segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010 e o Último Post

Acabou. O ano de 2009 está oficialmente terminado, junto com ele as temporadas de premiações que move tanta gente também está encerrada. O Academy Awards, ou o Oscar, trouxe a novidade de dez indicados a melhor filme ao invés de cinco.

O evento foi chato, como de costume, ainda conseguiu ser inferior ao ano passado. A ideia de colocar Alec Baldwin e Steve Martin foi correta, os dois possuem uma boa química, pena que foram prejudicados pelo tempo e pela falta de competência da produção da premiação. A prova disso é a exclusão das canções, a inserção de um número de dança dispensável com o objetivo de encenar a trilha dos filmes indicados, além de ter sido extremamente clichê ocupou uma parte de tempo que poderia ter sido utilizado muito melhor para, por exemplo, mostrar clipes de indicados a determinadas categorias, como em fotografia e edição.

A premiação  teve bastante surpresas mas não fugiu da obviedade nas principais. Talvez uma das maiores surpresas foi Amor Sem Escalas saindo de mãos abanando, perdendo o seu favoritismo na categoria de roteiro adaptado para Preciosa. O filme de Haneke, A Fita Branca, não conseguiu sair da promessa e O Segredo de Seus Olhos, filme argentino, papou o prêmio de filme estrangeiro.

Na parte técnica, Avatar perdeu nas duas categorias de som para Guerra ao Terror. Movimento ousado da Academia, mas ainda assim merecido. O longa de Cameron, aliás, venceu 3 Oscar, o suficiente para seu reconhecimento (honestamente, nem em fotografia nem em direção de arte merecia muito). De resto, não há o que comentar. Alguém se importa com a vitória em Melhor Figurino? Todos os candidatos são bons. Qualquer um que levasse, não faria diferença alguma.

Kathryn Bigelow levou o Oscar de direção. Um momento histórico do Oscar, e mesmo preferindo o trabalho de Tarantino por Bastardos (eu contava mesmo com um prêmio de roteiro para ele), a minha torcida era mesmo para ela. No fim, os que eram contra a vitória de Avatar que já estavam se preparando para alfinetar o evento no outro dia, tiveram que morder a língua. James Cameron, em uma alegria imensa, cumprimentou sua ex-mulher pela vitória, mostrando um espírito esportivo, em um dos grandes momentos da noite. Até mesmo a vitória de Sandra Bullock como atriz que eu desaprovo, rendeu bons momentos com seu discurso - o melhor das atuações.

O ano de 2009 oficialmente acabou (agora é a minha deixa).

O Cinemania vai fechar as portas por algum tempo. Sem data de previsão. Não pretendo encerrar as minhas atividades, eu adoro escrever e comentar sobre os filmes. Eu agradeço desde já os leitores fieis, os que só entram e não comentam, a Tai, ao Gabriel que sempre entra aqui, agradeço a uma série de pessoas que sempre me fizeram continuar com o blog. Eu vou voltar. Só não sei quando. Mas eu volto! (bem provável que ao final do ano, ou segundo semestre)

Até mais. Bons filmes pra todo mundo!

10 comentários:

Roberto Simões disse...

Vai mas volta! ;) Espero quea temporada se revele rica em descobertas!

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Cristiano Contreiras disse...

Cerimônia bastante chatinha e morna, sem sal.

Visto que os filmes deste ano nem todos foram empolgantes, fato.
Sandra Bullock melhor atriz? Era a mais fraquinha das indicadas, sinceramente. Até Carey Mulligan por Educação estava melhor que ela! Lamentável, como sempre as premiações são estranhas - lembra de Reese Whiterspoon ter tirado o Oscar de Felicity Huffman por Transamerica? Julia Roberts ter tirado o Oscar das mãos de Ellen Burtyn por Requiem para um sonho? como sempre, filmes comerciais imperam mais - vide as atuações. Fato!

Guerra ao terror é bom, sim...mas, Bartados Iglorios que deveria imperar nas premiações...só levou o oscar de coadjuvante? Sem comentários.

Jeff Bridges merecia há anos, esse sim valeu a pena! foi bonito de ver. Gostei das premiações técnicas de Avatar, mas merecia melhor som e mixagem também! Boa a premiação de filme estrangeiro, apesar do páreo duro este ano nessa categoria. Essa sim teve filmes densos e interessantes!

Taylor Lautner e Kristen Stewart estavam agradáveis na apresentação dos filmes de terror - o que Lua nova também fazia nas cenas juntos com os filmes de terror? Achei estranho também, visto que o filme não é macabro, mas acho que o critério de seleção dos filmes era mais por ter elementos do horror(vampiros, lobisomens, etc). Vai entender mesmo, rs.

Bela homenagem a John Hughes, momento ápice da Cerimônia e tenho dito!

Eu acho que a trilha sonora deveria ter sido por James Horner, Avatar ou mesmo o de Hans Zimmer que fez um belo trabalho no Sherlock Holmes - mas, você vai me condenar, mas eu preferia mesmo é que a trilha de Alexandre Desplat por Lua Nova tivesse sido vencedora, já escutou? recomendo! Sério, o score é lindo e intenso.

Bom, que venha o próximo Oscar!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Como assim tá fechando as portas?! Ok, mas espero que volte mesmo, o Cinemania é um dos blogs que sempre visito, já se tornou um hábito prazeroso.
Grande abraço!

P.S.: sobre o Oscar, adorei a vitória de Hurt Locker.

Rafael Carvalho disse...

Adorei ver Avatar perdendo seus prêmios para Guerra ao Terror. Por mais que o trabalho de Cameron seja visualmente incrível, a história é totalmente batida. Mas eu ainda acho que Avatar merecia aqueles prêmios de som.

A grande decepção da noite foi ver A Fita Branca perder para o mediano filme argentino. Ficaria muito feliz com a vitória do HAneke, mas pensando bem o filme dele não é muito a cara da Academia.

E a vitória de Sandra Bullock foi totalmente descartável, até ela mesma parecia incomodada com isso.

E Diego, que pena que você vai deixar o blog por um tempo. Gosto muito desse seu espaço, mas por favor não desapareça por completo. E quando voltar a escrever não deixe de avisar. Aproveito para agradecer pelas visitas lá no Moviola Digital. Grande abraço e sucesso!

Unknown disse...

Espero que volte logo!
Sou uma das leitoras que nunca comenta, mas espero poder ler muitos textos seus ainda.
Amo cinema e gosto muito de ler críticas sobre.
Seu blog é bom, não pode ser esquecido.

Hugo Leonardo disse...

Pô, volte sempre ...

taís disse...

Não vai mais voltar? Tá fazendo falta!

ANTONIO NAHUD disse...

Parabéns pelo blog.

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Anderson Siqueira disse...

Diego, tudo bom? Ah! Estou concorrendo a ingressar na Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. Dê uma visitada no meu blog e se achar bacana (conteúdo e layout)... Quero vir a somar.
Abraço.
=]

disse...

Olá! Adorei seu blog! Também tenho um blog sobre cinema: http://criticaretro.blogspot.com
Espero você lá! Abraços, Lê