terça-feira, 2 de março de 2010

O Segredo de Seus Olhos

Quando eu assisti aos filmes anteriores de José Juan Campanella, eu sai com um imenso sorriso em cada obra, sem exceção. A parceria com o ator Ricardo Darin valia cada minuto do filme que eu assistia. O Segredo de Seus Olhos é um pouco diferente de suas obras anteriores, é difícil identificar a mão do diretor de imediato, mas ao final da projeção, com um sorriso no rosto, pude ter certeza que Campanella acertou mais uma vez.

Este longa-metragem acompanha Benjamin (Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado, tetando escrever um romance baseado em uma das suas experiências no trabalho. Trata-se do seu caso mais marcante, no qual uma garota linda garota foi brutalmente estuprada e assassinada em sua própria casa. À medida que ele escreve as suas lembranças, retornando à sua cidade natal após muitos anos, conferimos os flashbacks da época em que ele trabalhou no caso. Além disso, tenta acertar as contas com Irene, a mulher que ele sempre amou.

A maior virtude de O Segredo de Seus Olhos é a sua técnica impecável: desde a maquiagem bem realizada ao ótimo trabalho de montagem, alterando entre as épocas de uma maneira elegante e discreta, nunca se tornando cansativa ou inútil. É também o longa em que José Juan Campanella filma melhor, com uma fotografia belíssima, desde o aclamado plano-seqüência no estádio até os momentos mais simples, como um simples diálogo entre Benjamin e Irene.

Enquanto isso, Ricardo Darín cria mais uma vez um personagem marcanteem sua filmografia (e novamente com Campanella). Benjamin é um homem que, após 25 anos, ainda se frustra por não conseguir dizer à mulher de sua vida um simples "te amo" ou simplesmente deixar o passado para trás, sendo assombrado por ele até os dias de hoje - e o fato de ele não conseguir seguir adiante faz uma rima interessante com Irene, que mesmo tendo casado e tido filhos, parece ainda olhar para Benjamin como o mesmo homem que ele era 25 anos antes.

Os olhares dos personagens, como o próprio título faz questão de nos avisar, acabam sendo a peça chave para a história que o diretor pretende nos contar. Mesmo que os minutos finais sejam surpreendentes, a maior surpresa fica por conta da simplicidade do filme. Uma simplicidade tão bonita que é impossível, mais uma vez, não se emocionar com os nossos "rivais" argentinos.

O Segredo de Seus Olhos
El Secreto de sus Ojos, 2009
Direção: José Juan Campanella. Roteiro Adaptado: Eduardo Sacheri e Juan José Campanella. Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Rudy Romano, Mario Alarcón, Mariano Argento, Juan José Ortiz, Kiko Cerone, Fernando Pardo, Elvio Dulvino, Sergio López Santana e Gabriela Daniell.

9 comentários:

Yuri Dias disse...

É um filmaço, e meu favorito pessoal ao Oscar de Filme Estrangeiro. Consegue misturar ação, suspense, romance e até humor de forma excelente, com ótimas atuações, e como você disse, uma parte técnica quase impecável. Nota 9. Abraços

Anônimo disse...

Wow! Pior que eu só ouço falar bem desse filme. O único filme que vi de José Juan foi 'O Filho da Noiva', e é óbvio que eu achei mto foda!

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ah... sobre eu premiar 'Avatar'. Eu não aceito o fato de os efeitos serem o maior foco do filme, antes mesmo da história e desenvolvimento dos personagens. Acredito que efeitos devem aparecer para complementar o filme, como o caso de 'Star Trek'. Porém eu concordo que a tecnologia criada realmente inovou o modo como vai se fazer cinema no futuro.

Samantha disse...

Concordo plenamente com tudo que você disse. Esse filme é maravilhoso, completo, desde a construção da narrativa até a profundidade dos personagens. E aquele "Temo" é de uma simplicidade tão linda... Ainda vou rever.

Robson Saldanha disse...

Achei um filme pleno e super interessante. Com uma crítica feroz porém disfarçada a justiça e seus poderes.... Excelente filme mesmo!

Gustavo H.R. disse...

Anota aí: esse vai ser o primeiro filme argentino que verei na vida!

taís disse...

Ah, não acredito! Eu comecei a assistir esse filme.. E tive que parar! Agora que eu vejo mesmo haha
Então Diego, acho que vou fechar meu blog por uns tempos... Ano passado eu não tive tempo, esse ano então tá foda! Eu to fazendo faculdade e morando sozinha, aí tem coisa demais pra fazer.. Mas vou continuar, como sempre, lendo aqui :)

Raphael Camacho disse...

Uma das grandes surpresas dos últimos tempos. Ricardo Darín, como sempre, atua muito bem e sempre escolhe roteiros bastante interessantes. Não digo que pode ser a grande surpresa do Oscar pois acho que " A Fita Branca" vai levar a estatueta. Grande abraço. Parabéns pelo blog.

Rafael Carvalho disse...

Já eu, que também saí com um sorriso imenso após assistir a alguns dos filmes do Campanella, me decepcionei um tanto com esse aqui. Não que o filme seja ruim, mas tem altos e baixos, momentos sublimes (como a "resolução" final do crime e aquela sequência soberba do estádio), e ótimos diálogos, ao lado de momentos em que o filme enfraquece muito, como no desenvolvimento amoroso entre Espósito e a juíza. Na metade da projeção, a história cai bastante e passa a se arrastar. Enfim, minha animação foi decaindo ao longo do filme. Uma pena. Mas Ricardo Darín continua um puta ator.