terça-feira, 17 de março de 2009

seqüências: é bom tê-las?

Eis alguns filmes que podem vir a ganhar uma seqüência e que estrearam no ano de 2008. Mas será que tem algo a mostrar ainda? Será que eles merecem? Vamos dar uma olhadinha em alguns rumores e algumas confirmações sobre essas continuações:

Homem de Ferro 2

Se continuar do mesmo nível que o primeiro, pode formar uma franquia tão duradoura como a do Superman ou a do Homem-Aranha - lembrem-se que um quarto filme dessa série já está sendo produzido. Além do mais, Robert Downey Jr. já provou ter se divertido no papel de Tony Stark e ele o fez muito bem. Se tiver Mickey Rourke como vilão então, d aí fica melhor ainda. A única trapalhada dos produtores foi trocar o intérprete do amigo do Homem de Ferro. Sai Terence Howard e entra Don Cheadle. Os dois são fodas. Portanto, qualquer um vai interpretar bem. Mas sinceramente, fica estranho trocar o ator do personagem. O elenco ainda conta com Scarlett Johansson, como a Viúva Negra e Gwyneth Paltrow retorna como Pepper Potts.

Homem de Ferro


O Procurado 2

É uma bobagem. O filme é um amontoado de besteiras, atuações no piloto automático, exceto por James McAvoy. Ele tem um carisma invejável e acaba salvando grande parte da produção. Não tem como negar que aquelas câmeras lentas e aqueles efeitos Matrix incomodam o tempo todo, é em cada 5 minutos um carro voando pra dentro de um trem, pessoas atirando uma nas outras e troços explodindo. E por alguma razão inexplicável, eu tenho curiosidade para ver o segundo. Porém eles revelaram que vão utilizar um método para reviver um ou vários personagens que teve a morte como um fim no filme. Meio estranho, não? Enfim, O Procurado não passa de mais uma produção caça-níquel e que foi bem nas bilheterias, teve bastante procura nas locações e agora vai ter mais uma seqüência nos cinemas.

O Procurado

Busca Implacável 2

O filme estreou no início deste ano nos Estados Unidos. No Brasil, ano passado. Campeão de locações e de elogios por parte do público, o filme não passa de um policial fraquíssimo. Vejam bem: o pai teve que ir para o outro lado do mundo para resgatar a filha seqüêstrada. Após torturar, matar, espancar os bandidos, o personagem interpretado por Liam Neeson é um cara sem pudor, frio que só quer atingir o seu objetivo. Por esse lado, o personagem poderia ser muito bem trabalhado nessa produção de Luc Besson. Mas por que um 2? O que teria na sequência de novo? Continuação inútil para ganhar bilheterias. A não ser que reconheçam o potencial do personagem interpretado por Neeson. Aí tem chance de sair coisa boa.

Busca Implacável

Viagem ao Centro da Terra: O Filme 2 - Mysterious Travels: The Lost Map of Treasure Island

Após arrecadar mais de 140 milhões de dólares pelo mundo, mais um filme baseado numa conceituada obra de Julio Verne. Desta vez, o professor Trevor e seu sobrinho vão atrás de uma ilha perdida. Há inspirações de outros livros, mas a base da aventura é claro a literatura de Verne. Assim como o primeiro, esta produção pretende explorar todos os encantos da ilha perdida mostrada em diversos livros, como A Ilha Misteriosa (de Verne) ou a Ilha do Tesouro (de Robert Louis Stevenson). Como eu gostei do primeiro, vou assistir a esta continuação pronto para me divertir.

Viagem ao Centro da Terra: O Filme

Batman 3

Por enquanto, apenas rumores. Apontam que o diretor Christopher Nolan seja o único roteirista da série - David Goyer e Jonathan Nolan colaboraram no anterior. O site IESB publicou que o scrip já está sendo escrito, mas nada se sabe sobre vilões. Boatos diziam que o Pingüim seria interpretado por Phillip Seymour Hoffman. O ator rebateu comentando que não seria um bom vilão, mas gostaria de vê-lo no filme. Enquanto isso, Johnny Depp seria o Charada. Os dois dariam ótimos vilões, porém nesse novo filme da franquia seria mais interessante se utilizarem personagens que não foram usados no Cinema, como fizeram com o Begins. Os últimos boatos que chegaram foram de que Christian Bale não vestiria mais a roupa pela sua briga no set de O Exterminador do Futuro 4: A Salvação. Improvável. Não trocariam Bale apenas pela discussão, após dois filmes sob o comando de Nolan. O diretor mostrou um ótimo domínio sobre seus atores - enquanto McG, o diretor de O Exterminador do Futuro 4 é um bundão! Brincadeiras a parte, estou muito ansioso para este Batman 3.

Batman: O Cavaleiro das Trevas

E aí, estes filmes precisam mesmo de continuação? Ficaram curiosos para mais? Se tiver mais algum filme que estrou ano passado e vai ganhar uma seqüência e que eu não dei um destaque, pode colocar nos comentários pra gente discutir livremente por ali - na próxima vez eu falo sobre eles.

7 comentários:

- cleber . disse...

Acho que uma sequencia do Batman, é agora mais do que esperada! Todos, estão na esperença que supere o Cavaleiro das Trevas!

Wallace Andrioli Guedes disse...

O Procurado é mesmo uma bobagem. Vou passar longe dessa continuação, por mais que esteja curioso em ver como a personagem da Angelina Jolie pode estar na trama.
Homem de Ferro é um bom filme, que só peca por se prender excessivamente a essa coisa de filme de origem. Uma continuação tem tudo para elevar o personagem a um novo nível.
O Cavaleiro das Trevas não precis de continuação, mas todo mundo sabe que vai ter. Tomara que tudo seja feito direitinho ...

Gustavo H.R. disse...

Só BATMAN e IRON MAN dão pano pra mais manga. O resto da lista não vai ser nada de mais, além de caça-níqueis.

Anônimo disse...

DEUS! O Cavaleiro das Trevas é o 2º capítulo de uma saga, portanto é MAIS que ÓBVIO que precisa de um terceiro não?

Diego Rodrigues disse...

Saga? ãããã... Se tu diz né...

Caio Coletti disse...

Acho que Homem de Ferro e Batman sempre merecem seqüências porque são personagens essencialmente imperecíveis, que podem se encaixar, na mão de um bom roteirista, a qualquer situação cinematográfica. Viagem ao Centro da Terra, achei divertido, não seria ruim uma seqüência não, também é uma fórmula que ainda pode render um pouco mais.

Já O Procurado acho desnecessário. Gostei do filme, achei muito bem feito e o grande combustível de adrenalina do ano passado, num estilo bem particular do diretor Timur Bekmambetov. Mas acho que aquela história terminou ali, fechou seu arco e não vejo uma trama plausível com o retorno dos personagens que sorbraram. Acho que uma continuação seria um erro. Já Busca Implacável, sem comentários, um filme do qual eu esperava muito e descobri pouco. Violento, clichê e pouco empolgante. Uma continuação chega a ser uma idéia absurda, vai cair na repetição.

Nossa, acho que escrevi demais, mas de fato eh um assunto que dá margem para discussão. Ufa! Abraços.

http://filme-pipoca.blogspot.com/

Anônimo disse...

Caro Diego, todos o sabem!