segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

globo de ouro

Faz anos que o Globo de Ouro não é um termômetro certo para os vencedores do Oscar, apenas para indicações. Porém, a noite pode se surpreender e já podemos contar com um pequeno balanço dos candidatos. Vamos aos vencedores comentados e quais as chances destes filmes a ganharem o Oscar.

Lembrando: são só palpites, eu não sou vidente nem nada tá? Mas se eu conseguir acertar, porque não fazer disso uma profissão? :D

* Em vermelho os vencedores em cada categoria.

Melhor Filme - Drama

O Curioso Caso de Benjamin Button
Apenas um Sonho
O Leitor
Frost/ Nixon
Slumdog Millionaire

Desses 5, O Curioso Caso e Slumdog Millionaire são os mais certos para a categoria de Melhor Filme no Oscar; e o fato de Slumdog vencer dá ainda mais chances para o filme em muitas categorias. Já O Curioso Caso, mesmo não levando nenhuma estatueta, ainda corre por fora, já que também teve anúncios no WGA de Roteiro Adaptado e do DGA de direção para David Fincher. Apenas um Sonho foi perdendo a força, mas nada impede que o longa seja indicado em outras muitas categorias, como vamos ver mais pra frente. O Leitor pode ser a zebrinha do Oscar, já que foi surpreendente o número de indicações e a vitória de Kate Winslet como atriz coadjuvante, dando mais gás ao filme. Quanto a Frost/ Nixon, por ser dirigido pelo chato Ron Howard também tem chances de indicação, mesmo sem muita probabilidade de vitória.

Filme de Comédia ou Musical

Queime Depois de Ler
Vicky Cristina Barcelona
Simplesmente Feliz
Na Mira do Chefe
Mamma Mia!

Na Mira do Chefe e Mamma Mia! estão praticamente fora da disputa, não tendo quase nada de chances de concorrer ao Oscar - fora o primeiro por algumas qualidades técnicas. Simplesmente Feliz, Queime Depois de Ler e Vicky Cristina Barcelona são os que concorrem principalmente por uma vaga em Roteiro Original. Em Melhor Filme, um que realmente tem chances aqui é o Simplesmente Feliz, garantindo uma vaguinha na trilha de filmes como Pequena Miss Sunshine e Juno.

Ator - Drama

Leonardo DiCaprio, Apenas um Sonho
Frank Langella, Frost/ Nixon
Sean Penn, Milk
Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke, O Lutador

Sempre uma categoria difícil de prever. Sean Penn tem história na Academia, é um cara querido e tem presença; porém Mickey Rourke retornou triunfalmente em Sin City, é veterano e O Lutador pode ser um longa indicado a categoria principal, aí o prêmio de consolação pode ir para Mickey Rourke ou Canção. De resto, Brad Pitt não tem lá muita chances de vencer, mas pode garantir mais uma indicação; quanto a DiCaprio, é muito provável que não vá ser indicado; e Frank Langella pode ser o azarão da noite, mas ainda está na disputa.

Atriz - Drama

Anne Hatheway, O Casamento de Rachel
Angelina Jolie, A Troca
Meryl Streep, Dúvida
Kristin Scott Thomas, I've Loved You For So Long
Kate Winslet, Apenas um Sonho

Por mais que eu ache Kate Winslet a melhor atriz dessa nova geração, receio que o pessoal do Globo tenha resolvido lhe dar este troféu por consolação. Ela tem sim chances de ser indicada, mas vencer eu acredito mais no duelo entre Anne Hatheway e Meryl Streep. Jolie não é adversária forte o suficiente e nem acredito muito na indicação de Kristin Scott Thomas.

Ator - Comédia ou Musical

Javier Bardem, Vicky Cristina Barcelona
Colin Farrell, Na Mira do Chefe
James Franco, Segurando as Pontas
Brendan Gleeson, Na Mira do Chefe
Dustin Hoffman, Last Chance Harvey

Uma categoria que não influi muito. Não acredito na possibilidade de nenhum deles, salvo James Franco, que tem poquinhas chances, assim como Farrell. Porém, não acho que algum deles irá ao Oscar, mas se for será um dos dois. Os outros três foram só pra preencher vaga mesmo na categoria.

Atriz - Comédia ou Musical


Rebecca Hall, Vicky Cristina Barcelona
Sally Hawkins, Simplesmente Feliz
Frances McDormand, Queime Depois de Ler
Meryl Streep, Mamma Mia!
Emma Thompson, Last Chance Harvey

Se Last Chance Harvey for indicado em mais categorias, Emma Thompson concorre; Meryl Streep vai com Dúvida e não com Mamma Mia!; Sally Hawkins tem chances de seguir com uma indicação; Frances McDormand corre por fora, sem muitas chances, mas ainda está dentro da disputa; Rebecca Hall será indicada somente se Vicky Cristina Barcelona for indicado a Melhor Filme e outras categorias, se não ela não vai. Essas duas últimas deveriam ter chances ótimas de concorrer pois suas duas performances são ótimas nos filmes.

Ator Coadjuvante

Tom Cruise, Trovão Tropical
Robert Downey Jr., Trovão Tropical
Phillip Seymour Hoffman, Dúvida
Ralph Fiennes, A Duquesa
Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas

Daqui, os dois que correm por dentro por uma vaga é Phillip Seymour Hoffman e Heath Ledger. Hoffman tem pequenas chances de levar, justamente por ter levado em 2005 como ator; enquanto Ledger é o que realmente tem chances. É clichê falar dele e tudo o mais, mas não tem o que fazer, ele está brilhante e sua atuação é genial. Merece sim os prêmios. Fiennes e Tom Cruise não tem forças para o Oscar, e se um dos dois for vai ser o primeiro, pois Cruise não vai - não vai! Já Downey Jr. tem chance de ser indicado. Foi uma ótima performance, é um ator querido e que está em alta em Hollywood. Mas o duelo principal daqui é entre Hoffman e Ledger.

