmo!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Bela premiação!
Acho que concordo contigo em praticamente tudo, só acho que Sangue Negro merecia melhor trilha sonora.
E não consigo escolher entre Ledger e Bardem como melhor coadjuvante ...

Anônimo disse...

"Sangue Negro" e "WALL-E" também são os melhores filmes do ano na minha opinião, por isso mesmo gostei muito de sua lista. Até amanhã a noite com o Blog de Ouro! ;-)

Rafael Carvalho disse...

Ok Diego, legal sua lista, embora discorde de algumas coisas como o roteiro original de O Nevoeiro. Gosto muito do filme, mas não acho que chegue a tanto. Abraço!!