Atriz Coadjuvante
Amy Adams, Dúvida
Penelope Cruz, Vicky Cristina Barcelona
Viola Daves, Dúvida
Marisa Tomei, O Lutador
Kate Winslet, O Leitor

Uma categoria complicada. As cinco tem muitas chances de serem indicadas. Kate Winslet vence por O Leitor e pode ser merecido; enquanto Penelope garante já a sua indicação; Marisa Tomei surpreendeu a todos no filme e como O Lutador tem chances a mais para ser indicado nas categorias principais, ela também está dentro; Amy Adams vem crescendo cada vez mais e seu nome vem sendo citado bastante; e Viola Daves pode ser o azarão da noite. Acredito mais em Kate ou Penelope.

Diretor

Danny Boyle, Slumdog Millionaire
Stephen Daldry, O Leitor
David Fincher, O Curioso Caso de Benjamijn Button
Ron Howard, Frost/ Nixon
Sam Mendes, Apenas um Sonho

Danny Boyle e David Fincher são os que mais tem chances de indicação e vitória. Slumdog cresceu bastante e O Curioso Caso deve abocanhar alguns prêmios técnicos. Howard é queridão da Academia, já é um vencedor e portanto não tem lá muitas chances. Sam Mendes também venceu o Oscar, mas por ter sido há mais tempo ganha um pouco mais de chances do que Howard, mas Apenas um Sonho perdeu forças e isso atrapalha a campanha. Stephen Daldry corre por dentro e O Leitor ganha mais gás para a corrida.

Roteiro

Slumdog Millionaire
The Reader
Frost/ Nixon
O Curioso Caso de Benjamin Button
Dúvida

Slumdog Millionaire, O Curioso Caso e O Leitor são praticamente certos no Oscar; Frost/ Nixon e Dúvida ainda correm por dentro, mas não surpreendam se não forem indicados.

Animação


Bolt - Supercão
Kung-Fu Panda
Wall-E

Por mais que tenha chovido elogios para Bolt e Kung-Fu Panda, não há outra animação com mais chances do que Wall-E. Além dela ser um dos melhores filmes do ano que se passou - muitos críticos colocaram ele nos primeiros lugares na lista de 10 mais - tem ainda o selo de qualidade Pixar, que já venceu o Oscar por Procurando Nemo, Os Incríveis e Ratatouille. Será o segundo filme em que Andrew Stanton dirige e vence o Oscar - o anterior foi Procurando Nemo! Ah sim, Wall-E ainda tem chances em Roteiro e outras qualidades técnicas.

Filme Estrangeiro

The Baader Meinhof Complex (Alemanha)
Everlasting Moments (Suécia)
Gomorra (Itália)
I've Loved You For So Long (França)
Waltz with Bashir (Israel)

Waltz With Bashir foi uma vitória óbvia. Ia ser a animação ou o filme italiano Gomorra. Provavelmente os dois vão pro Oscar, o primeiro com uma força maior que o longa de máfia, mas nada impossível. Azarão será I've Loved You For so Long. E o Brasil? Não. Não vai concorrer ao Oscar mais uma vez. Pelo menos não com o Ônibus 174. A Academia já cansou de filmes assim. Se concorrer, ficarei bastante contente, mas não ficarei triste se não concorrer, pois já é quase certo isso.

Trilha Sonora

O Curioso Caso de Benjamin Button
A Troca
Slumdog Millionaire
Frost/ Nixon
Defiance

Defiance não deve ir ao Oscar, nem A Troca. Na verdade, o segundo só foi indicado porque é de Clint Eastwood e ele é muito queridinho da América, se for para a disputa será por causa disso. Deve vencer Slumdog Millionaire no Oscar também, mas na disputa está O Curioso Caso, e pode servir como prêmio de consolação para o filme no caso de não vencer as categorias principais.

Canção

"Down to Earth", de Wall-E
"The Wrestler", O Lutador
"I Throught I Lost You", Bolt
"Gran Torino", Gran Torino
"Once in a Lifetime", Cadillac Records

Wall-E e O Lutador já tem indicações quase garantidas. Bolt também pode-se dizer um forte concorrente a uma indicação. Cadillac Records por ser letra e música de Beyoncé Knowles deve ir, já que a Academia pode achar que com ela pode ter uma boa apresentação na noite da premiação. Já Gran Torino justamente por ser de Clint Eastwood tem chances, mas de vencer são muito poucas.

2 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Concordo contigo em muita coisa, Diego. Acho que Slumdog tem tudo para entrar como grande favorito, e tá mesmo com cara de filme do ano. Tudo bem que há a possibilidade da indicação do Batman, que é um concorrente de peso.
Apesar de ter visto poucos filmes dentre os possíveis indicados, tenho já alguns pré-conceitos acerca de alguns deles: ao menos por enquanto, Slumdog não me empolga muito; Benjamin Button tem cara de ser um grande filme; e The Wrestler tá com pinta de obra-prima.
É isso. Fiz um pequeno comentário sobre a cerimônia de ontem lá no blog. Dá uma olhada lá depois ...
Abraço!

Anônimo disse...

O último filme que venceu o Globo de Ouro e repetiu o resultado no Oscar foi "O Retorno do Rei". Acho que nesse ano "Slumdog" tem tudo para repetir esse feito. Abs!